A Alura é uma plataforma online de cursos de tecnologia que, em parceria com a Prefeitura, vem desde 2018 fornecendo cursos à distância para os servidores. Esta iniciativa faz parte do Programa Permanente de Capacitação que busca fomentar o desenvolvimento profissional dos servidores municipais das áreas de tecnologia.
O período de uso de licenças desse ciclo será de 03/11/21 a 31/12/21.
Confira abaixo a lista de contemplados!
Lista de contemplados
Nome completo | Setorial | Pontos pela governança |
Ademário Silva Mascarenhas | São Paulo Parcerias | 10 |
Adilson Ferreira de Araujo | Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras | 30 |
Álan de Moraes Torelli | Procuradoria Geral do Município | 35 |
Alexandre Araujo de Souza | Secretaria Municipal da Saúde | 30 |
Ana Gabriela Elias Paes Pedro | Secretaria Municipal da Saúde | 35 |
Anderson Lourenço Abdalla de Almeida | Subprefeitura Vila Mariana | 15 |
André dos Santos Gonçalves | Secretaria Municipal da Saúde | 35 |
Andrea Godoy Sanchez | Secretaria do Governo Municipal | 25 |
Andrew Solera | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Audryn Marco Antonio de Oliveira | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Bárbara Angélica Rodrigues | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Brunno Herbert Moraes Macedo | São Paulo Parcerias | 10 |
Bruno Azuma Balzano | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Bruno Martinelli | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Caio César de Morais Valério | Subprefeitura Vila Mariana | 15 |
Carlos D Petrolio | Procuradoria Geral do Município | 35 |
Carlos Eduardo Silva de Paula | PRODAM | 0 |
Cassiana Montesião de Sousa | Secretaria Executiva de Gestão | 40 |
Cicero Gilmar de Oliveira Arruda | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Crismere cicilioti | Secretaria Municipal da Saúde | 35 |
Daniel Neves dos Santos | Procuradoria Geral do Município | 35 |
Denis Delgado Santos | Secretaria do Governo Municipal | 25 |
Douglas Oliveira de Andrade | Controladoria Geral do Município | 25 |
Douglas Roberto Serra Junior | Procuradoria Geral do Município | 35 |
Edimilson Blanes Coutinho | Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania | 25 |
Edmundo Aoyama | Secretaria Municipal de Esportes e Lazer | 25 |
Eduardo Gomes Azoia Neto | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
eliel dos Santos Silva | Secretaria Municipal de Educação | 30 |
Eliseu Esau dos Santos | Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme | 10 |
Emerson da Silva Cardozo | Subprefeitura Parelheiros | 10 |
Evandro Matheus dos Santos Silva | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Filipe Pereira Nunes de Carvalho | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Gabriel de Souza Trovó | Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo | 25 |
Gabriel Guimarães Zeraik Fernandes | Procuradoria Geral do Município | 35 |
Gabrielli dos Santos Martins | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Guilherme Augusto Monteiro dos Santos | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Guilherme Oliveira da Silva | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | 30 |
Guilherme Silva Tomaz | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Gustavo Goncalves Cavichioli | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Ilka Corrêa De Meo | Secretaria Municipal da Saúde | 35 |
Isabel Aparecida Nering | Secretaria Municipal da Saúde | 35 |
Isabelle de Almeida Teles | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Jarbas Antonio de Biagi Junior | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Jeanderson Cristovão Pedro Sardinha | Secretaria Municipal da Saúde | 35 |
Jonas Ismar Marcal fonseca | São Paulo Urbanismo | 35 |
Jonathan Augusto de Barros | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | 30 |
José Antonio Muller | Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo | 25 |
José Vieira Dias Junior | Hospital do Servidor Publico Municipal | 25 |
Kaique Ferreira de Souza | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Katia Midori Nagamine Arakaki | Subprefeitura Vila Mariana | 15 |
Kendi Souza Kurihara | Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento | 40 |
Lais Maria Ribeiro Hilario | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Laniê Link Silva | Secretaria Municipal da Saúde | 35 |
Leonardo Carvalho Macarini | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | 30 |
LUIZ Carlos Marcelino | Procuradoria Geral do Município | 35 |
Marcel Moretto Soffo | Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento | 40 |
Marcela Regina dos Reis | Hospital do Servidor Publico Municipal | 25 |
Marcelo Barbosa Bizerra | Subprefeitura Freguesia/Brasilândia | 25 |
Matheus Iarossi Xavier Cruz | Secretaria Municipal de Esportes e Lazer | 25 |
Moacyr Silva Mello Filho | Subprefeitura Penha | 30 |
Naja Domingos da Silva | Secretaria Municipal de Habitação | 25 |
Natali Maria de Lima | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | 30 |
Nilson Costa Santos | Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras | 30 |
Paulo Guilherme Santos Rezende | Secretaria Municipal de Esportes e Lazer | 25 |
Pedro Henrique Rodrigues Lopes | Subprefeitura Guaianases | 20 |
Rafael Neves | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Rafael Soares | Secretaria Municipal da Saúde | 35 |
Renan Rosela Batista | Secretaria Municipal de Esportes e Lazer | 25 |
Renato Passalacqua | Secretaria Municipal da Saúde | 35 |
Rodrigo Alvaro da Costa Ribeiro | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Rodrigo Oliveira do Nascimento | Secretaria Municipal da Saúde | 35 |
Rogerio Fazio de Souza | Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento | 40 |
Ronaldo Jose da Silveira | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Samuel Bruno reis dos Santos | Procuradoria Geral do Município | 35 |
Tamiris Souza Santos Lopes | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Thomas Gregory da Silva | Hospital do Servidor Publico Municipal | 25 |
Valmir Rodrigues | Subprefeitura Sé | 30 |
Vanda Retuci | Secretaria Municipal da Saúde | 35 |
Victoria Santana de Souza | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Vinicius de Oliveira Giuliani | Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento | 40 |
Viviane Macedo de Araújo | São Paulo Parcerias | 10 |
Wagner Alencar Vereda | Procuradoria Geral do Município | 35 |
weize cassia lopes sales | Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social | 25 |
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Reunimos algumas dicas para um melhor aproveitamento do estudo à distância. Veja se elas combinam com o seu jeito de aprender e se é possível aplicar algumas delas à sua rotina.
De olho no tempo e na rotina
O que você não pode perder de vista: a carga horária a ser cumprida (16h) dentro do prazo estipulado – de 06 de janeiro a 07 de março de 2021. Avalie qual é o melhor momento de iniciar a sua aprendizagem.
O indicado é que defina um tempo de dedicação ao conteúdo que se ajuste às demais atividades que você gosta ou que precisa fazer. Estudar todos os dias? Em dias intercalados? No final de semana? A distribuição do tempo precisa combinar com o seu ritmo, energia e disposição.
Com barulho ou sem barulho?
Local de estudo adequado é o que permite que você mantenha-se atento e concentrado. Não sendo possível, tente identificar o que te dispersa e faça as alterações possíveis para voltar ao foco.
Estudar até cansar ou não cansar de estudar?
A primeira opção remete à quantidade, que para algumas pessoas pode gerar desgaste e eventual descontinuidade da intenção de estudar. A segunda, remete à possibilidade de qualificar a assimilação do conteúdo, logo, um bom aproveitamento do curso.
O indicado é dar pausas, de 10’ a 15’, a cada 2h de dedicação aos estudos. Vale fazer o que mais te agrada, para diminuir o cansaço e suas variações – sonolência, impaciência, ansiedade ou qualquer outra sensação de sobrecarga.
Hábitos saudáveis
Ajudam! Se você ver valor e achar que vale a pena experimentar. Garantir um sono saudável, por exemplo, é fundamental para manter a atenção, concentração e memorização do que se aprende. Alimentos geradores de energia também favorecem o ânimo, a disposição e o foco.
Aproveite bem o conteúdo.
Boa aprendizagem!
Caso você não tenha sido contemplado com uma licença neste ciclo, veja abaixo como funciona o ranqueamento de interessados e entenda o que aconteceu. Se necessário, converse com a sua chefia e se planeje para atender aos critérios. Esperamos que no próximo ciclo você consiga!
Perguntas frequentes
- 1ª Etapa: inscrição e manifestação de interesse.
- 2ª Etapa: ranqueamento dos servidores e servidoras inscritos, de acordo com os critérios estipulados.
- 3ª Etapa: divulgação da lista de contemplados e distribuição das licenças de uso da plataforma.
A licença fica disponível ao aluno durante um período determinado. Ao fim deste período, um novo ciclo, com novas inscrições, se iniciará.
Os períodos de 2021 serão:
✔ Período 1: Janeiro e Fevereiro
✔ Período 2: Março e Abril
✔ Período 3: Maio e Junho
✔ Período 4: Julho e Agosto
✔ Período 5: Setembro e Outubro
✔ Período 6: Novembro e Dezembro
Os servidores e servidoras que trabalham com Tecnologia da Informação e Comunicação ou com Análise de Dados nos órgãos da Prefeitura de São Paulo. Isso inclui somente servidores efetivos, comissionados e estagiários que demonstrarem interesse prévio, através de inscrição.
É vedada a atribuição de licença a terceiros contratados pela Administração.
O formulário de inscrição é divulgado a todos os líderes de TI dos órgãos setoriais da Prefeitura de São Paulo, os quais são responsáveis por divulgar a oportunidade aos demais servidores de tecnologia.
O servidor que desejar se inscrever, deverá preencher seus dados, concordar com todos os termos para o recebimento da licença e aguardar o resultado.
O período de inscrições será aberto em torno de 15 dias antes do início do período da licença ou do bimestre.
Geralmente a procura pelo curso é maior que a oferta de 85 licenças, por isso aplicamos os seguintes critérios para definir quem será contemplado:
- Cumpriu a carga horária prevista nos cursos (EaD ou presencial), nos últimos seis meses, e portanto, não está na lista de impedimento.
- O órgão setorial cumpriu os critérios da Política de Governança de Tecnologia:
– Entregou o último Diagnóstico de Tecnologia – 10 pontos
– Participou nos últimos 6 Fóruns de Tecnologia – 10 pontos
– Atualizou o PDSTIC, de acordo com os critérios – 10 pontos **
– Posicionado no ranking da Escala de Maturidade:
– Série A: 30 pontos
– Série B: 25 pontos
– Série C: 20 pontos
– Série D: 15 pontos
– Série E: 10 pontos
– Série Inexistente: não pontua - Manifestou interesse no ciclo anterior e não foi contemplado por conta do limite de 5 vagas disponibilizadas ao órgão setorial.
- Foi contemplado menos vezes com o acesso à Alura.
- Ordem de inscrição
** Critérios para considerar o PDSTIC atualizado, por ciclo:
- Ciclo 2: PDSTIC 2020 atualizado e PDSTIC 2021 aprovado
- Ciclo 3: PDSTIC 2020 atualizado, PDSTIC 2021 aprovado e Diagnóstico de TIC 2021 entregue.
- Ciclo 4: PDSTIC 2021 aprovado e com status atualizado entre maio e junho
- Ciclo 5: PDSTIC 2021 atualizado entre maio e agosto e PDSTIC 2022 em andamento/não aprovado
- Ciclo 6: PDSTIC 2021 atualizado entre maio e outubro e versão preliminar do PDSTIC 2022
Ao receber uma licença, você assume duas responsabilidades:
- Cumprir o mínimo de 16 horas-aula, dentro do ciclo de 2 meses. As horas serão computadas apenas quando o curso for concluído.
- Fazer cursos relevantes ao seu trabalho dentro do órgão da Prefeitura.
Atenção!
Se atente aos prazos. Se você não concluir a quantidade mínima de horas-aula no fim do período você irá para a lista de impedimento de próximas inscrições.
1ª vez que recebo uma licença:
A própria Alura te enviará uma senha de acesso provisória no endereço de e-mail pessoal que você informou na inscrição.
Para entrar em sua nova conta, você deve acessar o portal da Alura e efetuar o login, usando esse e-mail pessoal informado e a senha enviada pela Alura.
O portal da Alura pode ser acessado pelo link a seguir: www.alura.com.br. Após acessar este endereço, clique em “Entrar”, no canto superior direito da tela.
Já recebi uma licença antes:
Se na nova inscrição você informou o mesmo e-mail pessoal (que usou em ciclos anteriores), você não receberá uma senha nova, sua conta permanecerá a mesma. O acesso será apenas renovado e você pode entrar na plataforma com a mesma senha que usou nos ciclos anteriores.
Caso você tenha informado um e-mail pessoal diferente do usado anteriormente, a Alura criará uma nova conta para você e te enviará um e-mail com uma senha provisória.
Atenção:
Recomendamos que você informe o mesmo e-mail pessoal em toda nova inscrição, para que o seu acesso seja apenas renovado. Assim evita-se de criar mais de uma conta para a mesma pessoa.
Vai para a lista de impedimento aqueles que foram contemplados com cursos (tanto presenciais, quanto EaD) e não cumpriram a carga horária mínima estabelecida. Dessa forma, ficam impedidos de participar de novas oportunidades de capacitação oferecidas pelo Programa Permanente de Capacitação por 6 meses. Portaria SMIT-SMG nº11/2018
A sua conta na Alura permanecerá com o acesso aos certificados dos cursos realizados, bem como todo o seu histórico. Porém, você não terá permissão para realizar novos cursos, nem possuirá acesso ao material didático dos cursos finalizados.
Dúvidas sobre o conteúdo de um curso em específico:
Envie sua dúvida no Fórum específico de cada curso dentro da plataforma Alura. Veja como funciona.
Dúvidas sobre o uso da plataforma:
Entre em contato diretamente com a Alura, através do endereço: https://www.alura.com.br/contato
Ainda com dúvidas sobre critérios de ranqueamento, alocação de licenças, inscrições, entre outras relacionadas?
Entre em contato com a SMIT/CGTIC através do e-mail tecnologia@prefeitura.sp.gov.br