Já está disponível a lista de contemplados para o 3º Ciclo de uso dos cursos à distância da Alura de 2021
A Alura é uma plataforma online de cursos de tecnologia que, em parceria com a Prefeitura, vem desde 2018 fornecendo cursos à distância para os servidores. Esta iniciativa faz parte do Programa Permanente de Capacitação que busca fomentar o desenvolvimento profissional dos servidores municipais das áreas de tecnologia.
O período de uso de licenças desse ciclo será de 10/05/21 a 06/07/21.
Confira abaixo a lista de contemplados!
Lista de contemplados
Nome completo | Setorial | Pontuação |
Adriana Nepomuceno Guido | Instituto de Previdência Municipal | 30 |
Álan de Moraes Torelli | Procuradoria Geral do Município | 45 |
Alann Batista Cardoso Silva | Secretaria Municipal da Saúde | 45 |
Alexandre Araujo de Souza | Secretaria Municipal da Saúde | 45 |
ANDRE LUIZ DE OLIVEIRA | Secretaria Municipal da Saúde | 45 |
Andrea Godoy Sanchez | Secretaria do Governo Municipal | 35 |
Andrew Solera | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
ANTONIO CLOVIS DE MEDEIROS NETO | Subprefeitura Penha | 40 |
Arnaldo Pereira Pires | Autarquia Hospitalar Municipal | 30 |
Beatriz da Rocha | Secretaria Municipal das Subprefeituras | 35 |
Bruno Azuma Balzano | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Carlos Henrique horton possa | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Carlos Roberto Mancini Junior | Subprefeitura Sé | 40 |
Celso da Silva | Procuradoria Geral do Município | 45 |
CELSO XAVIER DE SOUZA | Subprefeitura Penha | 40 |
Cesar Jagosich | Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência | 20 |
Cezar dos Santos | São Paulo Turismo | 20 |
Cicero Ezequiel Rodrigues Teixeira | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | 40 |
Daniella Alessandra Silva Feres | Secretaria Municipal da Fazenda | 45 |
DAVI GIUGNO | Secretaria Municipal de Gestão | 50 |
Dennis Cardoso da Cunha | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Douglas Oliveira de Andrade | Controladoria Geral do Município | 35 |
Edimilson Blanes Coutinho | Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania | 35 |
Edson da Silva | Hospital do Servidor Publico Municipal | 25 |
Eduardo Rodrigues de Sousa | Subprefeitura Vila Mariana | 35 |
Eloya Porto da Rocha | Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social | 35 |
Emerson da Silva Cardozo | Subprefeitura Parelheiros | 20 |
Erivaldo bezerra da costa | São Paulo Turismo | 20 |
Fábio Peres Consolini | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Felipe Landim Ribeiro Mendes | Secretaria do Governo Municipal | 35 |
Fernanda Gualberto Herbst | Secretaria Municipal das Subprefeituras | 35 |
Flávio Jimenez Verdi de Figueiredo | Secretaria Municipal de Habitação | 35 |
Grazielly de Cássia Ribeiro da Silva | Secretaria do Governo Municipal | 35 |
Guilherme Silva Tomaz | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Henrique Lustosa Ribeiro Faria | Hospital do Servidor Publico Municipal | 25 |
Jarbas Antonio de Biagi Junior | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
José Antônio Muller | Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo | 35 |
jose vieira dias junior | Hospital do Servidor Publico Municipal | 25 |
JOSEYLTON SALES DE ALMEIDA | Subprefeitura Penha | 40 |
Julio Nascimento Sales | Secretaria Municipal de Urbanismno e Licenciamento | 40 |
LAURA GARCIA VIEIRA | Secretaria do Governo Municipal | 35 |
Leonardo Carvalho Macarini | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | 40 |
Lucas Aversa Martins | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Lucas Fortunato dos Santos | Hospital do Servidor Publico Municipal | 25 |
Luciano Rodrigues Melhado | Serviço Funerário do Município de São Paulo | 25 |
Lucilla Idalina de Cássia Borges Ramos Dias | Secretaria do Governo Municipal | 35 |
Marcelo Batista Dias | Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo | 35 |
Marco Vinícius Hawache Simòne Bueno | Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo | 20 |
Marcos Ribeiro Soares | São Paulo Turismo | 20 |
Marina Bergstrom Paredes | Secretaria Municipal de Gestão | 50 |
Martim Tassinari Aguiar | Secretaria Municipal de Gestão | 50 |
Miriam Aparecida Fernandes Martins | Subprefeitura Santana/Tucuruvi | 35 |
Murillo Corvino Rocha | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Nassor de Oliveira Ramos | Secretaria Municipal de Gestão | 50 |
Orlando Cabral do Nascimento Junior | Secretaria Municipal das Subprefeituras | 35 |
Paulo Guilherme Santos Rezende | Secretaria Municipal de Esportes e Lazer | 35 |
PEDRO HENRIQUE ROCHA | Secretaria Municipal de Relações Internacionais | 10 |
Rafael de Matos Silva | Secretaria Municipal de Gestão | 50 |
RAFAEL MACHADO DE FREITAS | Autarquia Hospitalar Municipal | 30 |
Raquel Ribeiro Rios | Procuradoria Geral do Município | 45 |
Renan Rosela Batista | Secretaria Municipal de Esportes e Lazer | 35 |
Renato Passalacqua | Secretaria Municipal da Saúde | 45 |
Renato William Pinto de Souza | Secretaria Municipal da Saúde | 45 |
Ricardo A. Bastos e Oliveira | Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo | 35 |
Ricardo Suanez Gonçalves | Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo | 35 |
Risomar Alves Lima | Secretaria Municipal de Justiça | 30 |
Roberta Fernandes Ramos | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Rodrigo Alvaro da Costa Ribeiro | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Rodrigo Alves Barbosa | São Paulo Turismo | 20 |
Rodrigo Mallmann Guerra | Secretaria Municipal da Fazenda | 45 |
Silvio Luiz Regis da Silva | Serviço Funerário do Município de São Paulo | 25 |
SIMONE TIYOMI YUKUYAMA | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | 40 |
Suzana Claro Perobelli | Secretaria Municipal da Saúde | 45 |
Tamires Teixeira Camiolli | Procuradoria Geral do Município | 45 |
THAIS FERREIRA PEREIRA | Subprefeitura Itaim Paulista | 30 |
Thiago Ferreira de Souza | Secretaria Municipal de Gestão | 50 |
Thiago Ferreira Miranda | Secretaria Municipal das Subprefeituras | 35 |
Thomas Gregory da Silva | Hospital do Servidor Publico Municipal | 25 |
VICTOR FELIPE PICCIN NOGUEIRA DE LIMA | Secretaria Municipal da Saúde | 45 |
Vinicius de Oliveira Giuliani | Secretaria Municipal de Urbanismno e Licenciamento | 40 |
Vítor Augusto Silva Ferragini | Secretaria Municipal de Educação | 40 |
Vitor Semeraro | Secretaria Municipal de Justiça | 30 |
Wagner Alencar Vereda | Procuradoria Geral do Município | 45 |
Wagner Ary Mota | Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras | 40 |
Willians lemes dos Santos | Secretaria Municipal das Subprefeituras | 35 |
A Alura oferece mais de 1.000 cursos, conheça todos aqui: https://www.alura.com.br/cursos-online-tecnologia
Reunimos algumas dicas para um melhor aproveitamento do estudo à distância. Veja se elas combinam com o seu jeito de aprender e se é possível aplicar algumas delas à sua rotina.
De olho no tempo e na rotina
O que você não pode perder de vista: a carga horária a ser cumprida (16h) dentro do prazo estipulado – de 06 de janeiro a 07 de março de 2021. Avalie qual é o melhor momento de iniciar a sua aprendizagem.
O indicado é que defina um tempo de dedicação ao conteúdo que se ajuste às demais atividades que você gosta ou que precisa fazer. Estudar todos os dias? Em dias intercalados? No final de semana? A distribuição do tempo precisa combinar com o seu ritmo, energia e disposição.
Com barulho ou sem barulho?
Local de estudo adequado é o que permite que você mantenha-se atento e concentrado. Não sendo possível, tente identificar o que te dispersa e faça as alterações possíveis para voltar ao foco.
Estudar até cansar ou não cansar de estudar?
A primeira opção remete à quantidade, que para algumas pessoas pode gerar desgaste e eventual descontinuidade da intenção de estudar. A segunda, remete à possibilidade de qualificar a assimilação do conteúdo, logo, um bom aproveitamento do curso.
O indicado é dar pausas, de 10’ a 15’, a cada 2h de dedicação aos estudos. Vale fazer o que mais te agrada, para diminuir o cansaço e suas variações – sonolência, impaciência, ansiedade ou qualquer outra sensação de sobrecarga.
Hábitos saudáveis
Ajudam! Se você ver valor e achar que vale a pena experimentar. Garantir um sono saudável, por exemplo, é fundamental para manter a atenção, concentração e memorização do que se aprende. Alimentos geradores de energia também favorecem o ânimo, a disposição e o foco.
Aproveite bem o conteúdo.
Boa aprendizagem!
Caso você não tenha sido contemplado com uma licença neste ciclo, veja abaixo como funciona o ranqueamento de interessados e entenda o que aconteceu. Se necessário, converse com a sua chefia e se planeje para atender aos critérios. Esperamos que no próximo ciclo você consiga!
Perguntas frequentes
- 1ª Etapa: inscrição e manifestação de interesse.
- 2ª Etapa: ranqueamento dos servidores e servidoras inscritos, de acordo com os critérios estipulados.
- 3ª Etapa: divulgação da lista de contemplados e distribuição das licenças de uso da plataforma.
A licença fica disponível ao aluno durante um período determinado. Ao fim deste período, um novo ciclo, com novas inscrições, se iniciará.
Os períodos de 2021 serão:
✔ Período 1: Janeiro e Fevereiro
✔ Período 2: Março e Abril
✔ Período 3: Maio e Junho
✔ Período 4: Julho e Agosto
✔ Período 5: Setembro e Outubro
✔ Período 6: Novembro e Dezembro
Os servidores e servidoras que trabalham com Tecnologia da Informação e Comunicação ou com Análise de Dados nos órgãos da Prefeitura de São Paulo. Isso inclui somente servidores efetivos, comissionados e estagiários que demonstrarem interesse prévio, através de inscrição.
É vedada a atribuição de licença a terceiros contratados pela Administração.
O formulário de inscrição é divulgado a todos os líderes de TI dos órgãos setoriais da Prefeitura de São Paulo, os quais são responsáveis por divulgar a oportunidade aos demais servidores de tecnologia.
O servidor que desejar se inscrever, deverá preencher seus dados, concordar com todos os termos para o recebimento da licença e aguardar o resultado.
O período de inscrições será aberto em torno de 15 dias antes do início do período da licença ou do bimestre.
Geralmente a procura pelo curso é maior que a oferta de 84 licenças, por isso aplicamos os seguintes critérios para definir quem será contemplado:
- Cumpriu a carga horária prevista nos cursos (EaD ou presencial), nos últimos seis meses, e portanto, não está na lista de impedimento.
- O órgão setorial cumpriu os critérios da Política de Governança de Tecnologia:
– Entregou o último Diagnóstico de Tecnologia – 10 pontos
– Participou nos últimos 6 Fóruns de Tecnologia – 10 pontos
– Atualizou o PDSTIC, de acordo com os critérios – 10 pontos **
– Posicionado no ranking da Escala de Maturidade:
– Série A: 30 pontos
– Série B: 25 pontos
– Série C: 20 pontos
– Série D: 15 pontos
– Série E: 10 pontos
– Série Inexistente: não pontua - Manifestou interesse no ciclo anterior e não foi contemplado por conta do limite de 5 vagas disponibilizadas ao órgão setorial.
- Foi contemplado menos vezes com o acesso à Alura.
- Ordem de inscrição
** Critérios para considerar o PDSTIC atualizado, por ciclo:
- Ciclo 2: PDSTIC 2020 atualizado e PDSTIC 2021 aprovado
- Ciclo 3: PDSTIC 2020 atualizado, PDSTIC 2021 aprovado e Diagnóstico de TIC 2021 entregue.
- Ciclo 4: PDSTIC 2021 aprovado e com status atualizado entre maio e junho
- Ciclo 5: PDSTIC 2021 atualizado entre maio e agosto e PDSTIC 2022 em andamento/não aprovado
- Ciclo 6: PDSTIC 2021 atualizado entre maio e outubro e versão preliminar do PDSTIC 2022
Ao receber uma licença, você assume duas responsabilidades:
- Cumprir o mínimo de 16 horas-aula, dentro do ciclo de 2 meses. As horas serão computadas apenas quando o curso for concluído.
- Fazer cursos relevantes ao seu trabalho dentro do órgão da Prefeitura.
Atenção!
Se atente aos prazos. Se você não concluir a quantidade mínima de horas-aula no fim do período você irá para a lista de impedimento de próximas inscrições.
1ª vez que recebo uma licença:
A própria Alura te enviará uma senha de acesso provisória no endereço de e-mail pessoal que você informou na inscrição.
Para entrar em sua nova conta, você deve acessar o portal da Alura e efetuar o login, usando esse e-mail pessoal informado e a senha enviada pela Alura.
O portal da Alura pode ser acessado pelo link a seguir: www.alura.com.br. Após acessar este endereço, clique em “Entrar”, no canto superior direito da tela.
Já recebi uma licença antes:
Se na nova inscrição você informou o mesmo e-mail pessoal (que usou em ciclos anteriores), você não receberá uma senha nova, sua conta permanecerá a mesma. O acesso será apenas renovado e você pode entrar na plataforma com a mesma senha que usou nos ciclos anteriores.
Caso você tenha informado um e-mail pessoal diferente do usado anteriormente, a Alura criará uma nova conta para você e te enviará um e-mail com uma senha provisória.
Atenção:
Recomendamos que você informe o mesmo e-mail pessoal em toda nova inscrição, para que o seu acesso seja apenas renovado. Assim evita-se de criar mais de uma conta para a mesma pessoa.
Vai para a lista de impedimento aqueles que foram contemplados com cursos (tanto presenciais, quanto EaD) e não cumpriram a carga horária mínima estabelecida. Dessa forma, ficam impedidos de participar de novas oportunidades de capacitação oferecidas pelo Programa Permanente de Capacitação por 6 meses. Portaria SMIT-SMG nº11/2018
A sua conta na Alura permanecerá com o acesso aos certificados dos cursos realizados, bem como todo o seu histórico. Porém, você não terá permissão para realizar novos cursos, nem possuirá acesso ao material didático dos cursos finalizados.
Dúvidas sobre o conteúdo de um curso em específico:
Envie sua dúvida no Fórum específico de cada curso dentro da plataforma Alura. Veja como funciona.
Dúvidas sobre o uso da plataforma:
Entre em contato diretamente com a Alura, através do endereço: https://www.alura.com.br/contato
Ainda com dúvidas sobre critérios de ranqueamento, alocação de licenças, inscrições, entre outras relacionadas?
Entre em contato com a SMIT/CGTIC através do e-mail tecnologia@prefeitura.sp.gov.br