Diagnóstico de TIC – Escala de Maturidade: Critério 5.1 Serviços de TIC

Algumas perguntas do formulário do Diagnóstico de TIC são utilizadas no cálculo da Escala de Maturidade dos órgãos setoriais.

A Escala de Maturidade, assim como o Diagnóstico de TIC, é um instrumento de governança de TIC e seu objetivo é classificar os órgãos setoriais conforme a sua capacidade em tecnologia. São seis classificações, sendo o nível mais baixo o Inexistente e o nível mais alto a Série A.

Para o cálculo da classificação final são utilizados dez critérios de avaliação divididos em cinco eixos.

A pergunta sobre os Serviços de TIC faz parte do eixo 5 – Gestão e Dados e é utilizada para determinar a posição do órgão no critério 5.1 – Serviços de TIC.

A pergunta apresentava seis opções de respostas e o líder/responsável do órgão selecionava a que mais se aproximava da realidade do órgão.

Para facilitar a visualização do órgão em relação ao critério Serviços de TIC, foi montado o relatório abaixo. O asterisco ao lado da Série são os critérios chave e possuem uma relevância maior que os demais.

Na visão geral, a maior parte dos órgãos, 37%, esta na série C e 29% dos órgãos estão na série E. Os outros 34% dos órgãos estão divididos nas outras séries, sendo que 15% encontram-se na série A e 3% na série Inexistente.

Quando selecionamos apenas as Subprefeituras,48% estão na série E. Ao selecionarmos apenas as Secretarias 33% na série C. Em relação às Indiretas, 77% estão na série C e não há nenhum órgão nas séries E e Inexistente.

Quando selecionamos apenas a série A, verificamos que há 4 Subprefeituras, 5 Secretarias e 1 Indireta.

Na série Inexistente há apenas 2 Subprefeituras e nenhuma Secretaria ou Indireta

Os órgãos que estão na série A neste critério são:

1. Empresa de Cinema e Audiovisual de SP;
  2. Secretaria da Cultura;
  3. Secretaria da Fazenda;
  4. Secretaria de Mobilidade e Trânsito;
  5. Secretaria da Saúde;
  6. Secretaria de Segurança Urbana;
  7. Subprefeitura Ipiranga;
  8. Subprefeitura Jabaquara;
  9. Subprefeitura Sé;
  10. Subprefeitura Jaçanã/Tremembé.

Acrescentamos na página dois o relatório do critério 5.2 que foi publicado anteriormente, para acessar, clique aqui.

Para ver o relatório em tela cheia, clique aqui,  ou clique na seta de duas pontas que esta localizada no canto inferior direito do relatório abaixo (não é uma imagem).

*Os gráficos e tabelas são interativos e podem demorar para atualizar após a seleção.

Para acessar o relatório completo do Diagnóstico de TIC 2024, clique aqui.

Utilizamos as respostas recebidas até o dia 30/04/2024.

Até o momento os seguintes órgãos não enviaram os formulários preenchidos:

Secretaria Municipal de Educação
PRODAM