Prefeitura participa do lançamento da primeira conexão Wi-Fi 6E outdoor da América Latina

Evento foi realizado na manhã deste sábado (3), na rua Gabriele DÁnnunzio, na Zona Sul, onde a nova tecnologia ficará disponível por dois meses, por tratar-se de um plano piloto

O prefeito Ricardo Nunes participou, na manhã deste sábado (3), do lançamento da primeira conexão Wi-Fi 6E outdoor da América Latina. O evento foi realizado no restaurante Picanharia dos Amigos, no Campo Belo, Zona Sul. A nova tecnologia é fruto da parceria da empresa Qualcomm Brasil com a Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) e conta com a colaboração das empresas Cambium Networks, Telium e Tecexpert Brasil e cooperação da Associação Campo Belo Gastronomia. O Wi-Fi 6E proporciona maior velocidade e menor latência e ficará disponível por dois meses, pois trata-se de um plano piloto, para os estabelecimentos situados na Rua Gabrielle D’ Annunzio e para as pessoas que por ela transitarem.

“São Paulo é a primeira cidade da América do Sul que está recebendo o WiFi 6E. Nossa cidade tem se destacado bastante na questão da tecnologia. A agilidade e a velocidade dos dados é fundamental para que possamos dar melhores condições de internet para as pessoas”, declarou Ricardo Nunes.

A iniciativa é a primeira de WI-FI 6E em área outdoor da América Latina. Trata-se da evolução da conexão wireless, que proporciona maior velocidade e menor latência aos usuários e possui suporte a frequência da banda de 6 GHz, além das bandas de 2,4 GHz e 5 GHz já existentes nos aparelhos convencionais. Por ser um plano piloto, ainda não tem data definida para ser implantado na cidade.

De acordo com Luiz Tonisi, presidente da Qualcomm para América Latina, o WiFi 6E Outdoor é a sexta geração do WiFi. Foi aprovado ano passado para ser usado indoor. Até o momento, não é permitido que seja usado outoddor.

“A Anatel nos apoiou para o uso temporário por dois meses. A utilização regulamentar dessa tecnologia outodoor está sendo discutida”, disse.

Sobre a tecnologia 6E

O Wi-Fi 6E é visto como um complemento à revolução de conectividade trazida pelo 5G, pois suas taxas de transmissão e latência são compatíveis ao 5G.

“É um tipo de inovação fundamental para cidades inteligentes . São Paulo é a pioneira da América Latina e acredito que, no mundo, a conhecê-la. É fundamental para segurança pública e reconhecimento facial, entre outras finalidades. O futuro está chegando”, afirmou o conselheiro da ANATEL, Moises Queiroz.

Custo-benefício

A implementação do Wi-Fi 6E deve garantir a tecnologia Wi-Fi como a melhor opção em custo-benefício ao usuário para acesso à banda larga. Apesar de não ter a mesma eficiência em deslocamentos, principalmente acima de 60 Km/h, como o 5G, a futura versão da tecnologia Wi-Fi 7 deve oferecer resultados mais robustos neste aspecto.

As tecnologias Wi-Fi6E e 5G devem se relacionar principalmente de forma complementar. O consumidor não identificará a mudança da rede no uso do seu smartfone, assim como ônibus e carros que recebem o sinal 5G podem retransmitir os dados a seus ocupantes pela rede Wi-Fi6E.

Sobre a Qualcomm

Empresa líder em inovação em tecnologia sem fio, a Qualcomm é a responsável pelo desenvolvimento, lançamento e expansão do 5G. Transmite os benefícios da mobilidade para novos setores, incluindo o automotivo, internet e computação.

Confira algumas imagens