2º Ciclo de uso dos cursos à distância da Alura de 2022

2º Ciclo de uso dos cursos à distância da Alura de 2022

Já está disponível a lista de contemplados para o 2º Ciclo de uso dos cursos à distância da Alura de 2022.

A Alura é uma plataforma online de cursos de tecnologia que, em parceria com a Prefeitura, vem desde 2018 fornecendo cursos à distância para os servidores. Esta iniciativa faz parte do Programa Permanente de Capacitação que busca fomentar o desenvolvimento profissional dos servidores municipais das áreas de tecnologia.

O período de uso de licenças desse ciclo será de 03/03/22 a 01/05/22.

Confira abaixo a lista de contemplados!

Lista de contemplados

Nome completo Setorial Pontos pela governança
RICARDO APARECIDO BASTOS DE OLIVEIRA COHAB – Companhia Metropolitana de Habitação 5
Wesley de Oliveira Silva Controladoria Geral do Município 45
Jardel Soares Fernandes Controladoria Geral do Município 45
João Pedro de Souza Alves de Paula Fundação Paulistana de Educação e Tecnologia (FUNDATEC) 10
Thomas Gregory da Silva Hospital do Servidor Publico Municipal 30
Fabio Henrique Pelligotti Instituto de Previdência Municipal 25
Daniel Neves dos Santos Procuradoria Geral do Município 20
Celso da Silva Procuradoria Geral do Município 20
Wagner Tristão Vargas São Paulo Obras 40
Ana Cecilia Lessa Secretaria do Governo Municipal 20
Rilciane de Sousa Bezerra Secretaria do Governo Municipal 20
Makiesse António Kiassungua Secretaria do Governo Municipal 20
Andrea Godoy Sanchez Secretaria do Governo Municipal 20
MARINA TAVARES EDMUNDO Secretaria do Governo Municipal 20
Eloisa Gomes Ledo Silva Secretaria Executiva de Gestão 30
Graziela Martins Pedro Dias Secretaria Executiva de Gestão 30
Rafael da Matta Secretaria Executiva de Gestão 30
Davi Giugno Secretaria Executiva de Gestão 30
Alester Mafra Mendonça Secretaria Executiva de Gestão 30
Caroline Ramos de Sousa Secretaria Municipal da Fazenda 40
Walter Cintra Ferreira Junior Secretaria Municipal da Saúde 65
Daniel Alves Albino Secretaria Municipal da Saúde 65
Fernanda Lacorte Amadeu Secretaria Municipal da Saúde 65
Ilka Corrêa De Meo Secretaria Municipal da Saúde 65
ELISEU ROSA CASTILHO Secretaria Municipal da Saúde 65
ana carolina alves da silva machado Secretaria Municipal das Subprefeituras 15
Leonardo Costa de Oliveira Secretaria Municipal das Subprefeituras 15
Yan Forni de Medeiros e Silva Secretaria Municipal das Subprefeituras 15
José Marques Fernandes Neto Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social 25
YAN ARAUJO STUART FONTES Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social 25
Atalla Said Said Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social 25
Arthur de Lima do Nascimento Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social 25
Ana Ligia dos Santos Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social 25
Juliana Benvenutti de Andrade Secretaria Municipal de Cultura 50
Mariana Corrêa Barra Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho 0
João Paulo de Brito Greco Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho 0
Lucas Vinícius dos Santos Ambrósio Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho 0
Luís Fernando da Silva e Silva Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho 0
Edimilson Blanes Coutinho Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania 40
Welington Matias dos Santos Silva Secretaria Municipal de Educação 45
Renan Rosela Batista Secretaria Municipal de Esportes e Lazer 45
Edmundo Aoyama Secretaria Municipal de Esportes e Lazer 45
Rafael Gamo Corrêa Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras 10
Wagner Ary Mota Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras 10
Izaac de Oliveira Batista Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 45
Thyago Athayde Silveira de Oliveira Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 45
Loyd Hiroki Kozawa Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 45
Felipe Fernandes Camodeca Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 45
Alvaro Henrique Walder de Mello Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 45
Murillo Falangola Martins Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 45
Bruno dos Santos Kobayashi Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 45
Murillo Corvino Rocha Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 45
Lucas Aversa Martins Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 45
Andrew Solera Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 45
Gabriela Santos Neves Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 45
Andre Machado Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 45
ROBERT APARECIDO DOS SANTOS Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 45
Gabryella da Silva Pardinho Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 45
Luan Carlos Martins da Silva Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 45
Isabela Nascimento de Lima Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 45
Bruna Manali Martins Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 45
Rafael D’Angelo Marcondes Severi Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 45
Rhayanne Cavalcante Damião Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 45
Audryn Marco Antonio de Oliveira Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 45
Victoria Santana de Souza Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 45
Kaique Ferreira de Souza Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 45
Filipe Pereira Nunes de Carvalho Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 45
Pedro Henrique Rocha Secretaria Municipal de Relações Internacionais 10
Marcia Regina Gomes de Vasconcelos de Oliveira Neto Ramos Secretaria Municipal de Segurança Urbana 55
Carlos Eduardo Ribeiro da Costa Secretaria Municipal de Segurança Urbana 55
Irisdene Meneses da Silva Secretaria Municipal de Segurança Urbana 55
MARCOS MAKAY Secretaria Municipal de Segurança Urbana 55
Vlademir Paulino da Silva Secretaria Municipal de Segurança Urbana 55
Marcel Moretto Soffo Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento 40
Kendi Souza Kurihara Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento 40
Washington Abelark Soares de Oliveira Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento 40
Vinicius de Oliveira Giuliani Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento 40
Nathaly de Cassia Magalhães Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente 40
Lucas Honorato Sacramento dos Santos Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente 40
Edson Leite de Campos Júnior Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente 40
JONAS ISMAR MARCAL FONSECA SP Urbanismo 40
Ronaldo Carlos Iusi Subprefeitura Butantã 0
Marcus Vinicius Aulicino de Andrade Subprefeitura Butantã 0
Carlos Eduardo Eloi Maciel Subprefeitura Sé 45
Carlos Roberto Mancini Junior Subprefeitura Sé 45

 

A Alura oferece mais de 1.000 cursos, conheça todos aqui: https://www.alura.com.br/cursos-online-tecnologia

Reunimos algumas dicas para um melhor aproveitamento do estudo à distância. Veja se elas combinam com o seu jeito de aprender e se é possível aplicar algumas delas à sua rotina.

De olho no tempo e na rotina

O que você não pode perder de vista: a carga horária a ser cumprida (16h) dentro do prazo estipulado – de 03 de março a 01 de maio de 2022. Avalie qual é o melhor momento de iniciar a sua aprendizagem.

O indicado é que defina um tempo de dedicação ao conteúdo que se ajuste às demais atividades que você gosta ou que precisa fazer. Estudar todos os dias? Em dias intercalados? No final de semana? A distribuição do tempo precisa combinar com o seu ritmo, energia e disposição.

Com barulho ou sem barulho?

Local de estudo adequado é o que permite que você mantenha-se atento e concentrado. Não sendo possível, tente identificar o que te dispersa e faça as alterações possíveis para voltar ao foco.

Estudar até cansar ou não cansar de estudar?

A primeira opção remete à quantidade, que para algumas pessoas pode gerar desgaste e eventual descontinuidade da intenção de estudar. A segunda, remete à possibilidade de qualificar a assimilação do conteúdo, logo, um bom aproveitamento do curso.

O indicado é dar pausas, de 10’ a 15’, a cada 2h de dedicação aos estudos. Vale fazer o que mais te agrada, para diminuir o cansaço e suas variações – sonolência, impaciência, ansiedade ou qualquer outra sensação de sobrecarga.

Hábitos saudáveis

Ajudam! Se você ver valor e achar que vale a pena experimentar. Garantir um sono saudável, por exemplo, é fundamental para manter a atenção, concentração e memorização do que se aprende. Alimentos geradores de energia também favorecem o ânimo, a disposição e o foco.

Aproveite bem o conteúdo.

Boa aprendizagem!

Caso você não tenha sido contemplado com uma licença neste ciclo, veja abaixo como funciona o ranqueamento de interessados e entenda o que aconteceu. Se necessário, converse com a sua chefia e se planeje para atender aos critérios. Esperamos que no próximo ciclo você consiga!

Perguntas frequentes

  • 1ª Etapa: inscrição e manifestação de interesse.
  • 2ª Etapa: ranqueamento dos servidores e servidoras inscritos, de acordo com os critérios estipulados.
  • 3ª Etapa: divulgação da lista de contemplados e distribuição das licenças de uso da plataforma.

A licença fica disponível ao aluno durante um período determinado. Ao fim deste período, um novo ciclo, com novas inscrições, se iniciará.

Os períodos de 2022 serão:
✔ Período 1: Janeiro e Fevereiro
✔ Período 2: Março e Abril
✔ Período 3: Maio e Junho
✔ Período 4: Julho e Agosto
✔ Período 5: Setembro e Outubro
✔ Período 6: Novembro e Dezembro

Os servidores e servidoras que trabalham com Tecnologia da Informação e Comunicação ou com Análise de Dados nos órgãos da Prefeitura de São Paulo. Isso inclui somente servidores efetivos, comissionados e estagiários que demonstrarem interesse prévio, através de inscrição.

É vedada a atribuição de licença a terceiros contratados pela Administração.

O formulário de inscrição é divulgado a todos os líderes de TI dos órgãos setoriais da Prefeitura de São Paulo, os quais são responsáveis por divulgar a oportunidade aos demais servidores de tecnologia.

O servidor que desejar se inscrever, deverá preencher seus dados, concordar com todos os termos para o recebimento da licença e aguardar o resultado.

O período de inscrições será aberto em torno de 15 dias antes do início do período da licença ou do bimestre.

Geralmente a procura pelo curso é maior que a oferta de 85 licenças, por isso aplicamos os seguintes critérios para definir quem será contemplado: 

  1. Cumpriu a carga horária prevista nos cursos (EaD ou presencial), nos últimos seis meses, e portanto, não está na lista de impedimento. 
  2. O órgão setorial cumpriu os critérios da Política de Governança de Tecnologia:
    – Entregou o último Diagnóstico de Tecnologia – 15 pontos
    – Participou nos últimos 2 Fóruns de Tecnologia – 15 pontos (Penúltimo Fórum – 5 pontos; Último Fórum – 10 pontos)
    – Atualizou o PDSTIC, de acordo com os critérios – 25 pontos **
    – Posicionado no ranking da Escala de Maturidade – até 45 pontos:
         – Série A: 45 pontos
         – Série B: 35 pontos
         – Série C: 25 pontos
         – Série D: 15 pontos
         – Série E: 5 pontos
         – Série Inexistente: não pontua
  3. Manifestou interesse no ciclo anterior e não foi contemplado por conta do limite de 5 vagas disponibilizadas ao órgão setorial.
  4. Foi contemplado menos vezes com o acesso à Alura.
  5. Ordem de inscrição  

** Critérios para considerar o PDSTIC atualizado, por ciclo:

  • Ciclo 1: PDSTIC atualizado 2021 (até novembro)
  • Ciclo 2: PDSTIC 2021 atualizado (até janeiro) e PDSTIC 2022 aprovado
  • Ciclo 3: PDSTIC 2022 atualizado (até abril)
  • Ciclo 4: PDSTIC 2022 atualizado (até maio)
  • Ciclo 5: PDSTIC 2022 atualizado (até julho)
  • Ciclo 6: PDSTIC 2022 atualizado (até outubro)

 

OBS: Se após o ranqueamento acima ainda restar vagas disponíveis, elas serão distribuídas de acordo com a data de inscrição do candidato.

Ao receber uma licença, você assume duas responsabilidades:

  1. Cumprir o mínimo de 16 horas-aula, dentro do ciclo de 2 meses. As horas serão computadas apenas quando o curso for concluído.
  2. Fazer cursos relevantes ao seu trabalho dentro do órgão da Prefeitura.

Atenção!
Se atente aos prazos. Se você não concluir a quantidade mínima de horas-aula no fim do período você irá para a lista de impedimento de próximas inscrições.

1ª vez que recebo uma licença:
A própria Alura te enviará uma senha de acesso provisória no endereço de e-mail pessoal que você informou na inscrição.

Para entrar em sua nova conta, você deve acessar o portal da Alura e efetuar o login, usando esse e-mail pessoal informado e a senha enviada pela Alura.

O portal da Alura pode ser acessado pelo link a seguir: www.alura.com.br. Após acessar este endereço, clique em “Entrar”, no canto superior direito da tela.

Já recebi uma licença antes:
Se na nova inscrição você informou o mesmo e-mail pessoal (que usou em ciclos anteriores), você não receberá uma senha nova, sua conta permanecerá a mesma. O acesso será apenas renovado e você pode entrar na plataforma com a mesma senha que usou nos ciclos anteriores. 

Caso você tenha informado um e-mail pessoal diferente do usado anteriormente, a Alura criará uma nova conta para você e te enviará um e-mail com uma senha provisória.

Atenção:
Recomendamos que você informe o mesmo e-mail pessoal em toda nova inscrição, para que o seu acesso seja apenas renovado. Assim evita-se de criar mais de uma conta para a mesma pessoa.

Vai para a lista de impedimento aqueles que foram contemplados com cursos (tanto presenciais, quanto EaD) e não cumpriram a carga horária mínima estabelecida. Dessa forma, ficam impedidos de participar de novas oportunidades de capacitação oferecidas pelo Programa Permanente de Capacitação por 6 meses. Portaria SMIT-SMG nº11/2018

A sua conta na Alura permanecerá com o acesso aos certificados dos cursos realizados, bem como todo o seu histórico. Porém, você não terá permissão para realizar novos cursos, nem possuirá acesso ao material didático dos cursos finalizados.

Dúvidas sobre o conteúdo de um curso em específico:
Envie sua dúvida no Fórum específico de cada curso dentro da plataforma Alura. Veja como funciona.

Dúvidas sobre o uso da plataforma:
Entre em contato diretamente com a Alura, através do endereço: https://www.alura.com.br/contato

Ainda com dúvidas sobre critérios de ranqueamento, alocação de licenças, inscrições, entre outras relacionadas?
Entre em contato com a SMIT/CGTIC através do e-mail tecnologia@prefeitura.sp.gov.br

 

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