Diagnóstico de TIC – Escala de Maturidade: Critério 5.2 Valor Público com Dados

Algumas perguntas do formulário do Diagnóstico de TIC são utilizadas no cálculo da Escala de Maturidade dos órgãos setoriais.

A Escala de Maturidade, assim como o Diagnóstico de TIC, é um instrumento de governança de TIC. Seu objetivo é classificar os órgãos setoriais conforme a sua capacidade em tecnologia. São seis classificações, sendo o nível mais baixo o Inexistente e o nível mais alto a Série A.

Para o calculo da classificação final são utilizados dez critérios de avaliação divididos em cinco eixos.

A pergunta sobre o Uso e Gestão dos Dados faz parte do eixo 5 – Gestão e Dados e é utilizada para determinar a posição do órgão no critério 5.2 – Valor Público com Dados.

A pergunta apresentava seis opções de respostas e o líder/responsável do órgão selecionava a que mais se aproximava da realidade do órgão.

Para facilitar a visualização do órgão em relação ao critério Valor Público com Dados, foi montado o relatório abaixo. O asterisco ao lado da Série são os critérios chave e possuem uma relevância maior que os demais.

Na visão geral, a maior parte dos órgãos, 34%, esta na série E e 20% dos órgãos estão na série Inexistente. Os outros 46% dos órgãos estão divididos de forma semelhante nas outras quatro séries, sendo que 12% dos órgãos estão na série A

Quando selecionamos apenas as Subprefeituras, 61% estão na série E. Ao selecionarmos apenas as Secretarias, há um empate de órgãos na série C e A, com 29% dos órgãos em cada uma dessas séries. Em relação às Indiretas, ocorre um empate triplo nas séries Inexistente, D e B, com 23% dos órgãos da Administração Indireta nessas séries. Ainda em relação aos órgãos da Administração Indireta, A SP Transportes se encontra na série A e a CET na série Inexistente.

Quando selecionamos apenas a série A, verificamos que não há nenhuma Subprefeitura, sendo que a melhor posicionada é a Subprefeitura da Vila Prudente na série B, seguida pelas Subprefeituras de Itaquera e do Jabaquara, ambas na série D.

Entre as Secretarias, apenas a Secretaria da Justiça está na série Inexistente e duas secretarias, de Governo e das Subprefeituras, estão na série E.

Os órgãos que estão na série A (neste critério) são:

1. CGM
  2. Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
  3. Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania
  4. Secretaria de Infraestrutura e Obras
  5. Secretaria de Mobilidade e Trânsito
  6. Secretaria de Urbanismo e Licenciamento
  7. SP Transportes
  8. SP Turismo

Para ver o relatório em tela cheia, clique aqui,  ou clique na seta de duas pontas que esta localizada no canto inferior direito do relatório abaixo (não é uma imagem).

*Os gráficos e tabelas são interativos e podem demorar para atualizar após a seleção.

Para acessar o relatório completo do Diagnóstico de TIC 2024, clique aqui.

Utilizamos as respostas recebidas até o dia 27/03/2024.

Até o momento os seguintes órgãos não enviaram os formulários preenchidos:

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
PRODAM