1º Ciclo Alura de Capacitação de Tecnologia de 2021

1º Ciclo Alura de Capacitação de Tecnologia de 2021

Já está disponível a lista de contemplados para o 1º Ciclo de uso dos cursos à distância da Alura de 2021

A Alura é uma plataforma online de cursos de tecnologia que, em parceria com a Prefeitura, vem desde 2018 fornecendo cursos à distância para os servidores. Esta iniciativa faz parte do Programa Permanente de Capacitação que busca fomentar o desenvolvimento profissional dos servidores municipais das áreas de tecnologia.

O período de uso de licenças desse ciclo será de 06/01/21 a 07/03/21.

Confira abaixo a lista de contemplados!

Órgão setorial

Nome completo : 

Pontos

Secretaria Municipal de Inovação e

Tecnologia

Marina Tavares Edmundo

55

Autarquia Hospitalar Municipal

MARCOS LIMA DA CRUZ

50

Autarquia Hospitalar Municipal

Isabella Oliveira Ferro

50

Secretaria Municipal de Gestão

Makiesse António Kiassugnua

50

Secretaria Municipal da Saúde

Felipe Soares Neves

45

Secretaria Municipal da Saúde

Douglas Félix Philipini Santos

45

Secretaria Municipal da Saúde

Cristiane Yoshie Matsnaka

45

Secretaria Municipal da Saúde

Diego Gimenes Barcelos

45

Secretaria Municipal da Saúde

Tacílio Moreira de Araújo

45

Procuradoria Geral do Município

João Paulo Ardoino Paschoal

45

Secretaria Municipal da Saúde

claudemir dos santos

45

Secretaria Municipal de 

Desenvolvimento Urbano

Felipe dos Santos Caprara

40

Secretaria Municipal de Educação

Fernando Gonsales

40

Secretaria Municipal de 

Desenvolvimento Urbano

Kendi Souza Kurihara

40

São Paulo Turismo

Erivaldo bezerra da costa

35

Companhia Metropolitana de Habitação

Leonardo Santos Gimenes

35

Serviço Funerario do Município de 

São Paulo

Silvio Luiz Regis da Silva

35

SP Urbanismo

RICARDO KEIITY TAKAHASHI

35

SP Urbanismo

JONAS ISMAR MARCAL FONSECA

35

SP Urbanismo

Mauricio Correia Dantas

35

Secretaria Municipal de Assistência e 

Desenvolvimento Social

Eloya Porto da Rocha

35

Secretaria Municipal de Assistência e 

Desenvolvimento Social

Pedro Gabriel Simões

35

Secretaria Municipal de Direitos 

Humanos e Cidadania

Edimilson Blanes Coutinho

35

Secretaria Municipal de Assistência e 

Desenvolvimento Social

Virgínia Maria  Lapoian Leite

35

Secretaria Municipal de Assistência e 

Desenvolvimento Social

BRUNA DOS SANTOS PEREIRA

35

Secretaria Municipal de Assistência e 

Desenvolvimento Social

Sérgio Marques Cavalcanti Filho

35

Secretaria Municipal de Assistência e 

Desenvolvimento Social

Yure Alves

35

Secretaria do Governo Municipal

Marina Pocheca Mattos Pasquarelli

35

Secretaria Municipal de Habitação

Gilberto Alves Carneiro

35

Subprefeitura Itaim Paulista

Thais Ferreira Pereira

30

Autoridade Municipal de Limpeza 

Urbana

Gislaine da Motta Bastos Matsukawa

25

Subprefeitura Vila Mariana

Eduardo Rodrigues de Sousa

25

Secretaria Municipal de Gestão

Danilo Raphael Chiaretto

50

Secretaria Municipal do Verde e do 

Meio Ambiente

Franco Tadeu Ferraciolli

50

Autarquia Hospitalar Municipal

ELISEU ROSA CASTILHO

50

Secretaria Municipal de Gestão

Rafael da Matta

50

Procuradoria Geral do Município

Gabriel Guimarães Zeraik Fernandes

45

Subprefeitura Cidade Tiradentes

Samuel Francisco Vilela

40

Companhia Metropolitana de Habitação

José Antônio Muller

35

São Paulo Turismo

Fábio Appolonio Ikenami

35

Secretaria Municipal de Direitos 

Humanos e Cidadania

lucas dos santos guimaraes vieira

35

Hospital do Servidor Publico Municipal

Edson da Silva

35

Empresa de Cinema e Audiovisual de 

São Paulo

MARCO VINICIUS HAWACHE 

SIMÒNE BUENO

30

Secretraria Municipal de Justiça

Tamires Teixeira Camiolli

30

Autoridade Municipal de Limpeza 

Urbana

Marcos Rogério do Nascimento

25

Subprefeitura Vila Mariana

Silvio Alexandre Netto

25

Secretaria Municipal da Pessoa com 

Deficiencia

Edilson Flausino Silva

20

Secretaria Municipal do Verde e do 

Meio Ambiente

Ana Lucia Fernandes de Jesus Antunes

50

Secretaria Municipal do Verde e do 

Meio Ambiente

Natali Maria de Lima

50

Secretaria Municipal de Gestão

Patrick Rodrigues

50

Secretaria Municipal de Gestão

Alester Mafra Mendonça

50

São Paulo Turismo

Rodrigo Alves Barbosa

35

Secretaria do Governo Municipal

Juliana de Oliveira

35

Hospital do Servidor Publico Municipal

Henrique Lustosa RibeiroFaria

35

Hospital do Servidor Publico Municipal

José Vieira Dias Junior

35

Hospital do Servidor Publico Municipal

Marcela Regina dos Reis

35

Secretaria Municipal de Habitação

Rogério Aparecido Pereira Frontelli

35

Secretaria Municipal de Direitos 

Humanos e Cidadania

Marcia Regina da Silva Cavalcanti

35

Autoridade Municipal de Limpeza 

Urbana

Paloma Pereira da Silva

25

Subprefeitura Vila Mariana

Alvaro Mendes Martins

25

Secretaria Municipal de Inovação e 

Tecnologia

Maria Cristina Lucchesi

55

Secretaria Municipal de Inovação e 

Tecnologia

Flávio Jimenez Verdi de Figueiredo

55

Procuradoria Geral do Município

Álan de Moraes Torelli

45

Subprefeitura Sé

Carlos Roberto Mancini Junior

40

Subprefeitura Santana/Tucuruvi

Miriam Aparecida Fernandes Martins

35

Secretaria do Governo Municipal

Fabrício Saturno de Oliveira

35

Hospital do Servidor Publico Municipal

KELLY RODRIGUES DE OLIVEIRA

35

Hospital do Servidor Publico Municipal

Gerson Giuliangeli

35

Secretaria Municipal de Direitos

 Humanos e Cidadania

Roberto Plácido Leite

35

Secretraria Municipal de Justiça

Eliene Suzana Veiga de Lima

30

Secretaria Municipal do Verde e do 

Meio Ambiente

Leonardo Carvalho Macarini

50

Procuradoria Geral do Município

Camila de Oliveira Brito

45

Companhia Metropolitana de Habitação

Mauro Perides

35

Secretaria Municipal de Inovação e 

Tecnologia

Carlos Henrique Horton Possa

55

Secretaria Municipal da Fazenda

Rodrigo Mallmann Guerra

45

Secretaria Municipal da Fazenda

Daniella Alessandra Silva Feres

45

Procuradoria Geral do Município

Wagner Alencar Vereda

45

Secretaria Municipal de Educação

Vítor Augusto Silva Ferragini

40

Secretaria Municipal de Inovação e 

Tecnologia

Murillo Corvino Rocha

55

Procuradoria Geral do Município

Huno Molina Rodrigues dos Santos

45

Secretaria do Governo Municipal

Igor Campos Cavalcanti

35

Secretaria Municipal de Mobilidade e 

Transportes

Fabricio Kassardjian

35

Secretaria Municipal de Inovação e 

Tecnologia

Andrew Solera

55

Secretaria Municipal da Fazenda

Roberto Shigueru Yabuuti

45

A Alura oferece mais de 1.000 cursos, conheça todos aqui: https://www.alura.com.br/cursos-online-tecnologia

Reunimos algumas dicas para um melhor aproveitamento do estudo à distância. Veja se elas combinam com o seu jeito de aprender e se é possível aplicar algumas delas à sua rotina.

De olho no tempo e na rotina

O que você não pode perder de vista: a carga horária a ser cumprida (16h) dentro do prazo estipulado – de 06 de janeiro a 07 de março de 2021. Avalie qual é o melhor momento de iniciar a sua aprendizagem.

O indicado é que defina um tempo de dedicação ao conteúdo que se ajuste às demais atividades que você gosta ou que precisa fazer. Estudar todos os dias? Em dias intercalados? No final de semana? A distribuição do tempo precisa combinar com o seu ritmo, energia e disposição.

Com barulho ou sem barulho?

Local de estudo adequado é o que permite que você mantenha-se atento e concentrado. Não sendo possível, tente identificar o que te dispersa e faça as alterações possíveis para voltar ao foco.

Estudar até cansar ou não cansar de estudar?

A primeira opção remete à quantidade, que para algumas pessoas pode gerar desgaste e eventual descontinuidade da intenção de estudar. A segunda, remete à possibilidade de qualificar a assimilação do conteúdo, logo, um bom aproveitamento do curso.

O indicado é dar pausas, de 10’ a 15’, a cada 2h de dedicação aos estudos. Vale fazer o que mais te agrada, para diminuir o cansaço e suas variações – sonolência, impaciência, ansiedade ou qualquer outra sensação de sobrecarga.

Hábitos saudáveis

Ajudam! Se você ver valor e achar que vale a pena experimentar. Garantir um sono saudável, por exemplo, é fundamental para manter a atenção, concentração e memorização do que se aprende. Alimentos geradores de energia também favorecem o ânimo, a disposição e o foco.

Aproveite bem o conteúdo.

Boa aprendizagem!

Caso você não tenha sido contemplado com uma licença neste ciclo, veja abaixo como funciona o ranqueamento de interessados e entenda o que aconteceu. Se necessário, converse com a sua chefia e se planeje para atender aos critérios. Esperamos que no próximo ciclo você consiga!

 

Perguntas frequentes

  • 1ª Etapa: inscrição e manifestação de interesse.
  • 2ª Etapa: ranqueamento dos servidores e servidoras inscritos, de acordo com os critérios estipulados.
  • 3ª Etapa: divulgação da lista de contemplados e distribuição das licenças de uso da plataforma.

A licença fica disponível ao aluno durante um período determinado. Ao fim deste período, um novo ciclo, com novas inscrições, se iniciará.

Os períodos de 2021 serão:
✔ Período 1: Janeiro e Fevereiro
✔ Período 2: Março e Abril
✔ Período 3: Maio e Junho
✔ Período 4: Julho e Agosto
✔ Período 5: Setembro e Outubro
✔ Período 6: Novembro e Dezembro

Os servidores e servidoras que trabalham com Tecnologia da Informação e Comunicação ou com Análise de Dados nos órgãos da Prefeitura de São Paulo. Isso inclui somente servidores efetivos, comissionados e estagiários que demonstrarem interesse prévio, através de inscrição.

É vedada a atribuição de licença a terceiros contratados pela Administração.

O formulário de inscrição é divulgado a todos os líderes de TI dos órgãos setoriais da Prefeitura de São Paulo, os quais são responsáveis por divulgar a oportunidade aos demais servidores de tecnologia.

O servidor que desejar se inscrever, deverá preencher seus dados, concordar com todos os termos para o recebimento da licença e aguardar o resultado.

O período de inscrições será aberto em torno de 15 dias antes do início do período da licença ou do bimestre.

Geralmente a procura pelo curso é maior que a oferta de 84 licenças, por isso aplicamos os seguintes critérios para definir quem será contemplado: 

  1. Cumpriu a carga horária prevista nos cursos (EaD ou presencial), nos últimos seis meses, e portanto, não está na lista de impedimento. 
  2. O órgão setorial cumpriu os critérios da Política de Governança de Tecnologia:
    – Entregou o último Diagnóstico de Tecnologia – 10 pontos
    – Participou nos últimos 6 Fóruns de Tecnologia – 10 pontos
    – Atualizou o PDSTIC, de acordo com os critérios – 10 pontos **
    – Posicionado no ranking da Escala de Maturidade:
         – Série A: 30 pontos
         – Série B: 25 pontos
         – Série C: 20 pontos
         – Série D: 15 pontos
         – Série E: 10 pontos
         – Série Inexistente: não pontua
  3. Manifestou interesse no ciclo anterior e não foi contemplado por conta do limite de 5 vagas disponibilizadas ao órgão setorial.
  4. Foi contemplado menos vezes com o acesso à Alura.
  5. Ordem de inscrição  

** Critérios para considerar o PDSTIC atualizado, por ciclo:

  • Ciclo 2: PDSTIC 2019 atualizado e PDSTIC 2020 aprovado
  • Ciclo 3: PDSTIC 2019 atualizado, PDSTIC 2020 aprovado e Diagnóstico 2020 entregue.
  • Ciclo 4: PDSTIC 2020 aprovado e com status atualizado entre maio e junho
  • Ciclo 5: PDSTIC 2020 atualizado entre maio e agosto e PDSTIC 2021 em andamento/não aprovado
  • Ciclo 6: PDSTIC 2020 atualizado entre maio e outubro e versão preliminar do PDSTIC 2021 

Ao receber uma licença, você assume duas responsabilidades:

  1. Cumprir o mínimo de 16 horas-aula, dentro do ciclo de 2 meses. As horas serão computadas apenas quando o curso for concluído.
  2. Fazer cursos relevantes ao seu trabalho dentro do órgão da Prefeitura.

Atenção!
Se atente aos prazos. Se você não concluir a quantidade mínima de horas-aula no fim do período você irá para a lista de impedimento de próximas inscrições.

1ª vez que recebo uma licença:
A própria Alura te enviará uma senha de acesso provisória no endereço de e-mail pessoal que você informou na inscrição.

Para entrar em sua nova conta, você deve acessar o portal da Alura e efetuar o login, usando esse e-mail pessoal informado e a senha enviada pela Alura.

O portal da Alura pode ser acessado pelo link a seguir: www.alura.com.br. Após acessar este endereço, clique em “Entrar”, no canto superior direito da tela.

Já recebi uma licença antes:
Se na nova inscrição você informou o mesmo e-mail pessoal (que usou em ciclos anteriores), você não receberá uma senha nova, sua conta permanecerá a mesma. O acesso será apenas renovado e você pode entrar na plataforma com a mesma senha que usou nos ciclos anteriores. 

Caso você tenha informado um e-mail pessoal diferente do usado anteriormente, a Alura criará uma nova conta para você e te enviará um e-mail com uma senha provisória.

Atenção:
Recomendamos que você informe o mesmo e-mail pessoal em toda nova inscrição, para que o seu acesso seja apenas renovado. Assim evita-se de criar mais de uma conta para a mesma pessoa.

Vai para a lista de impedimento aqueles que foram contemplados com cursos (tanto presenciais, quanto EaD) e não cumpriram a carga horária mínima estabelecida. Dessa forma, ficam impedidos de participar de novas oportunidades de capacitação oferecidas pelo Programa Permanente de Capacitação por 6 meses. Portaria SMIT-SMG nº11/2018

A sua conta na Alura permanecerá com o acesso aos certificados dos cursos realizados, bem como todo o seu histórico. Porém, você não terá permissão para realizar novos cursos, nem possuirá acesso ao material didático dos cursos finalizados.

Dúvidas sobre o conteúdo de um curso em específico:
Envie sua dúvida no Fórum específico de cada curso dentro da plataforma Alura. Veja como funciona.

Dúvidas sobre o uso da plataforma:
Entre em contato diretamente com a Alura, através do endereço: https://www.alura.com.br/contato

Ainda com dúvidas sobre critérios de ranqueamento, alocação de licenças, inscrições, entre outras relacionadas?
Entre em contato com a SMIT/CGTIC através do e-mail tecnologia@prefeitura.sp.gov.br

 

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