26º Fórum Técnico de Tecnologia da Informações e Comunicação – Capacitações 2023 e Instrumentos de Governança

26º Fórum Técnico de Tecnologia da Informações e Comunicação – Capacitações 2023 e Instrumentos de Governança

O 26º Fórum Técnico de TIC foi o primeiro do ano e teve como tema as capacitações oferecidas em 2023 e os instrumentos de governança utilizados pelo Departamento de Governança e Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação. Realizado de forma virtual pelo Microsoft Teams,  contou com a participação de aproximadamente 91 pessoas.

O fórum teve inicio com a apresentação e agradecimentos do coordenador do Departamento de Governança e Gestão da Tecnologia de Comunicação e Informação,  André Tomiatto.

Em seguida, o diretor do departamento de governança, Rafael Neves, iniciou o evento apresentando a agenda do dia.

Iniciando as apresentações, a assessora Caroline dos Santos abordou o histórico de capacitações presenciais e online em TIC iniciadas em 2017 – como o Senai e a Alura. Houve a apresentação do dashboard das capacitações realizadas pela Alura no ano de 2022 e a explicação dos critérios de distribuição de licenças e funcionamento da lista de impedimento.
As capacitações em andamento realizadas na Trainning (ITIL4 nível Foundation) e na UNIFEL (Gestão de Projetos) foram apresentadas pelo analista, Filipe Nunes de Carvalho. Também foi citado, pelo diretor Rafael Neves, o acordo operacional entre a Prodam e a Google, que disponibilizou 40 vagas para a capacitação em Google Cloud para os servidores que trabalham com tecnologia.

Dando prosseguimento ao Fórum, o analista Loyd Kozawa apresentou o que é, como funciona e a importância do Diagnóstico de TIC. Foi mostrado as alterações para auxilio do seu preenchimento neste ano, como a sintetização do questionário e o envio de um PDF elaborado para a pré-visualização de todas as questões presentes no formulário, permitindo que o servidor recolha as informações necessárias previamente. Também foi apresentado o dashboard do Diagnóstico de TIC de 2022.

Em seguida, o analista Fábio Consolini, apresentou os Planos Diretores Setoriais de TIC, a importância da atualização do PDSTIC de 2022 e como realizar essa atualização, além de como funciona o mesmo e seu impacto na escala de maturidade. Por fim, foi ressaltado os status dos PDSTICs pendentes, submetidos e não submetidos de 2023.

Finalizando, o diretor Rafael Neves comunicou sobre o próximo Fórum de Tecnologia, onde o tema abordado será Planejamento de TIC e Planejamento Orçamentário. Além da futura avaliação das capacitações em Ead, Google, ITIL4 e Gestão de Projetos.

Ao final de cada tema foi aberto espaço para dúvidas, sugestões e esclarecimentos.

Data: 02/02/2022; 

Via: Vídeo conferência via Microsoft Teams;

Participantes: Aproximadamente 91 pessoas. 

Palestrantes:  

Rafael Neves (SMIT/CGTIC/DEGOV)

Caroline dos Santos de Souza (SMIT/CGTIC/DEGOV) 

Filipe Pereira Nunes de Carvalho (SMIT/CGTIC/DEGOV) 

Loyd Hiroki Kozawa (SMIT/CGTIC/DEGOV) 

Fabio Peres Consolini (SMIT/CGTIC/DEGOV) 

Acesse abaixo o material da apresentação do 26º Fórum Técnico de TIC e nossa página de Governança de TIC

 
 

Veja algumas imagens do 26º FTTIC

Topo