Já está disponível a lista de contemplados para o 1º Ciclo de uso dos cursos à distância da Alura de 2021
A Alura é uma plataforma online de cursos de tecnologia que, em parceria com a Prefeitura, vem desde 2018 fornecendo cursos à distância para os servidores. Esta iniciativa faz parte do Programa Permanente de Capacitação que busca fomentar o desenvolvimento profissional dos servidores municipais das áreas de tecnologia.
O período de uso de licenças desse ciclo será de 06/01/21 a 07/03/21.
Confira abaixo a lista de contemplados!
Órgão setorial | Nome completo : | Pontos |
Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | Marina Tavares Edmundo | 55 |
Autarquia Hospitalar Municipal | MARCOS LIMA DA CRUZ | 50 |
Autarquia Hospitalar Municipal | Isabella Oliveira Ferro | 50 |
Secretaria Municipal de Gestão | Makiesse António Kiassugnua | 50 |
Secretaria Municipal da Saúde | Felipe Soares Neves | 45 |
Secretaria Municipal da Saúde | Douglas Félix Philipini Santos | 45 |
Secretaria Municipal da Saúde | Cristiane Yoshie Matsnaka | 45 |
Secretaria Municipal da Saúde | Diego Gimenes Barcelos | 45 |
Secretaria Municipal da Saúde | Tacílio Moreira de Araújo | 45 |
Procuradoria Geral do Município | João Paulo Ardoino Paschoal | 45 |
Secretaria Municipal da Saúde | claudemir dos santos | 45 |
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano | Felipe dos Santos Caprara | 40 |
Secretaria Municipal de Educação | Fernando Gonsales | 40 |
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano | Kendi Souza Kurihara | 40 |
São Paulo Turismo | Erivaldo bezerra da costa | 35 |
Companhia Metropolitana de Habitação | Leonardo Santos Gimenes | 35 |
Serviço Funerario do Município de São Paulo | Silvio Luiz Regis da Silva | 35 |
SP Urbanismo | RICARDO KEIITY TAKAHASHI | 35 |
SP Urbanismo | JONAS ISMAR MARCAL FONSECA | 35 |
SP Urbanismo | Mauricio Correia Dantas | 35 |
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social | Eloya Porto da Rocha | 35 |
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social | Pedro Gabriel Simões | 35 |
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania | Edimilson Blanes Coutinho | 35 |
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social | Virgínia Maria Lapoian Leite | 35 |
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social | BRUNA DOS SANTOS PEREIRA | 35 |
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social | Sérgio Marques Cavalcanti Filho | 35 |
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social | Yure Alves | 35 |
Secretaria do Governo Municipal | Marina Pocheca Mattos Pasquarelli | 35 |
Secretaria Municipal de Habitação | Gilberto Alves Carneiro | 35 |
Subprefeitura Itaim Paulista | Thais Ferreira Pereira | 30 |
Autoridade Municipal de Limpeza Urbana | Gislaine da Motta Bastos Matsukawa | 25 |
Subprefeitura Vila Mariana | Eduardo Rodrigues de Sousa | 25 |
Secretaria Municipal de Gestão | Danilo Raphael Chiaretto | 50 |
Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | Franco Tadeu Ferraciolli | 50 |
Autarquia Hospitalar Municipal | ELISEU ROSA CASTILHO | 50 |
Secretaria Municipal de Gestão | Rafael da Matta | 50 |
Procuradoria Geral do Município | Gabriel Guimarães Zeraik Fernandes | 45 |
Subprefeitura Cidade Tiradentes | Samuel Francisco Vilela | 40 |
Companhia Metropolitana de Habitação | José Antônio Muller | 35 |
São Paulo Turismo | Fábio Appolonio Ikenami | 35 |
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania | lucas dos santos guimaraes vieira | 35 |
Hospital do Servidor Publico Municipal | Edson da Silva | 35 |
Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo | MARCO VINICIUS HAWACHE SIMÒNE BUENO | 30 |
Secretraria Municipal de Justiça | Tamires Teixeira Camiolli | 30 |
Autoridade Municipal de Limpeza Urbana | Marcos Rogério do Nascimento | 25 |
Subprefeitura Vila Mariana | Silvio Alexandre Netto | 25 |
Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiencia | Edilson Flausino Silva | 20 |
Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | Ana Lucia Fernandes de Jesus Antunes | 50 |
Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | Natali Maria de Lima | 50 |
Secretaria Municipal de Gestão | Patrick Rodrigues | 50 |
Secretaria Municipal de Gestão | Alester Mafra Mendonça | 50 |
São Paulo Turismo | Rodrigo Alves Barbosa | 35 |
Secretaria do Governo Municipal | Juliana de Oliveira | 35 |
Hospital do Servidor Publico Municipal | Henrique Lustosa RibeiroFaria | 35 |
Hospital do Servidor Publico Municipal | José Vieira Dias Junior | 35 |
Hospital do Servidor Publico Municipal | Marcela Regina dos Reis | 35 |
Secretaria Municipal de Habitação | Rogério Aparecido Pereira Frontelli | 35 |
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania | Marcia Regina da Silva Cavalcanti | 35 |
Autoridade Municipal de Limpeza Urbana | Paloma Pereira da Silva | 25 |
Subprefeitura Vila Mariana | Alvaro Mendes Martins | 25 |
Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | Maria Cristina Lucchesi | 55 |
Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | Flávio Jimenez Verdi de Figueiredo | 55 |
Procuradoria Geral do Município | Álan de Moraes Torelli | 45 |
Subprefeitura Sé | Carlos Roberto Mancini Junior | 40 |
Subprefeitura Santana/Tucuruvi | Miriam Aparecida Fernandes Martins | 35 |
Secretaria do Governo Municipal | Fabrício Saturno de Oliveira | 35 |
Hospital do Servidor Publico Municipal | KELLY RODRIGUES DE OLIVEIRA | 35 |
Hospital do Servidor Publico Municipal | Gerson Giuliangeli | 35 |
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania | Roberto Plácido Leite | 35 |
Secretraria Municipal de Justiça | Eliene Suzana Veiga de Lima | 30 |
Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | Leonardo Carvalho Macarini | 50 |
Procuradoria Geral do Município | Camila de Oliveira Brito | 45 |
Companhia Metropolitana de Habitação | Mauro Perides | 35 |
Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | Carlos Henrique Horton Possa | 55 |
Secretaria Municipal da Fazenda | Rodrigo Mallmann Guerra | 45 |
Secretaria Municipal da Fazenda | Daniella Alessandra Silva Feres | 45 |
Procuradoria Geral do Município | Wagner Alencar Vereda | 45 |
Secretaria Municipal de Educação | Vítor Augusto Silva Ferragini | 40 |
Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | Murillo Corvino Rocha | 55 |
Procuradoria Geral do Município | Huno Molina Rodrigues dos Santos | 45 |
Secretaria do Governo Municipal | Igor Campos Cavalcanti | 35 |
Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes | Fabricio Kassardjian | 35 |
Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | Andrew Solera | 55 |
Secretaria Municipal da Fazenda | Roberto Shigueru Yabuuti | 45 |
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Reunimos algumas dicas para um melhor aproveitamento do estudo à distância. Veja se elas combinam com o seu jeito de aprender e se é possível aplicar algumas delas à sua rotina.
De olho no tempo e na rotina
O que você não pode perder de vista: a carga horária a ser cumprida (16h) dentro do prazo estipulado – de 06 de janeiro a 07 de março de 2021. Avalie qual é o melhor momento de iniciar a sua aprendizagem.
O indicado é que defina um tempo de dedicação ao conteúdo que se ajuste às demais atividades que você gosta ou que precisa fazer. Estudar todos os dias? Em dias intercalados? No final de semana? A distribuição do tempo precisa combinar com o seu ritmo, energia e disposição.
Com barulho ou sem barulho?
Local de estudo adequado é o que permite que você mantenha-se atento e concentrado. Não sendo possível, tente identificar o que te dispersa e faça as alterações possíveis para voltar ao foco.
Estudar até cansar ou não cansar de estudar?
A primeira opção remete à quantidade, que para algumas pessoas pode gerar desgaste e eventual descontinuidade da intenção de estudar. A segunda, remete à possibilidade de qualificar a assimilação do conteúdo, logo, um bom aproveitamento do curso.
O indicado é dar pausas, de 10’ a 15’, a cada 2h de dedicação aos estudos. Vale fazer o que mais te agrada, para diminuir o cansaço e suas variações – sonolência, impaciência, ansiedade ou qualquer outra sensação de sobrecarga.
Hábitos saudáveis
Ajudam! Se você ver valor e achar que vale a pena experimentar. Garantir um sono saudável, por exemplo, é fundamental para manter a atenção, concentração e memorização do que se aprende. Alimentos geradores de energia também favorecem o ânimo, a disposição e o foco.
Aproveite bem o conteúdo.
Boa aprendizagem!
Caso você não tenha sido contemplado com uma licença neste ciclo, veja abaixo como funciona o ranqueamento de interessados e entenda o que aconteceu. Se necessário, converse com a sua chefia e se planeje para atender aos critérios. Esperamos que no próximo ciclo você consiga!
Perguntas frequentes
- 1ª Etapa: inscrição e manifestação de interesse.
- 2ª Etapa: ranqueamento dos servidores e servidoras inscritos, de acordo com os critérios estipulados.
- 3ª Etapa: divulgação da lista de contemplados e distribuição das licenças de uso da plataforma.
A licença fica disponível ao aluno durante um período determinado. Ao fim deste período, um novo ciclo, com novas inscrições, se iniciará.
Os períodos de 2021 serão:
✔ Período 1: Janeiro e Fevereiro
✔ Período 2: Março e Abril
✔ Período 3: Maio e Junho
✔ Período 4: Julho e Agosto
✔ Período 5: Setembro e Outubro
✔ Período 6: Novembro e Dezembro
Os servidores e servidoras que trabalham com Tecnologia da Informação e Comunicação ou com Análise de Dados nos órgãos da Prefeitura de São Paulo. Isso inclui somente servidores efetivos, comissionados e estagiários que demonstrarem interesse prévio, através de inscrição.
É vedada a atribuição de licença a terceiros contratados pela Administração.
O formulário de inscrição é divulgado a todos os líderes de TI dos órgãos setoriais da Prefeitura de São Paulo, os quais são responsáveis por divulgar a oportunidade aos demais servidores de tecnologia.
O servidor que desejar se inscrever, deverá preencher seus dados, concordar com todos os termos para o recebimento da licença e aguardar o resultado.
O período de inscrições será aberto em torno de 15 dias antes do início do período da licença ou do bimestre.
Geralmente a procura pelo curso é maior que a oferta de 84 licenças, por isso aplicamos os seguintes critérios para definir quem será contemplado:
- Cumpriu a carga horária prevista nos cursos (EaD ou presencial), nos últimos seis meses, e portanto, não está na lista de impedimento.
- O órgão setorial cumpriu os critérios da Política de Governança de Tecnologia:
– Entregou o último Diagnóstico de Tecnologia – 10 pontos
– Participou nos últimos 6 Fóruns de Tecnologia – 10 pontos
– Atualizou o PDSTIC, de acordo com os critérios – 10 pontos **
– Posicionado no ranking da Escala de Maturidade:
– Série A: 30 pontos
– Série B: 25 pontos
– Série C: 20 pontos
– Série D: 15 pontos
– Série E: 10 pontos
– Série Inexistente: não pontua - Manifestou interesse no ciclo anterior e não foi contemplado por conta do limite de 5 vagas disponibilizadas ao órgão setorial.
- Foi contemplado menos vezes com o acesso à Alura.
- Ordem de inscrição
** Critérios para considerar o PDSTIC atualizado, por ciclo:
- Ciclo 2: PDSTIC 2019 atualizado e PDSTIC 2020 aprovado
- Ciclo 3: PDSTIC 2019 atualizado, PDSTIC 2020 aprovado e Diagnóstico 2020 entregue.
- Ciclo 4: PDSTIC 2020 aprovado e com status atualizado entre maio e junho
- Ciclo 5: PDSTIC 2020 atualizado entre maio e agosto e PDSTIC 2021 em andamento/não aprovado
- Ciclo 6: PDSTIC 2020 atualizado entre maio e outubro e versão preliminar do PDSTIC 2021
Ao receber uma licença, você assume duas responsabilidades:
- Cumprir o mínimo de 16 horas-aula, dentro do ciclo de 2 meses. As horas serão computadas apenas quando o curso for concluído.
- Fazer cursos relevantes ao seu trabalho dentro do órgão da Prefeitura.
Atenção!
Se atente aos prazos. Se você não concluir a quantidade mínima de horas-aula no fim do período você irá para a lista de impedimento de próximas inscrições.
1ª vez que recebo uma licença:
A própria Alura te enviará uma senha de acesso provisória no endereço de e-mail pessoal que você informou na inscrição.
Para entrar em sua nova conta, você deve acessar o portal da Alura e efetuar o login, usando esse e-mail pessoal informado e a senha enviada pela Alura.
O portal da Alura pode ser acessado pelo link a seguir: www.alura.com.br. Após acessar este endereço, clique em “Entrar”, no canto superior direito da tela.
Já recebi uma licença antes:
Se na nova inscrição você informou o mesmo e-mail pessoal (que usou em ciclos anteriores), você não receberá uma senha nova, sua conta permanecerá a mesma. O acesso será apenas renovado e você pode entrar na plataforma com a mesma senha que usou nos ciclos anteriores.
Caso você tenha informado um e-mail pessoal diferente do usado anteriormente, a Alura criará uma nova conta para você e te enviará um e-mail com uma senha provisória.
Atenção:
Recomendamos que você informe o mesmo e-mail pessoal em toda nova inscrição, para que o seu acesso seja apenas renovado. Assim evita-se de criar mais de uma conta para a mesma pessoa.
Vai para a lista de impedimento aqueles que foram contemplados com cursos (tanto presenciais, quanto EaD) e não cumpriram a carga horária mínima estabelecida. Dessa forma, ficam impedidos de participar de novas oportunidades de capacitação oferecidas pelo Programa Permanente de Capacitação por 6 meses. Portaria SMIT-SMG nº11/2018
A sua conta na Alura permanecerá com o acesso aos certificados dos cursos realizados, bem como todo o seu histórico. Porém, você não terá permissão para realizar novos cursos, nem possuirá acesso ao material didático dos cursos finalizados.
Dúvidas sobre o conteúdo de um curso em específico:
Envie sua dúvida no Fórum específico de cada curso dentro da plataforma Alura. Veja como funciona.
Dúvidas sobre o uso da plataforma:
Entre em contato diretamente com a Alura, através do endereço: https://www.alura.com.br/contato
Ainda com dúvidas sobre critérios de ranqueamento, alocação de licenças, inscrições, entre outras relacionadas?
Entre em contato com a SMIT/CGTIC através do e-mail tecnologia@prefeitura.sp.gov.br