Diagnóstico de TIC – Locação de Desktop e Notebook

Um dos itens abordados pelo Diagnóstico de TIC é a locação de Desktop e Notebook.

Este assunto é tratado na Orientação Técnica 001 – Ativos de Microinformática (colocar link). Na página 19 há o tópico “Vou alugar ativos de microinformática”, que aborda os requisitos que devem ser levados em consideração ao alugar computadores. Na página 13 há um exemplo de análise de economicidade que compara o custo da aquisição e da locação de computadores.

Atualmente, 18 dos 65 órgãos que responderam ao diagnóstico alugam desktops e 13 dos 65 órgãos alugam notebooks. Comparando com as respostas do Diagnóstico de TIC de 2023, ocorreu um aumento de 4 órgãos no aluguel de desktops e de 6 órgãos no aluguel de notebooks.

A proporção de desktops locados nos órgãos que alugam é de 61%. Em 2 órgãos, 100% dos desktops são locados:

1. SP Regula;
  2. Subprefeitura de Itaquera.

Quanto aos notebooks, essa proporção é de 91%, sendo que em 4 órgãos o valor é de 100%:

1. SP Regula;
  2. IPREM;
  3. Subprefeitura Ipiranga;
  4. Subprefeitura Itaquera.

A Secretaria da Saúde se destaca pela quantidade de equipamentos locados informados, sendo 20.000 desktops e 3.000 notebooks.

Além da quantidade de ativos locados, havia uma pergunta sobre o suporte técnico desses ativos. Sendo que 89% dos órgãos que alugam computadores incluem o serviço de suporte técnico. Em 72% dos órgãos o suporte é remoto e em 17% o técnico fica presencialmente no órgão. O percentual sobre o serviço de suporte técnico dos notebooks foi semelhante.

Ao acessar o Relatório Detalhado do PDSTIC (página 4) é possível verificar o planejamento realizado pelos órgãos para a locação de desktop e notebook em 2024.

Para os órgãos que pretendem realizar a locação de desktop ou notebook, recomendamos a leitura da OT 001. Para auxiliar os líderes/responsáveis de TIC que pretendem alugar desktops/notebooks, nas páginas 3 e 4 do relatório são apresentados os contratos de locação de computadores e notebooks encontrados na página de contratos da Prefeitura de São Paulo. Foram incluídos os contratos de 2022, 2023 e 2024, portanto há duplicidades de contratos, mas com data de assinatura e/ou valores diferentes.

Para ver o relatório em tela cheia, clique aqui, ou clique na seta de duas pontas que esta localizada no canto inferior direito do relatório abaixo (não é uma imagem).

*Os gráficos e tabelas são interativos e podem demorar para atualizar após a seleção.

Para acessar o relatório completo do Diagnóstico de TIC 2024, clique aqui.

Utilizamos as respostas recebidas até o dia 08/04/2024.

Até o momento os seguintes órgãos não enviaram os formulários preenchidos:

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
Secretaria Municipal de Educação