Orientações Técnicas auxiliam no uso da tecnologia durante teletrabalho

Orientações Técnicas auxiliam no uso da tecnologia durante teletrabalho

Com a crise instalada pelo Covid-19, as áreas de TI dos diversos órgãos que compõem a Prefeitura Municipal de São Paulo foram obrigadas a disponibilizar acesso remoto para um elevado número de servidores em curtíssimo intervalo de tempo.

[+] LEIA MAIS SOBRE A ADOÇÃO DO TELETRABALHO NA PREFEITURA

Por conta disso, é natural que hajam melhorias a serem realizados, dependendo do contexto dos órgãos e entidades da Prefeitura.

Pensando nisso, sugerimos que as áreas de TI recorram às Orientações Técnicas de Tecnologia da Informação e Comunicação como fonte de apoio a ajustes e necessidades trazidas pelo contexto de teletrabalho.

[+] LEIA MAIS SOBRE ORIENTAÇÕES TÉCNICAS DE TIC

Com o advento do teletrabalho, fica evidente uma característica bem conhecida da tecnologia na Prefeitura: o parque computacional dos órgãos já é bastante heterogêneo, e agora que servidores passam a acessar os sistemas usando seus próprios computadores e suas próprias conexões de internet, tal questão fica ainda mais presente.

Assim, recomendamos algumas Orientações Técnicas de TIC que podem ajudar com essa e outras questões emergentes no momento:

  • OT-002 Interconectividade de Redes
    Em seu conteúdo constam informações a respeito dos tipos de tecnologias de interconectividade, requisitos gerais, diferentes classificações de conexão entre sites, autenticação de usuários e serviços, segurança da informação, recomendações sobre redes Wi-Fi e Iot e plano de respostas a incidentes. (página 27, Volume I das Orientações Técnicas de TIC)
  • OT-007 Backup e armazenamento de dados
    Faz considerações a definições gerais sobre cópia de segurança de dados e pretende estimular a implantação de políticas de Backup nos Órgãos Setoriais. (página 33, Volume II das Orientações Técnicas de TIC)
  • OT-013 Segurança da Informação
    Trata de temas críticos relativos à segurança dos dados na Prefeitura de São Paulo. (página 41, Volume III das Orientações Técnicas de TIC)


Conheça o instrumento

Com o Decreto 57.653/2017, foi instituída uma nova política e modelo de Governança de Tecnologia da Prefeitura de São Paulo. Ela ressalta a autonomia dos órgãos e reflete a capacidade das áreas de TI dos diversos órgãos em atuar estrategicamente para uma eficiente prestação de serviço público, fundamentado em um ferramental tecnológico. 

Para isso foram instituídas as Orientações Técnicas (OTs), um importante instrumento de governança que visa:

  • Auxiliar os órgãos na elaboração de especificações técnicas de soluções de tecnologia da informação e comunicação;
  • Estabelecer padrões técnicos na Administração Pública Municipal;
  • Consolidar práticas e ações aderentes à Política Municipal de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação. 

Para corresponderem a realidade da Prefeitura como um todo, as OTs são submetidas a uma aprovação do Conselho Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação – CMTIC e publicadas no Diário Oficial. 


Fortalecer a Tecnologia da Informação e Comunicação Fortalecer a Tecnologia da Informação e Comunicação

Topo