Prefeitura lança pacote de medidas de combate à violência doméstica na pandemia

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) lançou um pacote de ações para apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade na cidade. Foram capacitadas 60 atendentes mulheres do 156 para um atendimento qualificado às cidadãs que convivem com violência doméstica.

Durante o período de pandemia do novo coronavírus houve o aumento no índice de violência contra a mulher: segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os casos de feminicídio aumentaram 41,4% durante a quarentena em todo o estado de São Paulo, e a média nacional de crescimento foi de 22,2%.

Apesar disso, por conta do isolamento social, houve redução de 20% na procura pelos serviços de atendimento a mulheres vítimas de violência. Desta forma, a Prefeitura elaborou um pacote de medidas para ampliar a divulgação dos serviços de atendimento e de acolhida, que seguem em funcionamento em todo o período, e também lança novas medidas para dar suporte às vítimas de violência doméstica: 156 HUMANIZADO, com um atendimento qualificado para casos de violência contra mulheres, em que a vítima será conectada com mais agilidade às redes da Prefeitura e do Estado de São Paulo voltados à violência doméstica; AJUDA FINANCEIRA, com a disponibilização de vagas em quartos de hotéis para mulheres vítimas de violência doméstica e também a possível concessão de um auxílio; SAÚDE, com a ampliação do programa de visita de Agentes de Saúde com foco na violência doméstica; CAMPANHA DE INFORMAÇÃO, #SeguimosPerto, como ferramenta de divulgação nas redes sociais.

Assista ao vídeo da reunião clicando aqui.

Fonte: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/noticias/?p=298784