Capital terá 80 equipamentos da rede municipal de saúde alimentados com energia solar

Secretaria assinou participação no Programa Municipal de Energia Limpa

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) formalizou terça-feira (14 dez.) a inclusão de parte da sua rede no Programa Municipal de Energia Limpa, da Prefeitura de São Paulo. Na ocasião, o secretário Edson Aparecido assinou contrato para a alimentação de 80 equipamentos de saúde da capital com energia solar por meio de placas fotovoltaicas.

No total, serão 71 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), oito unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) integradas a UBSs (AMAs/UBSs) e uma unidade de AMA Especialidades.

Com o funcionamento total das unidades, é esperada uma economia de R$ 2,05 milhões ao ano. A estimativa é a de que a implantação ocorra em até dois anos, mas pelo menos 27 unidades deverão estar prontas ao fim de 13 meses.

De acordo com o prefeito Ricardo Nunes, a cidade de São Paulo está avançando nas questões ambientais e esse projeto tem uma importância ainda maior, quando é realizado em parceria com a SMS. “Vai além da economia financeira. A cidade está antenada com o que acontece no mundo e temos um caminho importante a seguir nesse sentido”, disse.

“Este é um projeto que envolve inovação e o uso de energia limpa, essencial nos tempos de hoje, e que vai trazer um impacto importante no sistema de Saúde”, afirmou Edson Aparecido.

Os equipamentos estão distribuídos pelas seis regiões da capital: 16 UBSs e uma AMA/UBS Integrada na região norte, duas UBSs na região central, 27 UBSs e cinco AMAs/UBSs Integradas na região leste, sete UBSs, duas AMAs/UBSs Integradas e uma AMA/Ambulatório de Especialidade (AE) na região oeste, 13 UBSs na região sudeste e seis UBSs na região sul.

Orientado pela promoção da educação ambiental e pelo estímulo às fontes renováveis, o Programa Energia Limpa tem por objetivo a expansão do uso de medidas de geração e gestão energética ambientalmente responsável nos edifícios públicos municipais. Essas medidas estão alinhadas aos princípios de preservação do meio ambiente e da sustentabilidade.

O projeto integra parceria da prefeitura com o Consórcio Sol da Saúde, vencedor de licitação para a instalação de centrais geradoras fotovoltaicas de pequeno porte nas coberturas de equipamentos de saúde da cidade. O contrato deverá vigorar por 25 anos.

Fonte: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=322635%0