Programa da Prefeitura de São Paulo forma jovens na área da tecnologia

Mais de 60 alunos beneficiários do Bolsa Trabalho participaram de cerimônia de encerramento do projeto, na região central da cidade

Nesta terça-feira, 20 de junho, a Prefeitura de São Paulo realizou na Praça das Artes, região central da Capital, a formatura de 65 alunos beneficiários do Programa Bolsa Trabalho – Juventude, Trabalho e Fabricação Digital. O programa é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, de Inovação e Tecnologia e de Direitos Humanos e Cidadania, em conjunto com a Rede FabLab Livre SP, rede de laboratórios públicos que visa o desenvolvimento de ideias criativas e inovadoras.

O evento recebeu cerca de 100 pessoas, entre alunos e familiares, que puderam prestigiar a exposição dos trabalhos realizados pelos beneficiários do programa ao longo do semestre. Os projetos foram elaborados com o apoio da equipe técnica do programa e confeccionados na Rede FabLab Livre SP.

Durante a cerimônia, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Armando Junior, destacou a inovação dos projetos expostos pelos alunos no evento. “O setor de tecnologia é muito importante e uma das vocações de São Paulo, além de grande gerador de emprego. Os jovens que passaram pelo Bolsa Trabalho já estão em um caminho promissor. Vi projetos bacanas e tão inovadores que possuem potencial para serem escalados comercialmente”, ressalta.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, além do programa Juventude, Trabalho e Fabricação Digital, possui outras formações na área de tecnologia como o Bolsa Tech, mais de 100 cursos gratuitos no Portal Cate, além de ações que objetivam a aceleração de iniciativas no segmento na região periférica de São Paulo, como o Vai Tec, que já auxiliou mais de 200 startups.

“O Bolsa Trabalho é oferta de capacitação, de acesso a conhecimento e de oportunidades. É um programa que mostra ao jovem a importância do trabalho coletivo e da união de esforços para o desenvolvimento social. Certamente, essa iniciativa da Prefeitura de São Paulo é o início para muitos que estão aqui e poderão trilhar inúmeros caminhos. Os exemplos estão nos trabalhos que conhecemos na exposição e nos depoimentos que ouvimos”, salienta a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Soninha Francine.

Programa

O programa que já formou cerca de 800 jovens desde 2016, tem duração de seis meses, com três encontros semanais, as terças, quartas e quintas-feiras, e possui uma bolsa – auxílio no valor de R$ 683,10. A grade curricular do curso aborda temas como direito das juventudes, respeito à diversidade e direitos humanos, cidadania ativa, projetos de vida e mundo do trabalho, além de visitas a equipamentos sociais e culturais da cidade de São Paulo, estimulando nos jovens o senso de pertencimento à cidade.

Cerca de 40% das vagas são destinadas aos jovens participantes do Saica – Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes, do MSE/MA – Medida Socioeducativa em Meio Aberto e da Liberdade Assistida da Fundação Casa.

A aluna Raquel Batista faz parte do grupo de 65 formandos que se formaram nesta terça (20), e contou um pouco mais sobre o projeto desenvolvido pelo seu grupo. “Nosso projeto propõe melhorias de acessibilidade aos centros tecnológicos da Capital. O FabLab é livre, faz parte de uma política universal, então pensamos em um mapa tátil, com legendas em braile e descrição de áudio. Por meio dele, conseguimos instruir pelas experiências sensoriais, a localização dos equipamentos desejados no espaço a ser visitado”, explica.

Raquel ainda ressaltou a importância de ter participado do programa e sua relevância no cenário de desenvolvimento criativo de São Paulo. “Participar do Bolsa Trabalho FabLab possibilita utilizar o que há de melhor e mais avançado em quesitos tecnológicos como forma de aliar às demandas sociais da cidade de São Paulo”, completa.

Quem pode se inscrever

Podem se inscrever no Programa Bolsa Trabalho jovens com idade entre 16 e 20 anos, moradores da cidade de São Paulo há no mínimo dois anos, que estejam matriculados na escola ou que já tenham concluído o ensino médio, desempregados há no mínimo seis meses e sem receber seguro-desemprego, e que pertençam a famílias cuja renda por pessoa seja de até meio salário mínimo. O programa oferece bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 627,21 aos alunos que apresentem frequência mínima de 85% nas atividades. As inscrições para próximas turmas são divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura de São Paulo.