Já está disponível a lista de contemplados para o 2º Ciclo de uso dos cursos à distância da Alura de 2025.
A Alura é uma plataforma online de cursos de tecnologia que, em parceria com a Prefeitura, vem desde 2019 fornecendo cursos à distância para os servidores. Esta iniciativa faz parte do Programa Permanente de Capacitação que busca fomentar o desenvolvimento profissional dos servidores municipais das áreas de tecnologia.
O período de uso de licenças desse ciclo será de 01/07/2025 a 31/12/2025.
Confira abaixo a lista de contemplados!
Setorial | Nome |
Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo | José Antônio Muller |
Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo | Ricardo Aparecido Bastos de Oliveira |
Companhia de Engenharia e Tráfego | Adriana Borges Camelo Turina |
Companhia de Engenharia e Tráfego | Aline Raissa Alves Gardena |
Companhia de Engenharia e Tráfego | Carlos Eduardo de Oliveira Leite |
Companhia de Engenharia e Tráfego | Claudio Caldarelli Junior |
Companhia de Engenharia e Tráfego | Lucas de Oliveira Carneiro |
Companhia de Engenharia e Tráfego | MARA REGINA DO VALE ALVES ALVAREZ GHIBU |
Companhia de Engenharia e Tráfego | MARCO MORINO EDAGI |
Companhia de Engenharia e Tráfego | NELSON PEREIRA DE SOUZA |
Controladoria Geral do Município | Adailton Lemes |
Fundação Paulistana de Educação e Tecnologia | Ariel Jonas Barbosa |
Hospital do Servidor Público Municipal | AUGUSTO CÉSAR DESSORDI |
Hospital do Servidor Público Municipal | José Vieira Dias Junior |
Hospital do Servidor Público Municipal | Kelly Rodrigues de Oliveira |
Hospital do Servidor Público Municipal | Luiz Paulo Barboza da Cruz |
Hospital do Servidor Público Municipal | Thomas Gregory da Silva |
Instituto de Previdência Municipal | Fabio da Silva Cunha |
Instituto de Previdência Municipal | Gabriela Rodrigues de Freitas |
Procuradoria Geral do Município | Carolina Biella |
Procuradoria Geral do Município | Cicero Gilmar de Oliveira Arruda |
Procuradoria Geral do Município | Guilherme Augusto Monteiro dos Santos |
Procuradoria Geral do Município | Huno Molina Rodrigues dos Santos |
Procuradoria Geral do Município | Maurício Sepulveda Cavalcante |
Procuradoria Geral do Município | Murilo Barreto Almeida |
SP Obras | Daniel ferreira de Siqueira |
SP Obras | Dirceu Geraldo Milani Junior |
SP Obras | Gilmar Conde Conceicao |
SP Parcerias | Carlos Alberto de Figueiredo Zaia |
SP Parcerias | Lucas Porto Santos |
Secretaria Municipal da Fazenda | André Victor Tabchoury de Barros Vieira |
Secretaria Municipal da Fazenda | Calemino Augusto Silva Mendes |
Secretaria Municipal da Fazenda | Divisão de Projetos de Sistemas |
Secretaria Municipal da Fazenda | Dênnis Ferreira Godoy |
Secretaria Municipal da Fazenda | JOSE CARLOS NAGAMINE |
Secretaria Municipal da Fazenda | Kaique Souza Costa |
Secretaria Municipal da Fazenda | Nelson José Issa de Macedo |
Secretaria Municipal da Saúde | CLAUDEMIR DOS SANTOS |
Secretaria Municipal da Saúde | CLAUDEMIR DOS SANTOS |
Secretaria Municipal da Saúde | Gabriela Juliana Borges Mendes |
Secretaria Municipal da Saúde | Heverton Luidi da Silva Inacio |
Secretaria Municipal da Saúde | Patricia Felix Sucupira Brito |
Secretaria Municipal da Saúde | Suzana Carvalho do nascimento |
Secretaria Municipal da Saúde | VICTOR FELIPE PICCIN NOGUEIRA DE LIMA |
Secretaria Municipal da Saúde | ronnie peterson guimaraes |
Secretaria Municipal das Subprefeituras | Alvaro Jose Martins Camara |
Secretaria Municipal das Subprefeituras | Charisse Lauryn Veras Alves |
Secretaria Municipal das Subprefeituras | Cynthia Ayumi Takagi Kurashima |
Secretaria Municipal das Subprefeituras | Nicolas Santos Romero |
Secretaria Municipal das Subprefeituras | Rafael Neves |
Secretaria Municipal das Subprefeituras | Reinaldo Francisco dos Anjos |
Secretaria Municipal das Subprefeituras | Rodolfo Romaioli Ribeiro de Jesus |
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social | Iran da Silva Izidro |
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social | LUCAS RIBEIRO DA SILVA |
Secretaria Municipal de Cultura | Bruno Silva dos Santos |
Secretaria Municipal de Cultura | Sandro Lux Santana |
Secretaria Municipal de Cultura | Victor Hugo Albernaz Lemos |
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho | Gustavo Ramos Guandalim |
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho | Isabelly Aparecida Teles Santos |
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho | Julio Gomes Silva |
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania | DTIC |
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania | Edimilson Blanes Coutinho |
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania | Vinicius da Silva Santos |
Secretaria Municipal de Educação | Gabriel Juvêncio da Silva |
Secretaria Municipal de Educação | Gabriela Ferreira Nunes |
Secretaria Municipal de Educação | Gabrielle do Nascimento Silva |
Secretaria Municipal de Educação | LUCIANA MIRANDA |
Secretaria Municipal de Educação | Marcelo dos Santos |
Secretaria Municipal de Educação | Murillo Falangola Martins |
Secretaria Municipal de Educação | OLÍMPIO PEREIRA MONTALVÃO JÚNIOR |
Secretaria Municipal de Educação | ROGERIO MARCELO FERREIRA |
Secretaria Municipal de Esportes e Lazer | Edmundo Aoyama |
Secretaria Municipal de Esportes e Lazer | Renato Vinicius de Amaral |
Secretaria Municipal de Gestão | Érika Sena de Avila |
Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras | Leandro Yogui de Paulo |
Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | Alvaro Henrique Walder de Mello |
Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | Dennis Cardoso da Cunha |
Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | Diogo Frizzo de Medeiros |
Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | Felipe Lisboa da Silva |
Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | ISABELA PRIMO MARQUES MORETTI PEREIRA |
Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | João Victor de Jesus Procópio |
Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | Julia Maria da Silva |
Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | Lucas Aversa Martins |
Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | Thami Moreira Passos |
Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | Thiago Pereira de Lima |
Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | Vítor Capparelli Silveira de Faria |
Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | juraci pereira silva |
Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito | jaqueline nadja do nascimento |
Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito | Ângela Regina Bardini |
Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito | Ângela Regina Bardini |
Secretaria Municipal de Segurança Urbana | Dayvid José da Silva Dias |
Secretaria Municipal de Segurança Urbana | HENRIQUE SOUZA OLAH |
Secretaria Municipal de Segurança Urbana | Nicolas Rodrigues Pinto |
Secretaria Municipal de Segurança Urbana | REGINALDO ROBERTO |
Secretaria Municipal de Segurança Urbana | ROGÉRIO DE MORAIS FERREIRA |
Secretaria Municipal de Segurança Urbana | Rogério de Morais Ferreira |
Secretaria Municipal de Segurança Urbana | Vitor Machado Silva |
Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento | Juliette Maria Alfonso Frederico |
Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento | Orlando Cabral do Nascimento Junior |
Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | Ana Lucia Fernandes de Jesus Antunes |
Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | Dione Jorge Santos |
Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | Fábio Souza Santos Carneiro |
Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | João Igor Alves da Silva |
Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | LINDALVA CARLOS DA SILVA |
Secretaria de Governo Municipal | Caio de Vasconcelos Durazzo |
Secretaria de Governo Municipal | Carlos Henrique Sinkevicius |
Secretaria de Governo Municipal | Daniel Neves dos Santos |
Secretaria de Governo Municipal | Debora Bernardes de Souza |
Secretaria de Governo Municipal | Marco Antonio da Silva Souza |
Secretaria de Governo Municipal | RODRIGO ANTONIO DE SOUZA |
Subprefeitura Cidade Tiradentes | SAMUEL FRANCISCO VILELA |
Subprefeitura Guaianases | Ryan Ferreira Macedo |
Subprefeitura M´Boi Mirim | Irapuan Farias de Menezes |
Subprefeitura Pirituba/Jaraguá | GUILHERME SUZANA SILVA |
Subprefeitura Pirituba/Jaraguá | Wierbley Alves de Moraes |
Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme | Eliseu Esau dos Santos |
Subprefeitura Vila Mariana | Brendo Kierme |
Subprefeitura Vila Mariana | Natan Eduardo Lopes Santana |
São Paulo Transporte | Francisco Erisvelto Mendes Rabelo |
São Paulo Turismo | Marcos Ribeiro Soares |
São Paulo Turismo | RODRIGO ALVES BARBOSA |
São Paulo Turismo | Rodrigo Alves Barbosa |
São Paulo Urbanismo | Adriano Miranda de Souza |
São Paulo Urbanismo | Jonas Ismar Marçal Fonseca |
São Paulo Urbanismo | Rogerio Fazio de Souza |
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Reunimos algumas dicas para um melhor aproveitamento do estudo à distância. Veja se elas combinam com o seu jeito de aprender e se é possível aplicar algumas delas à sua rotina.
De olho no tempo e na rotina
O que você não pode perder de vista: a carga horária a ser cumprida (50h) dentro do prazo estipulado – de 1 de julho a 31 de dezembro de 2025. Avalie qual é o melhor momento de iniciar a sua aprendizagem.
O indicado é que defina um tempo de dedicação ao conteúdo que se ajuste às demais atividades que você gosta ou que precisa fazer. Estudar todos os dias? Em dias intercalados? No final de semana? A distribuição do tempo precisa combinar com o seu ritmo, energia e disposição.
Com barulho ou sem barulho?
Local de estudo adequado é o que permite que você mantenha-se atento e concentrado. Não sendo possível, tente identificar o que te dispersa e faça as alterações possíveis para voltar ao foco.
Estudar até cansar ou não cansar de estudar?
A primeira opção remete à quantidade, que para algumas pessoas pode gerar desgaste e eventual descontinuidade da intenção de estudar. A segunda, remete à possibilidade de qualificar a assimilação do conteúdo, logo, um bom aproveitamento do curso.
O indicado é dar pausas, de 10’ a 15’, a cada 2h de dedicação aos estudos. Vale fazer o que mais te agrada, para diminuir o cansaço e suas variações – sonolência, impaciência, ansiedade ou qualquer outra sensação de sobrecarga.
Hábitos saudáveis
Ajudam! Se você ver valor e achar que vale a pena experimentar. Garantir um sono saudável, por exemplo, é fundamental para manter a atenção, concentração e memorização do que se aprende. Alimentos geradores de energia também favorecem o ânimo, a disposição e o foco.
Aproveite bem o conteúdo.
Boa aprendizagem!
Caso você não tenha sido contemplado com uma licença neste ciclo, veja abaixo como funciona o ranqueamento de interessados e entenda o que aconteceu. Se necessário, converse com a sua chefia e se planeje para atender aos critérios. Esperamos que no próximo ciclo você consiga!
Perguntas frequentes
- 1ª Etapa: inscrição e manifestação de interesse.
- 2ª Etapa: ranqueamento dos servidores e servidoras inscritos, de acordo com os critérios pré-estabelecidos.
- 3ª Etapa: divulgação da lista de contemplados e distribuição das licenças de uso da plataforma.
A licença fica disponível ao aluno durante um período determinado. Ao fim deste período, um novo ciclo, com novas inscrições, se iniciará.
Os períodos de 2025 serão: Período 1: Janeiro até Junho
Período 2: Julho até Dezembro
Os servidores e servidoras que trabalham com Tecnologia da Informação e Comunicação ou com Análise de Dados nos órgãos da Prefeitura de São Paulo. Isso inclui somente servidores efetivos, comissionados e estagiários que demonstrarem interesse prévio, através de inscrição.
É vedada a atribuição de licença a terceiros contratados pela Administração.
O formulário de inscrição é divulgado a todos os líderes de TI dos órgãos setoriais da Prefeitura de São Paulo, os quais são responsáveis por divulgar a oportunidade aos demais servidores de tecnologia.
O servidor que desejar se inscrever, deverá preencher seus dados, concordar com todos os termos para o recebimento da licença e aguardar o resultado.
O período de inscrições será aberto em torno de 15 dias antes do início do período da licença ou do semestre.
Geralmente a procura pelo curso é maior que a oferta de 100 licenças, por isso aplicamos os seguintes critérios para definir quem será contemplado:
- Cumpriu a carga horária prevista nos cursos (EaD ou presencial), nos últimos seis meses, e portanto, não está na lista de impedimento.
- Manifestou interesse no ciclo anterior e não foi contemplado por conta do limite de 4 vagas disponibilizadas ao órgão setorial.
- Foi contemplado menos vezes com o acesso à Alura.
- Ordem de inscrição
OBS: Se após o ranqueamento acima ainda restar vagas disponíveis, elas serão distribuídas de acordo com a data de inscrição do candidato.
Ao receber uma licença, você assume duas responsabilidades:
- Cumprir o mínimo de 50 horas-aula, dentro do ciclo de 6 meses. As horas serão computadas apenas quando o curso for concluído.
- Fazer cursos relevantes ao seu trabalho dentro do órgão da Prefeitura.
Atenção!
Se atente aos prazos. Se você não concluir a quantidade mínima de horas-aula no fim do período você irá para a lista de impedimento de próximas inscrições.
1ª vez que recebo uma licença:
A própria Alura te enviará uma senha de acesso provisória no endereço de e-mail pessoal que você informou na inscrição.
Para entrar em sua nova conta, você deve acessar o portal da Alura e efetuar o login, usando esse e-mail pessoal informado e a senha enviada pela Alura.
O portal da Alura pode ser acessado pelo link a seguir: www.alura.com.br. Após acessar este endereço, clique em “Entrar”, no canto superior direito da tela.
Já recebi uma licença antes:
Se na nova inscrição você informou o mesmo e-mail pessoal (que usou em ciclos anteriores), você não receberá uma senha nova, sua conta permanecerá a mesma. O acesso será apenas renovado e você pode entrar na plataforma com a mesma senha que usou nos ciclos anteriores.
Caso você tenha informado um e-mail pessoal diferente do usado anteriormente, a Alura criará uma nova conta para você e te enviará um e-mail com uma senha provisória.
Atenção:
Recomendamos que você informe o mesmo e-mail pessoal em toda nova inscrição, para que o seu acesso seja apenas renovado. Assim evita-se de criar mais de uma conta para a mesma pessoa.
Vai para a lista de impedimento aqueles que foram contemplados com cursos (tanto presenciais, quanto EaD) e não cumpriram a carga horária mínima estabelecida. Dessa forma, ficam impedidos de participar de novas oportunidades de capacitação oferecidas pelo Programa Permanente de Capacitação por 6 meses. Portaria SMIT-SMG nº11/2018
A sua conta na Alura permanecerá com o acesso aos certificados dos cursos realizados, bem como todo o seu histórico. Porém, você não terá permissão para realizar novos cursos, nem possuirá acesso ao material didático dos cursos finalizados.
Dúvidas sobre o conteúdo de um curso em específico:
Envie sua dúvida no Fórum específico de cada curso dentro da plataforma Alura. Veja como funciona.
Dúvidas sobre o uso da plataforma:
Entre em contato diretamente com a Alura, através do endereço: https://www.alura.com.br/contato
Ainda com dúvidas sobre critérios de ranqueamento, alocação de licenças, inscrições, entre outras relacionadas?
Entre em contato com a SMIT/CGTIC através do e-mail tecnologia@prefeitura.sp.gov.br