Pesquisa aponta desigualdade no uso de tecnologias por empresas

Nas empresas no país já são muito utilizadas as tecnologias da informação e comunicação (TICs), porém há grandes diferenças no nível de emprego dessas soluções técnicas de acordo com o tipo e do porte das firmas, segundo a pesquisa TIC Empresas 2019, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.Br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet.

Foram analisadas 7 mil empresas de todo o Brasil, as quais 54% relataram ter website e 78% contas em redes sociais, na sua maioria o Facebook, seguido de Whatsapp ou Telegram. Os índices variam, respectivamente, para 51% e 77% no caso das pequenas e 89% e 90% nas grandes.

O comércio eletrônico é praticado por 57% dos negócios avaliados, principalmente por meio de serviços de mensageria como o WhatsApp e FB Messenger (42%). Com relação à conectividade, 67% das companhias se conectam por fibra ótica, 54% por via linha telefônica (DSL), 51% por cabo (redes usadas para serviços de TV paga, por exemplo) e 46% por conexão móvel, como 3G ou 4G, sendo que o índice de conexão por fibra ótica é menor em empresas pequenas (65%) do que nas grandes (91%). Com relação à 2015, a qualidade da tecnologia usada e a velocidade da conexão aumentou.

O uso de e-mail foi relatado por 39% das empresas, sendo que entre as pequenas empresas, o percentual cai para 36%, e nas grandes sobe para 63%. O armazenamento de arquivos ou bancos de dados em servidores externos (na nuvem) foi informado por 28% dos negócios ouvidos (36% entre os pequenos e 54% entre os grandes), e os chamados softwares de escritório (que auxiliam em tarefas de gestão, por exemplo) estão presentes em 22% das empresas pequenas e de 37% das grandes.

Apenas 4% das empresas informaram realizar o Big Data (coleta massiva e processamento inteligente de dados para análises e predições), sendo que, segundo o estudo, o índice fica abaixo de países europeus como Espanha (11%), Noruega (15%) e Finlândia (19%).

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-07/pesquisa-aponta-desigualdade-no-uso-de-tecnologias-por-empresas