3 anos da Política Municipal de Governança de TIC

3 anos da Política Municipal de Governança de TIC

Em seu terceiro ano de vida a Política já melhorou o uso em tecnologia na Prefeitura de São Paulo, apresentando avanços em diversas frentes. Mas ainda existem muitos desafios.

Na última quarta-feira (07 de abril de 2020) a nova Política de Governança de TIC, PMGTIC, instituída pelo Decreto nº 57.653, de 07/04/2017, completou 3 anos. Foi criada com o intuito de aumentar a maturidade em tecnologia da Prefeitura de São Paulo, por meio da racionalização de aquisições e contratações, promovendo o melhor o uso das tecnologias, tanto do ponto de vista estratégico quanto do técnico, visando inovação da gestão interna para que os órgãos atendam melhor as demandas da cidade.

A comemoração do seu terceiro aniversário marca avanços em diversas frentes com a atuação de seus instrumentos, que consolidaram ganhos na gestão interna dos órgãos setoriais por meio do uso estratégico tecnologia. Entre as várias iniciativas, destacam-se:

Formulação do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (julho de 2017) contemplando a Prefeitura como um todo, com objetivos a serem alcançados até 2020. Foi um dos instrumentos norteadores na elaboração do orçamento de 2020 dos órgãos da Prefeitura e uma das iniciativas finalistas do Premia Sampa 2019, na categoria de “inovação em processos internos“.  [+SAIBA MAIS]

Lançamento do Programa Permanente de Capacitação em Tecnologia (junho de 2018), presencial e a distância, para capacitação de servidores em tecnologia. De 2018 a 2019 foram ofertadas 985 vagas em cursos presenciais e 513 licenças disponibilizadas, para uso por 2 meses cada,  para acesso a plataforma de Ensino à Distância com mais de 1.000 cursos relacionados a tecnologia. [+SAIBA MAIS]

Publicação de 17 Orientações Técnicas desde 2017. As famosas OTs são normativos que consolidam boas práticas e estabelecem padrões que auxiliam os órgãos na aquisição e implantação de soluções de tecnologia da informação e comunicação. Iniciativa finalista do Premia Sampa 2020, também na categoria de “inovação em processos internos“.  [+SAIBA MAIS]

Visando melhorar o parque tecnológico de órgãos e entidades da Prefeitura de São Paulo, criou-se o programa Prefeitura Digital. Tem como principal objetivo atacar a defasagem de equipamentos e de estrutura tecnológica das setoriais da Administração Pública Municipal que lidam diretamente com o atendimento ao cidadão. Com base nas informações dos Diagnósticos e dos Planos Setoriais de Tecnologia, que permitem identificar o quê e onde há demandas de melhorias nos parques tecnológicos, planejou-se diversas ações como:

  • 7.338 desktop distribuídos entre 2017 e 2020. Entre eles, 931 desktops (provenientes de aquisições centralizadas ou de doações do segundo setor) entregues para todas as 32 subprefeituras e mais de 20 outros órgãos, e 6.407 computadores desktop só em 2019, distribuídos em 2020 para 50 órgãos municipais,  ação centralizada pela Secretaria de Inovação e Tecnologia
  • 436 scanners e 40 multifuncionais (visando acelerar a informatização dos processos internos) adquiridos e distribuídos pela Secretaria de Inovação e Tecnologia para mais de 70 órgãos e entidades da Prefeitura
  • Gestão do processo de modernização da infraestrutura local (rede lógica) de todas as subprefeituras, que já vem ocorrendo desde janeiro de 2020, agilizando a rotina do acolhimento de demandas das regiões da cidade, trazendo celeridade a prestação de serviços públicos
  • Acompanhamento da modernização (junto a Prodam e a Secretaria de Educação) de escolas municipais, os 46 CEUs e outros equipamentos de educação, aumentando a velocidade de internet (de 8MBps para 50MBps ou 100MBps), melhorando a infraestrutura de segurança e gestão de conteúdos de rede nas escolas
  • Gestão do processo de modernização de equipamentos da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, como o Polo da Terceira Idade (em andamento), o Centro de Acolhimento a Imigrantes e a Casa da Mulher Brasileira, agilizando o atendimento para as populações mais vulneráveis da cidade

Para mais informações, acesse o painel de indicadores do programa Prefeitura Digital.

Organização de 15 Fóruns Técnicos de Tecnologia da Informação e Comunicação (FTTIC). O evento reúne lideranças das áreas de tecnologia da Prefeitura para que compartilhem experiências e discutirem desafios comuns, encurtando o caminho para a resolução dos problemas. Os FTTICs ocorrem a cada 2 meses. Em abril de 2020 teríamos a 16ª edição do FTTIC, mas teve de ser cancelada por conta do contexto, mas que voltará assim que possível. [+SAIBA MAIS]

Coordenação na contratação de 41 analistas de alta especialização em tecnologia nomeados, com 36 em exercício. Estão descentralizados em 12 órgãos diferentes da gestão municipal, além da Secretaria de Inovação e Tecnologia, atuando para ajudar na melhoria do uso de tecnologias na Prefeitura.

Próximos passos

A elaboração de um novo Plano Estratégico de TIC com vigência a partir de 2021 é o principal objetivo a ser considerado. Esse plano deve manter os acertos do anterior, mas com novas metas e indicadores, fomentar a capacitação das áreas de TI com intuito de tornar a tecnologia mais estratégica, já que no exercício quadrienal do PETIC 2017-2020, muitos problemas estruturais foram vencidos. Entre os pontos norteadores, destacamos:

Continuar atuando para elevar a maturidade de TI dos órgãos setoriais, monitorando o que precisa ser melhorado e fomentando a capacitação das áreas de tecnologia para torná-las mais estratégicas.

Elaborar Atas de Registro de Preço para bens e serviços comuns de tecnologia da informação para os órgão setoriais.

Fomentar o uso de código aberto e desenvolvimento colaborativo através da utilização de repositório de soluções. [+SAIBA MAIS]

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