Padronização de respostas melhora a comunicação dos servidores com cidadãos de São Paulo

A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) lançou duas Orientações Técnicas referentes a elaborar Boas Respostas aos Cidadãos e preencher a Carta de Serviços, textos que explicam como acessar os serviços públicos disponíveis nos canais oficiais da Prefeitura (Portal SP 156).

Na Política de Atendimento, é considerada uma Boa Resposta aquela que deixa muito claro o grau de resolução do que foi solicitado. Além disso, as respostas devem manter um padrão, contendo sempre os seguintes elementos: Cumprimento Inicial; Referência ao Serviço Solicitado; Parecer sobre a Solicitação/Execução do Serviço; Cumprimento Final; Assinatura do Órgão.

A Orientação Técnica sobre a Carta de Serviços é voltada para os servidores responsáveis pela atualização desses materiais, e também devem garantir a utilização de linguagem simples e a padronização das informações, apresentando sempre os tópicos: O que é o serviço? Quando solicitar? Quem pode utilizar? Quais são os canais de atendimento para solicitar o serviço? Quais os requisitos, documentos e informações necessários? Existem taxas cobradas ou o serviço é gratuito? Qual o prazo para realização do serviço? Quais a principais etapas (Passo a Passo) para solicitar o serviço?

As Orientações Técnicas são uma das estratégias de ação da Política Municipal de Atendimento ao Cidadão, definida no decreto nº 58.426, que vem sendo implantada desde 2018. Veja algumas diretrizes da Política de Atendimento, ou clique aqui para ver a página.

Fonte: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/noticias/?p=298616