A Alura é uma plataforma online de cursos de tecnologia que, em parceria com a Prefeitura, vem desde 2018 fornecendo cursos à distância para os servidores. Esta iniciativa faz parte do Programa Permanente de Capacitação que busca fomentar o desenvolvimento profissional dos servidores municipais das áreas de tecnologia.
O período de uso de licenças desse ciclo será de 07/07/21 a 02/09/21.
Confira abaixo a lista de contemplados!
Lista de contemplados
Nome completo | Setorial | Pontos pela governança |
Adilson Ferreira de Araujo | Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras | 30 |
Álan de Moraes Torelli | Procuradoria Geral do Município | 35 |
Alester Mafra Mendonça | Secretaria Executiva de Gestão | 50 |
alex amorim pena | Secretaria Municipal de Segurança Urbana | 50 |
Alisson Magalhães Silva | Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social | 25 |
Andrea Godoy Sanchez | Secretaria do Governo Municipal | 25 |
Andrea Klayn Batschinski | Controladoria Geral do Município | 25 |
Andrew Solera | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 35 |
Argeu Lima | Subprefeitura Penha | 30 |
Berit Ara Shalon de Carvalho | Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento | 40 |
Bruno Azuma Balzano | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 35 |
CARLOS EDUARDO ELOI MACIEL | Subprefeitura Sé | 40 |
carlos henrique horton possa | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 35 |
Caroline Ramos de Sousa | Secretaria Municipal da Fazenda | 35 |
Cezar dos Santos | São Paulo Turismo | 10 |
Claudio Caldarelli Junior | Companhia de Engenharia de Tráfego | 20 |
Daniel Oshiro Viana | São Paulo Turismo | 10 |
DANIELLA ALESSANDRA SILVA FERES | Secretaria Municipal da Fazenda | 35 |
Debora Yuri Dondo | Controladoria Geral do Município | 25 |
Edimilson Blanes Coutinho | Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania | 25 |
Eliel dos Santos Silva | Secretaria Municipal de Educação | 20 |
Evandro Matheus dos Santos Silva | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 35 |
Fábio Appolonio Ikenami | São Paulo Turismo | 10 |
Fabio Fukayama | Secretaria Municipal da Fazenda | 35 |
Fábio Peres Consolini | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 35 |
Felipe Landim Ribeiro Mendes | Secretaria Executiva de Gestão | 50 |
Filipe Pereira Nunes de Carvalho | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 35 |
Flávio Jimenez Verdi de Figueiredo | Secretaria Municipal de Habitação | 25 |
FRANCISCO FLORENTINO DE SOUSA FILHO | Companhia de Engenharia de Tráfego | 20 |
Gabriel Guimarães Zeraik Fernandes | Procuradoria Geral do Município | 35 |
Guilherme Silva Tomaz | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 35 |
Huno Molina Rodrigues dos Santos | Procuradoria Geral do Município | 35 |
Ilka Corrêa De Meo | Secretaria Municipal da Saúde | 45 |
Ivani Almeida Bispo | Secretaria Municipal de Segurança Urbana | 50 |
Jarbas Antonio de Biagi Junior | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 35 |
Jefferson Rodrigues Pereira | Secretaria Municipal da Saúde | 45 |
João Pedro de Souza Alves de Paula | Fundação Paulistana de Tecnologia | 35 |
Jonathan Augusto de Barros | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | 40 |
José vieira Dias Junior | Hospital do Servidor Publico Municipal | 25 |
Joyce Cristina Frazão Santos | Secretaria Municipal de Cultura | 25 |
Juliana Oliveira de Carvalho | Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento | 40 |
Juliana Tiemi Oshiro | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 35 |
JULIO CESAR ROSA OLIVEIRA | Subprefeitura Freguesia/Brasilândia | 25 |
Leandro José Santos da Cruz | Subprefeitura Casa Verde | 10 |
Lucas Aversa Martins | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 35 |
Lucas Silva Sousa | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | 40 |
Luciana Miranda | Secretaria Municipal de Educação | 20 |
Marcelo Barbosa de Oliveira | Secretaria Municipal de Educação | 20 |
Marcia Regina da Silva Cavalcanti | Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania | 25 |
Marco Morino Edagi | Companhia de Engenharia de Tráfego | 20 |
MARCUS VINICIUS SERRICCHIO FONTAN | Controladoria Geral do Município | 25 |
Marina Tavares Edmundo | Secretaria do Governo Municipal | 25 |
marly alzira ricciardi chiarello | Companhia de Engenharia de Tráfego | 20 |
Martim Tassinari Aguiar | Secretaria Executiva de Gestão | 50 |
Nassor de Oliveira Ramos | Secretaria do Governo Municipal | 25 |
Natali Maria de Lima | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | 40 |
Paulo Jones Camargo | Secretaria Municipal de Segurança Urbana | 50 |
Rafael Carvalho da Lavra | São Paulo Turismo | 10 |
Rafael Neves | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 35 |
Ráira Rezende Daliberto | Secretaria do Governo Municipal | 25 |
Renata Figueredo Andrade de Oliveira | Controladoria Geral do Município | 25 |
Renato Passalacqua | Secretaria Municipal da Saúde | 45 |
Ricardo Oda | Secretaria Municipal da Fazenda | 35 |
Roberto Shigueru Yabuuti | Secretaria Municipal da Fazenda | 35 |
Rodrigo Aparecido Paz Leoncio | São Paulo Turismo | 10 |
Rodrigo Brunetti de Almeida | Secretaria Municipal de Habitação | 25 |
Roger Luis Sousa Felix | Secretaria Municipal de Segurança Urbana | 50 |
Rogerio Aparecido Pereira Frontelli | Secretaria Municipal de Habitação | 25 |
Rogério de Morais Ferreira | Secretaria Municipal de Segurança Urbana | 50 |
Sérgio Marques Cavalcanti Filho | Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social | 25 |
TAIS PELINSON GOMES DA SILVA | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 35 |
Thais Almeida Valvassoura | Controladoria Geral do Município | 25 |
Thiago Gomes Possa | Secretaria Municipal da Saúde | 45 |
THIAGO MARQUES DUTRA | Controladoria Geral do Município | 25 |
Thomas Gregory da Silva | Hospital do Servidor Publico Municipal | 25 |
Tiago Martins Pinheiro | Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento | 40 |
Vera Kazue Ychibassi Sanda | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | 40 |
Vicente Alves Guimarães Filho | Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes | 15 |
Victoria Santana de Souza | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 35 |
Vinicius de Oliveira Giuliani | Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento | 40 |
Vlademir Paulino da Silva | Secretaria Municipal de Segurança Urbana | 50 |
Wagner Alencar Vereda | Procuradoria Geral do Município | 35 |
Wagner Ary Mota | Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras | 30 |
Welington Matias dos Santos Silva | Secretaria Municipal de Educação | 20 |
Yukari Itakura Inomata | Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania | 25 |
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Reunimos algumas dicas para um melhor aproveitamento do estudo à distância. Veja se elas combinam com o seu jeito de aprender e se é possível aplicar algumas delas à sua rotina.
De olho no tempo e na rotina
O que você não pode perder de vista: a carga horária a ser cumprida (16h) dentro do prazo estipulado – de 06 de janeiro a 07 de março de 2021. Avalie qual é o melhor momento de iniciar a sua aprendizagem.
O indicado é que defina um tempo de dedicação ao conteúdo que se ajuste às demais atividades que você gosta ou que precisa fazer. Estudar todos os dias? Em dias intercalados? No final de semana? A distribuição do tempo precisa combinar com o seu ritmo, energia e disposição.
Com barulho ou sem barulho?
Local de estudo adequado é o que permite que você mantenha-se atento e concentrado. Não sendo possível, tente identificar o que te dispersa e faça as alterações possíveis para voltar ao foco.
Estudar até cansar ou não cansar de estudar?
A primeira opção remete à quantidade, que para algumas pessoas pode gerar desgaste e eventual descontinuidade da intenção de estudar. A segunda, remete à possibilidade de qualificar a assimilação do conteúdo, logo, um bom aproveitamento do curso.
O indicado é dar pausas, de 10’ a 15’, a cada 2h de dedicação aos estudos. Vale fazer o que mais te agrada, para diminuir o cansaço e suas variações – sonolência, impaciência, ansiedade ou qualquer outra sensação de sobrecarga.
Hábitos saudáveis
Ajudam! Se você ver valor e achar que vale a pena experimentar. Garantir um sono saudável, por exemplo, é fundamental para manter a atenção, concentração e memorização do que se aprende. Alimentos geradores de energia também favorecem o ânimo, a disposição e o foco.
Aproveite bem o conteúdo.
Boa aprendizagem!
Caso você não tenha sido contemplado com uma licença neste ciclo, veja abaixo como funciona o ranqueamento de interessados e entenda o que aconteceu. Se necessário, converse com a sua chefia e se planeje para atender aos critérios. Esperamos que no próximo ciclo você consiga!
Perguntas frequentes
- 1ª Etapa: inscrição e manifestação de interesse.
- 2ª Etapa: ranqueamento dos servidores e servidoras inscritos, de acordo com os critérios estipulados.
- 3ª Etapa: divulgação da lista de contemplados e distribuição das licenças de uso da plataforma.
A licença fica disponível ao aluno durante um período determinado. Ao fim deste período, um novo ciclo, com novas inscrições, se iniciará.
Os períodos de 2021 serão:
✔ Período 1: Janeiro e Fevereiro
✔ Período 2: Março e Abril
✔ Período 3: Maio e Junho
✔ Período 4: Julho e Agosto
✔ Período 5: Setembro e Outubro
✔ Período 6: Novembro e Dezembro
Os servidores e servidoras que trabalham com Tecnologia da Informação e Comunicação ou com Análise de Dados nos órgãos da Prefeitura de São Paulo. Isso inclui somente servidores efetivos, comissionados e estagiários que demonstrarem interesse prévio, através de inscrição.
É vedada a atribuição de licença a terceiros contratados pela Administração.
O formulário de inscrição é divulgado a todos os líderes de TI dos órgãos setoriais da Prefeitura de São Paulo, os quais são responsáveis por divulgar a oportunidade aos demais servidores de tecnologia.
O servidor que desejar se inscrever, deverá preencher seus dados, concordar com todos os termos para o recebimento da licença e aguardar o resultado.
O período de inscrições será aberto em torno de 15 dias antes do início do período da licença ou do bimestre.
Geralmente a procura pelo curso é maior que a oferta de 84 licenças, por isso aplicamos os seguintes critérios para definir quem será contemplado:
- Cumpriu a carga horária prevista nos cursos (EaD ou presencial), nos últimos seis meses, e portanto, não está na lista de impedimento.
- O órgão setorial cumpriu os critérios da Política de Governança de Tecnologia:
– Entregou o último Diagnóstico de Tecnologia – 10 pontos
– Participou nos últimos 6 Fóruns de Tecnologia – 10 pontos
– Atualizou o PDSTIC, de acordo com os critérios – 10 pontos **
– Posicionado no ranking da Escala de Maturidade:
– Série A: 30 pontos
– Série B: 25 pontos
– Série C: 20 pontos
– Série D: 15 pontos
– Série E: 10 pontos
– Série Inexistente: não pontua - Manifestou interesse no ciclo anterior e não foi contemplado por conta do limite de 5 vagas disponibilizadas ao órgão setorial.
- Foi contemplado menos vezes com o acesso à Alura.
- Ordem de inscrição
** Critérios para considerar o PDSTIC atualizado, por ciclo:
- Ciclo 2: PDSTIC 2020 atualizado e PDSTIC 2021 aprovado
- Ciclo 3: PDSTIC 2020 atualizado, PDSTIC 2021 aprovado e Diagnóstico de TIC 2021 entregue.
- Ciclo 4: PDSTIC 2021 aprovado e com status atualizado entre maio e junho
- Ciclo 5: PDSTIC 2021 atualizado entre maio e agosto e PDSTIC 2022 em andamento/não aprovado
- Ciclo 6: PDSTIC 2021 atualizado entre maio e outubro e versão preliminar do PDSTIC 2022
Ao receber uma licença, você assume duas responsabilidades:
- Cumprir o mínimo de 16 horas-aula, dentro do ciclo de 2 meses. As horas serão computadas apenas quando o curso for concluído.
- Fazer cursos relevantes ao seu trabalho dentro do órgão da Prefeitura.
Atenção!
Se atente aos prazos. Se você não concluir a quantidade mínima de horas-aula no fim do período você irá para a lista de impedimento de próximas inscrições.
1ª vez que recebo uma licença:
A própria Alura te enviará uma senha de acesso provisória no endereço de e-mail pessoal que você informou na inscrição.
Para entrar em sua nova conta, você deve acessar o portal da Alura e efetuar o login, usando esse e-mail pessoal informado e a senha enviada pela Alura.
O portal da Alura pode ser acessado pelo link a seguir: www.alura.com.br. Após acessar este endereço, clique em “Entrar”, no canto superior direito da tela.
Já recebi uma licença antes:
Se na nova inscrição você informou o mesmo e-mail pessoal (que usou em ciclos anteriores), você não receberá uma senha nova, sua conta permanecerá a mesma. O acesso será apenas renovado e você pode entrar na plataforma com a mesma senha que usou nos ciclos anteriores.
Caso você tenha informado um e-mail pessoal diferente do usado anteriormente, a Alura criará uma nova conta para você e te enviará um e-mail com uma senha provisória.
Atenção:
Recomendamos que você informe o mesmo e-mail pessoal em toda nova inscrição, para que o seu acesso seja apenas renovado. Assim evita-se de criar mais de uma conta para a mesma pessoa.
Vai para a lista de impedimento aqueles que foram contemplados com cursos (tanto presenciais, quanto EaD) e não cumpriram a carga horária mínima estabelecida. Dessa forma, ficam impedidos de participar de novas oportunidades de capacitação oferecidas pelo Programa Permanente de Capacitação por 6 meses. Portaria SMIT-SMG nº11/2018
A sua conta na Alura permanecerá com o acesso aos certificados dos cursos realizados, bem como todo o seu histórico. Porém, você não terá permissão para realizar novos cursos, nem possuirá acesso ao material didático dos cursos finalizados.
Dúvidas sobre o conteúdo de um curso em específico:
Envie sua dúvida no Fórum específico de cada curso dentro da plataforma Alura. Veja como funciona.
Dúvidas sobre o uso da plataforma:
Entre em contato diretamente com a Alura, através do endereço: https://www.alura.com.br/contato
Ainda com dúvidas sobre critérios de ranqueamento, alocação de licenças, inscrições, entre outras relacionadas?
Entre em contato com a SMIT/CGTIC através do e-mail tecnologia@prefeitura.sp.gov.br