Já está disponível a lista de contemplados para o 1º Ciclo de uso dos cursos à distância da Alura de 2022.
A Alura é uma plataforma online de cursos de tecnologia que, em parceria com a Prefeitura, vem desde 2018 fornecendo cursos à distância para os servidores. Esta iniciativa faz parte do Programa Permanente de Capacitação que busca fomentar o desenvolvimento profissional dos servidores municipais das áreas de tecnologia.
O período de uso de licenças desse ciclo será de 03/01/22 a 02/03/22.
Confira abaixo a lista de contemplados!
Lista de contemplados
Nome completo | Setorial | Pontos pela governaça |
Abner Montanheri Madureira | Subprefeitura Vila Mariana | 45 |
ALISSON RODRIGUES PINHEIRO | Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social | 65 |
Ana Ligia dos Santos | Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social | 65 |
Andrew Solera | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 90 |
Anna Julia Pereira Silva | São Paulo Urbanismo | 65 |
Arthur de Lima do Nascimento | Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social | 65 |
Atalla Said Said | Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social | 65 |
Beatriz da Rocha | Secretaria Municipal das Subprefeituras | 65 |
Brunno Kauan Duarte de Goes | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | 75 |
Bruno de Almeida Junqueira | São Paulo Parcerias | 40 |
Caio César de Morais Valério | Subprefeitura Vila Mariana | 45 |
Carlos Donizeti Petrolio | Procuradoria Geral do Município | 60 |
Carlos Eduardo Silva de Paula | Procuradoria Geral do Município | 60 |
Caroline Ramos de Sousa | Secretaria Municipal da Fazenda | 90 |
Danilo Perestrelo de Melo Ferreira | Subprefeitura Pirituba/Jaraguá | 65 |
Davi de Oliveira Linares | Secretaria Municipal de Esportes e Lazer | 70 |
Davi Fortunato Santos | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | 75 |
Douglas Camargo | Secretaria Municipal de Segurança Urbana | 80 |
Douglas Oliveira de Andrade | Controladoria Geral do Município | 60 |
Douglas Roberto Serra Junior | Procuradoria Geral do Município | 60 |
Edimilson Blanes Coutinho | Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania | 55 |
Edmundo Aoyama | Secretaria Municipal de Esportes e Lazer | 70 |
Eduardo Nunes Cardoso | Secretaria Executiva de Gestão | 80 |
Fábio Peres Consolini | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 90 |
Fernanda Sanches Martins | Secretaria Executiva de Gestão | 80 |
Fernando Gonsales | Secretaria Municipal de Educação | 80 |
Fernando Jose Ardezzoni | Secretaria Municipal da Saúde | 70 |
Fillipi Chaves Ramos | Subprefeitura Itaquera | 30 |
Giovanna Lacerda Alves | Subprefeitura Itaquera | 30 |
Gustavo Gonçalves Cavichioli | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 90 |
Ivani Almeida Bispo | Secretaria Municipal de Segurança Urbana | 80 |
Jarbas Antonio de Biagi Junior | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 90 |
Jardel Soares Fernandes | Controladoria Geral do Município | 60 |
João Pedro de Souza Alves de Paula | Fundação Paulistana de Tecnologia | 65 |
JONAS ISMAR MARCAL FONSECA | São Paulo Urbanismo | 65 |
Kaique Ferreira de Souza | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 90 |
Katia Xavier da Silva | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | 75 |
Larissa Lopes Buenos Ayres Rodrigues | Secretaria Municipal de Cultura | 65 |
Lorelei Gabriele Castro Lourenço da Silva | Secretaria Municipal de Cultura | 65 |
Lucas Dauto | Secretaria Municipal de Cultura | 65 |
Lucas Felix Andrade | Subprefeitura Santana/Tucuruvi | 55 |
Lucas Leandro Souza de Brito | Secretaria Municipal da Saúde | 70 |
Lucia Consoleti | Secretaria Municipal de Cultura | 65 |
LUIS HENRIQUE NUMERIANO DA SILVA LIMA | Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento | 55 |
Luiz Carlos Marcelino | Procuradoria Geral do Município | 60 |
Marcel Moretto Soffo | Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento | 55 |
Marcela Fasolin Ferreira | Subprefeitura Ipiranga | 35 |
Marcos Ribeiro Soares | São Paulo Turismo | 20 |
Marcos Rondini Gussoni | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 90 |
MARCOS SEZA DA SILVA | Secretaria Municipal de Segurança Urbana | 80 |
Mario Luiz Arrebola | Procuradoria Geral do Município | 60 |
Miriam Aparecida Fernandes Martins | Subprefeitura Santana/Tucuruvi | 55 |
Orlando dos Santos Dourado | Secretaria Municipal de Segurança Urbana | 80 |
Orlando Pereira da Cruz | Secretaria Municipal de Segurança Urbana | 80 |
Paulo Guilherme Santos Rezende | Secretaria Municipal de Esportes e Lazer | 70 |
Paulo Jones Camargo | Secretaria Municipal de Segurança Urbana | 80 |
Pedro Henrique de Sousa Carnaval | São Paulo Urbanismo | 65 |
Pedro Henrique Junior Sena Santos | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | 75 |
Pedro Henrique Rocha | Secretaria Municipal de Relações Internacionais | 50 |
Pedro Henrique Rodrigues Lopes | Subprefeitura Guaianases | 25 |
Rafael de Matos Silva | Secretaria Executiva de Gestão | 80 |
Rafael Gamo Corrêa | Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras | 75 |
Raquel Correia da Silva | Secretaria Municipal da Saúde | 70 |
Renato Antonio dos Santos | Secretaria Municipal das Subprefeituras | 65 |
Ricardo Coelho Vergino | Secretaria Municipal da Saúde | 70 |
Roberto Plácido Leite | Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania | 55 |
Rodrigo Alves Barbosa | São Paulo Turismo | 20 |
Rodrigo Fernandes Silva | Secretaria Municipal de Segurança Urbana | 80 |
Roger Luis Sousa Felix | Secretaria Municipal de Segurança Urbana | 80 |
RONDINELI CONSONI DA SILVA | Secretaria Municipal da Saúde | 70 |
Ryan Carlos Brito Mioto | Secretaria Municipal de Esportes e Lazer | 70 |
Samuel Francisco Vilela | Subprefeitura Cidade Tiradentes | 20 |
SANDRA RITA SABELLA DAMASCENO | Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social | 65 |
SUZANA CLARO PEROBELLI | Secretaria Municipal da Saúde | 70 |
Túlio César Zachello | Subprefeitura Pirituba/Jaraguá | 65 |
Vera Kazue Ychibassi Sanda | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | 75 |
Victor Felipe Piccin Nogueira de Lima | Secretaria Municipal da Saúde | 70 |
Victor Hugo Albernaz Lemos | Secretaria Municipal de Cultura | 65 |
Vinicius de Oliveira Giuliani | Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento | 55 |
Vinicius Pires Leopoldino | Secretaria Municipal de Esportes e Lazer | 70 |
Vitor Semeraro | Secretaria Municipal de Justiça | 30 |
Wierbley Alves de Moraes | Subprefeitura Pirituba/Jaraguá | 65 |
Willians Lemes Dos Santos | Secretaria Municipal das Subprefeituras | 65 |
Yago Siqueira Costa | Subprefeitura Capela do Socorro | 30 |
Yan Forni de Medeiros e Silva | Secretaria Municipal das Subprefeituras | 65 |
A Alura oferece mais de 1.000 cursos, conheça todos aqui: https://www.alura.com.br/cursos-online-tecnologia
Reunimos algumas dicas para um melhor aproveitamento do estudo à distância. Veja se elas combinam com o seu jeito de aprender e se é possível aplicar algumas delas à sua rotina.
De olho no tempo e na rotina
O que você não pode perder de vista: a carga horária a ser cumprida (16h) dentro do prazo estipulado – de 03 de janeiro a 02 de março de 2022. Avalie qual é o melhor momento de iniciar a sua aprendizagem.
O indicado é que defina um tempo de dedicação ao conteúdo que se ajuste às demais atividades que você gosta ou que precisa fazer. Estudar todos os dias? Em dias intercalados? No final de semana? A distribuição do tempo precisa combinar com o seu ritmo, energia e disposição.
Com barulho ou sem barulho?
Local de estudo adequado é o que permite que você mantenha-se atento e concentrado. Não sendo possível, tente identificar o que te dispersa e faça as alterações possíveis para voltar ao foco.
Estudar até cansar ou não cansar de estudar?
A primeira opção remete à quantidade, que para algumas pessoas pode gerar desgaste e eventual descontinuidade da intenção de estudar. A segunda, remete à possibilidade de qualificar a assimilação do conteúdo, logo, um bom aproveitamento do curso.
O indicado é dar pausas, de 10’ a 15’, a cada 2h de dedicação aos estudos. Vale fazer o que mais te agrada, para diminuir o cansaço e suas variações – sonolência, impaciência, ansiedade ou qualquer outra sensação de sobrecarga.
Hábitos saudáveis
Ajudam! Se você ver valor e achar que vale a pena experimentar. Garantir um sono saudável, por exemplo, é fundamental para manter a atenção, concentração e memorização do que se aprende. Alimentos geradores de energia também favorecem o ânimo, a disposição e o foco.
Aproveite bem o conteúdo.
Boa aprendizagem!
Caso você não tenha sido contemplado com uma licença neste ciclo, veja abaixo como funciona o ranqueamento de interessados e entenda o que aconteceu. Se necessário, converse com a sua chefia e se planeje para atender aos critérios. Esperamos que no próximo ciclo você consiga!
Perguntas frequentes
- 1ª Etapa: inscrição e manifestação de interesse.
- 2ª Etapa: ranqueamento dos servidores e servidoras inscritos, de acordo com os critérios estipulados.
- 3ª Etapa: divulgação da lista de contemplados e distribuição das licenças de uso da plataforma.
A licença fica disponível ao aluno durante um período determinado. Ao fim deste período, um novo ciclo, com novas inscrições, se iniciará.
Os períodos de 2022 serão:
✔ Período 1: Janeiro e Fevereiro
✔ Período 2: Março e Abril
✔ Período 3: Maio e Junho
✔ Período 4: Julho e Agosto
✔ Período 5: Setembro e Outubro
✔ Período 6: Novembro e Dezembro
Os servidores e servidoras que trabalham com Tecnologia da Informação e Comunicação ou com Análise de Dados nos órgãos da Prefeitura de São Paulo. Isso inclui somente servidores efetivos, comissionados e estagiários que demonstrarem interesse prévio, através de inscrição.
É vedada a atribuição de licença a terceiros contratados pela Administração.
O formulário de inscrição é divulgado a todos os líderes de TI dos órgãos setoriais da Prefeitura de São Paulo, os quais são responsáveis por divulgar a oportunidade aos demais servidores de tecnologia.
O servidor que desejar se inscrever, deverá preencher seus dados, concordar com todos os termos para o recebimento da licença e aguardar o resultado.
O período de inscrições será aberto em torno de 15 dias antes do início do período da licença ou do bimestre.
Geralmente a procura pelo curso é maior que a oferta de 85 licenças, por isso aplicamos os seguintes critérios para definir quem será contemplado:
- Cumpriu a carga horária prevista nos cursos (EaD ou presencial), nos últimos seis meses, e portanto, não está na lista de impedimento.
- O órgão setorial cumpriu os critérios da Política de Governança de Tecnologia:
– Entregou o último Diagnóstico de Tecnologia – 15 pontos
– Participou nos últimos 2 Fóruns de Tecnologia – 15 pontos (Penúltimo Fórum – 5 pontos; Último Fórum – 10 pontos)
– Atualizou o PDSTIC, de acordo com os critérios – 25 pontos **
– Posicionado no ranking da Escala de Maturidade – até 45 pontos:
– Série A: 45 pontos
– Série B: 35 pontos
– Série C: 25 pontos
– Série D: 15 pontos
– Série E: 5 pontos
– Série Inexistente: não pontua - Manifestou interesse no ciclo anterior e não foi contemplado por conta do limite de 5 vagas disponibilizadas ao órgão setorial.
- Foi contemplado menos vezes com o acesso à Alura.
- Ordem de inscrição
** Critérios para considerar o PDSTIC atualizado, por ciclo:
- Ciclo 1: PDSTIC atualizado 2021 (até novembro)
- Ciclo 2: PDSTIC 2021 atualizado (até janeiro) e PDSTIC 2022 aprovado
- Ciclo 3: PDSTIC 2022 atualizado (até abril)
- Ciclo 4: PDSTIC 2022 atualizado (até maio)
- Ciclo 5: PDSTIC 2022 atualizado (até julho)
- Ciclo 6: PDSTIC 2022 atualizado (até outubro)
OBS: Se após o ranqueamento acima ainda restar vagas disponíveis, elas serão distribuídas de acordo com a data de inscrição do candidato.
Ao receber uma licença, você assume duas responsabilidades:
- Cumprir o mínimo de 16 horas-aula, dentro do ciclo de 2 meses. As horas serão computadas apenas quando o curso for concluído.
- Fazer cursos relevantes ao seu trabalho dentro do órgão da Prefeitura.
Atenção!
Se atente aos prazos. Se você não concluir a quantidade mínima de horas-aula no fim do período você irá para a lista de impedimento de próximas inscrições.
1ª vez que recebo uma licença:
A própria Alura te enviará uma senha de acesso provisória no endereço de e-mail pessoal que você informou na inscrição.
Para entrar em sua nova conta, você deve acessar o portal da Alura e efetuar o login, usando esse e-mail pessoal informado e a senha enviada pela Alura.
O portal da Alura pode ser acessado pelo link a seguir: www.alura.com.br. Após acessar este endereço, clique em “Entrar”, no canto superior direito da tela.
Já recebi uma licença antes:
Se na nova inscrição você informou o mesmo e-mail pessoal (que usou em ciclos anteriores), você não receberá uma senha nova, sua conta permanecerá a mesma. O acesso será apenas renovado e você pode entrar na plataforma com a mesma senha que usou nos ciclos anteriores.
Caso você tenha informado um e-mail pessoal diferente do usado anteriormente, a Alura criará uma nova conta para você e te enviará um e-mail com uma senha provisória.
Atenção:
Recomendamos que você informe o mesmo e-mail pessoal em toda nova inscrição, para que o seu acesso seja apenas renovado. Assim evita-se de criar mais de uma conta para a mesma pessoa.
Vai para a lista de impedimento aqueles que foram contemplados com cursos (tanto presenciais, quanto EaD) e não cumpriram a carga horária mínima estabelecida. Dessa forma, ficam impedidos de participar de novas oportunidades de capacitação oferecidas pelo Programa Permanente de Capacitação por 6 meses. Portaria SMIT-SMG nº11/2018
A sua conta na Alura permanecerá com o acesso aos certificados dos cursos realizados, bem como todo o seu histórico. Porém, você não terá permissão para realizar novos cursos, nem possuirá acesso ao material didático dos cursos finalizados.
Dúvidas sobre o conteúdo de um curso em específico:
Envie sua dúvida no Fórum específico de cada curso dentro da plataforma Alura. Veja como funciona.
Dúvidas sobre o uso da plataforma:
Entre em contato diretamente com a Alura, através do endereço: https://www.alura.com.br/contato
Ainda com dúvidas sobre critérios de ranqueamento, alocação de licenças, inscrições, entre outras relacionadas?
Entre em contato com a SMIT/CGTIC através do e-mail tecnologia@prefeitura.sp.gov.br