Diagnóstico de TIC – Proporção entre ativos próprios e locados 2023 e 2024

O Diagnóstico de TIC é realizado desde 2017 e algumas perguntas foram repetidas todos os ano, um exemplo é a pergunta sobre os ativos de microinformática.

A repetição das perguntas permite a elaboração de relatórios comparativos entre anos distintos. No relatório abaixo, foram utilizados os anos de 2023 e 2024 dos ativos de microinformática próprios e locados. Para a comparação foram retiradas as respostas de 2023 dos 3 órgãos que ainda não enviaram as respostas em 2024:

1. PRODAM;
  2. Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência;
  3. Secretaria Municipal da Educação.

Em 2023, apenas 3 dos 8 ativos possuíam mais ativos locados do que próprios:

1. Celular/smartphone (81% locado);
  2. Impressora multifuncional (94% locado);
  3. Impressora sem scanner (96% locado).

Em 2024 ocorreu uma alteração significativa na proporção entre locados e próprios, sendo que apenas 1 ativo possui uma quantidade mais de próprios do que locados.

1. Desktop (55% próprio)

Todos os outros ativos possuem mais equipamentos locados do que próprios e o scanner de produção em 2023 chegou a inverter a proporção. Em 2023 eram  7% de locados e em 2024 passou para 7% de próprios.

Mas ao retirar a Secretaria da Saúde, é possível verificar que a proporção entre 2023 e 2024 não sofreu uma alteração significativa, ou seja, por ser uma das maiores secretarias da Prefeitura de São Paulo, ela sozinha conseguiu modificar o panorama geral da Prefeitura de São Paulo.

Ao final do relatório, disponibilizamos todos os contratos dos anos de 2022, 2023 e 204 disponíveis no site de transparência até o mês de elaboração do relatório. O campo de busca é livre e o objetivo é facilitar a busca dos contratos que possuem algum item relacionado a área de TIC para servir de referência para possíveis contratações futuras.

Para ver o relatório em tela cheia, clique aqui, ou clique na seta de duas pontas que esta localizada no canto inferior direito do relatório abaixo (não é uma imagem).

*Os gráficos e tabelas são interativos e podem demorar para atualizar após a seleção.

Para acessar o relatório completo do Diagnóstico de TIC 2024, clique aqui.

Utilizamos as respostas recebidas até o dia 08/04/2024.

Até o momento os seguintes órgãos não enviaram os formulários preenchidos:

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
PRODAM