A Prefeitura de São Paulo autorizou a realização de um novo concurso para o cargo de Analista de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional – Tecnologia da Informação e Comunicação. O despacho autorizatório foi publicado no dia 9 de outubro de 2023 com a previsão de 52 vagas.
Este será o segundo concurso para a carreira de APDO –TIC, o primeiro foi realizado em 2015 com 90 vagas disponíveis. As informações sobre concurso de 2015 estão disponíveis na página:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/gestao/concursos_publicos/?p=246807
Em junho de 2022 a portaria SMIT nº13 regulamentou a atuação da carreira e definiu as seguintes atividades de um APDO – TIC:
I – planejar, supervisionar, coordenar e controlar os recursos de tecnologia da informação e comunicação, relativos ao funcionamento da Administração Pública Municipal;
II – especificar e apoiar a formulação e o acompanhamento das políticas de planejamento relativas aos recursos de tecnologia da informação e comunicação;
III – executar análises para o desenvolvimento, implantação e suporte a sistemas de informação e soluções tecnológicas específicas;
IV – especificar, supervisionar e acompanhar as atividades de desenvolvimento, manutenção, integração e monitoramento do desempenho dos sistemas de informação;
V – gerenciar a disseminação, a integração e o controle de qualidade dos dados;
VI – organizar, manter e auditar o armazenamento, a administração e o acesso às bases de dados;
VII – desenvolver, implementar, executar e supervisionar atividades relacionadas aos processos de configuração, segurança, conectividade, serviços compartilhados e adequações da infraestrutura de informática.
A portaria esta disponível na página:
O exercício do APDO –TIC pode ser na Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia ou pode ser descentralizado em qualquer órgão da Administração Pública Municipal.
Atualmente há 34 servidores em exercício em 14 secretarias diferentes.
Em 2022, o projeto de lei nº 428, destinado à valorização dos servidores municipais foi aprovado e a remuneração inicial passou de R$ 6.106,33 para R$ 9.000,00.
A tabela com a remuneração do projeto de lei aprovado pode ser acessada em:
A comissão do concurso foi constituída pela portaria nº 89/SEGES/2023 em 29 de dezembro de 2023 e o concurso ainda não tem uma data definida, possibilitando que os interessados se preparem para a prova de seleção antecipadamente.