Categoria Eventos

SÃO PAULO PARTICIPA DO BIG FESTIVAL 2023 PARA APRESENTAR OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS NO SETOR DE GAMES E E-SPORTS

Cidade de São Paulo terá estande com programação com especialistas e empresas aceleradas pela Sampa Games, programa de fomento da Prefeitura

Principal polo de criatividade e negócios em games do Brasil, a cidade de São Paulo vai expor suas iniciativas e programas de apoio ao setor de jogos eletrônicos e e-sports durante a edição 2023 do BIG Festival, maior festival de games na América Latina, que acontece de 28 de junho a 2 de julho de 2023, no São Paulo Expo.

A participação da Prefeitura de São Paulo é promovida pela SP Negócios, Agência de Promoção de Investimentos e Exportações da cidade, e pela Ade Sampa, Agência São Paulo de Desenvolvimento, que juntas terão um estande no evento e realizará o “SP Tech Summit Games”, circuito de palestras e conteúdos que tem a missão de expor o panorama do setor de games da capital paulista.

“O setor de games está em constante crescimento, movimentando anualmente mais de US$ 200 bilhões. No Brasil, o cenário não é diferente, mais de 75% dos brasileiros são adeptos a algum tipo de jogo eletrônico, sendo dominado por mulheres, que compõem mais de 53% do montante. A Prefeitura de São Paulo é uma grande parceira do setor e não poderia deixar de participar do Big festival, uma iniciativa que fortalece o mercado de games, além de promover o turismo e o desenvolvimento econômico da Capital”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Durante os quatro dias do evento, mais de 15 empresas do setor e especialistas da área farão parte dessa programação que irá mostrar o potencial do setor de games e e-sports na cidade, apresentar as linhas de fomento público e privado, oferecer caminhos para a profissionalização e estruturação dos negócios, além de oferecer insights para gerar ainda mais valor para o ecossistema de São Paulo.

“O setor de games é um dos mais prósperos do país e a cidade de São Paulo está no centro de desenvolvimento deste ecossistema. Participar do BIG Festival é uma oportunidade de a cidade divulgar as ações e políticas públicas desenvolvidas em prol do desenvolvimento do setor de Games e E-Sports, que promove inovação tecnológica, além de gerar negócios e empregos altamente qualificados”, afirma Michael Sotelo Cerqueira, Diretor de Investimentos da SP Negócios.

O público do evento também terá a oportunidade de conhecer e experimentar os games desenvolvidos pelas empresas aceleradas pelo Sampa Games, programa da Prefeitura de São Paulo direcionado às empresas ou coletivos de games, que tem o objetivo de fomentar a inserção de jovens de baixa renda no ecossistema de empreendedorismo, inovação e tecnologia da capital paulista.

Para Renan Vieira, presidente da Ade Sampa, a cidade possui empreendedores com grande potencial de crescimento, por isso a agência em conjunto com a Prefeitura segue investindo em programas de aceleração como o Sampa Games. “Nós entendemos que o processo de aceleração de pequenos negócios, principalmente quando falamos da área tecnológica, vai além de aporte financeiro e mentoria. É preciso oportunizar a esses acelerados o acesso ao mercado, formação de redes de contato e, principalmente, exposição dos seus produtos. E é isso que o Sampa Games oferece”.

Entre os projetos que já passaram pelo Sampa Games e serão exibidos para o público no evento estão: A Cura, Ani Núbia: Lute como uma Rainha, Milk Shaky LAB, Dan um Guerreire do Arco-Íris, Biscats, Além da Lenda e Educamoney.

 

BIG Festival 2023
Data: 29/06 a 02/07/2023
Local: São Paulo Expo, Km 1,5 da Rod. dos Imigrantes – Vila Água Funda,
04329-900 – São Paulo
Sitebigfestival.com.br

 

Sobre a SP Negócios

A SP Negócios é a Agência de Promoção de Investimentos e Exportações da cidade de São Paulo, criada como serviço social autônomo em 2017 para atuar junto à Prefeitura de São Paulo na melhoria do ambiente de negócios e atração de investimento, visando o desenvolvimento econômico da cidade. Sua missão é contribuir para a competitividade e sustentabilidade dos negócios do município por meio da promoção e apoio às oportunidades de investimentos, inovação e exportações.

Para isso, a empresa realiza prospecção de investidores para setores prioritários e
estratégicos da cidade e atende empresas de diferentes portes e segmentos, incluindo startups. Ela também oferece informações qualificadas, além de capacitação para companhias que desejam exportar produtos e soluções para fora do país.
Saiba mais em: www.spnegocios.com

 

Sobre a Ade Sampa

A Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento – é uma entidade ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) e tem o objetivo de fortalecer e apoiar os micro e pequenos empreendedores que possuem ou querem abrir um negócio nas periferias da cidade de São Paulo.

A agência realiza programas de aceleração e residência, conta com atendimento
personalizado para o microempreendedor, oferece cursos e treinamentos gratuitos sobre empreendedorismo para a estruturação e gestão de negócios, além de contar também com os Teias, espaços de trabalhos gratuitos espalhados pela cidade de São Paulo, com toda a infraestrutura necessária e conteúdo sobre o universo empreendedor.  

PREFEITURA DE SÃO PAULO PROMOVE 4ª EDIÇÃO DO ARDUÍNO DAY PARA AMANTES DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA

Atividades elaboradas pela rede FAB LAB LIVRE SP estarão disponíveis para todas as idades no Centro Cultural Penha

No dia 25 de março (sábado) o FAB LAB LIVRE SP, programa coordenado pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), irá realizar a 4ª edição do “Arduíno Day”. O evento, que acontecerá em diversos espaços dentro do Centro Cultural Penha, será repleto de atividades que envolvem técnicas inovadoras de robótica, eletrônica e programação. Além disso, tem como objetivo difundir a inclusão digital de forma gratuita, para todos os cidadãos que comparecerem. 

O Arduino é uma placa de prototipagem eletrônica em código aberto (Open Source) e pode ser utilizada em diversos projetos que envolvem dinâmicas, automação e ludicidade, como os que serão desenvolvidos nas oficinas do evento. A rede FAB LAB Livre SP já promoveu três edições do “Arduino Day” e no ano de 2023 irão democratizar o acesso à história e técnicas do equipamento por meio de três eixos temáticos como potencial para explorar o material, sendo eles: 

  1. Espaço Kids: Educação do Futuro e Mão na Massa
  2. Arte, Tecnologia e Sustentabilidade.
  3. Uso da Automação no dia a dia.

Cada eixo temático terá a sua programação de oficinas e projetos, a fim de construir um caminho lógico de aproximação do público-alvo e valorizar a “Cultura Maker”, onde a própria pessoa irá produzir seu artefato com o auxílio de profissionais. 

“O Arduino Day, da rede Fab Lab Livre SP,  permite o acesso ao ensino de eletrônica, programação e robótica. A missão dos nossos laboratórios é promover o conhecimento da tecnologia de ponta a todos, principalmente para quem nunca teve essa oportunidade. Esse tipo de conhecimento pode gerar oportunidades no mercado de trabalho agora e no futuro desses participantes.” – Enfatizou o Delegado Bruno Lima, Secretario Municipal de Inovação e Tecnologia. 

A 4ª edição do “Arduíno Day” será um evento totalmente gratuito e acontecerá simultaneamente ao evento global como forma de comemorar seus 10 anos de realização em todo o mundo. 

Abaixo estão as informações gerais e cronograma do “Arduino Day”:

QUANDO: Sábado, 25 de Março. 

LOCAL: Centro Cultural da Penha | CCP Largo do Rosário, 20 – Penha. HORÁRIO: 10:00 às 17:00   
 

CRONOGRAMA:

10h
ESPAÇO KIDS: Robótica com Materiais Recicláveis | Prof. Rafael Oliveira e Profa. Stephani Custódio | Local: Sala 2 – 2º andar

11h
EDUCAÇÃO DO FUTURO: Teclado musical eletrônico com massinha de modelar | Thayná e Guilherme | Local: Sala de Dança – 2º andar 

11h
ARTE E SUSTENTABILIDADE: Aplicação de Vestuários com Arduino Lilypad | Leonardo, Carol, Marcela, Marcix, Willian, Jaya e Carlos | Local: Sala de Ateliê – 3º andar

11h
AUTOMAÇÃO: Sinalizador Anti-Abuso | Stefani e Kaithleen | Local: Fab Lab – 3º andar   

11h   
AUTOMAÇÃO: Alimentador de Pets Automático com Arduino | Gustavo e Wesley | Local: Fab Lab – 3º andar   

14h
ESPAÇO KIDS: Criando e recriando novos territórios educativos com Arduino e Computação Criativa | Núcleo SP: Valter Garoli, Gislaine Munhoz, Claudia Meirelles e Gisele Mendes | Local: Sala 2 – 2º andar   

14h
ARTE E SUSTENTABILIDADE: Programação em Bloco e Servomotor – Requer conhecimento prévio em programação | Prof. Caio Marques| Local: Sala de Ateliê – 3º andar   

15h
EDUCAÇÃO DO FUTURO: Introdução com LEDs Produção de Brinquedos | Gabriela e Jhonny | Local: Sala de Dança – 2º andar 
 

SECOM – Prefeitura da Cidade de São Paulo
Telefones: 3113-8835 / 3113-8831
E-mail: 
Sala de imprensa: 

Educação SP promove discussão sobre transformação digital no ensino

O jornalista premiado em tecnologia Carlos Aros é o convidado especial da Efape e Citem

A transformação digital atinge todos os setores da sociedade. Com a educação, não é diferente. Nesse cenário, é preciso entender os aspectos fundamentais dessa mudança para orientar escolas, educadores, estudantes, bem como mães, pais e cuidadores dos estudos dos alunos em direção a modelos mais digitais e analíticos de ensino.

Para explorar este tema, a Efape (Escola de Formação dos Profissionais da Educação) e Citem (Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidências e Matrícula) da Secretaria de Educação de São Paulo (Seduc-SP) promovem um bate-papo intitulado Transformação digital na educação: desafios e perspectivas. O convidado especial é o jornalista Carlos Aros, especialista em tecnologia e inovação. A apresentação da proposta e mediação com os públicos ficam por conta da professora Ana Paula Marolla e do coordenador da Citem Marcos Barros.

“É inevitável abordar os impactos da tecnologia na educação no momento em que estamos vivendo. A suposta digitalização do ensino por meio de aulas online em virtude da pandemia escancarou a necessidade de contextualizar os desafios, as vantagens e os pontos sensíveis que modelos de ensino digitais podem trazer para a sociedade”, contextualiza Carlos Aros.

Esta formação tem como público-alvo os profissionais da rede estadual de ensino, mas também atinge todas as pessoas interessadas no tema. Para tanto, a transmissão ao vivo acontece tanto pelo app do Centro de Mídias SP (CMSP) como pelo Youtube, ambos gravados no canal Desenvolvimento Profissional. https://www.youtube.com/channel/UC3kFZSrocOYPS8ASGB2ieoQ

Sobre o convidado

Carlos Aros é jornalista e especialista em tecnologia e inovação. É diretor de conteúdo no Grupo Jovem Pan e editor-executivo da MIT Technology Review Brasil. Recebeu o prêmio Comunique-se em 2019 e foi quatro vezes vencedor do Prêmio Especialistas, ambos na categoria tecnologia. 

Sobre os mediadores

Marcos Barros é coordenador da Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidências e Matrícula (CITEM) da Secretaria de Educação de São Paulo (Seduc-SP). Desde 2006 atua na Seduc-SP, onde participou da implantação tecnológica de projetos como Acessa Escola, Secretaria Escolar Digital (SED) e  Centro de Mídias SP (CMSP).

Ana Paula Marolla é formadora da Escola de Formação dos Profissionais da Educação (Efape), professora da rede desde 2006, mestre em Ciências Médicas e Biológicas pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e, atualmente, trabalha na produção, implementação e execução de Cursos EAD na SEDUC-SP.

Sobre o Canal Desenvolvimento Profissional

Toda a concepção foi estruturada e proposta para o que Canal se tornasse instrumento  de apoio às  ações formativas. Para tanto, ele oferece: 

  • ações de formação continuada aos profissionais da educação da Seduc-SP;
  • programação para a formação dos profissionais da rede nos tempos próprios em que as demandas exijam;
  • exibição de séries em sintonia com as necessidades de formação dos profissionais da rede pública estadual;
  • fundamentação pedagógica para utilização de recursos tecnológicos voltada ao QM e de forma contextualizada nas ações próprias e cotidianas dos profissionais do QAE e QSE.

Serviço

Transformação digital na educação: desafio e perspectivas

Com o jornalista e especialista em tecnologia e inovação

Onde:

No app do CMSP – Canal do Desenvolvimento Profissional 1

Youtube: CMSP Desenvolvimento Profissional < https://www.youtube.com/c/CMSPDesenvolvimentoProfissional>

Fatec Mogi Mirim seleciona projetos para o Arduino Day

Prazo de inscrição pela internet termina em 8 de abril; podem participar equipes de até três componentes

Estudantes matriculados nos Ensinos Médio, Técnico e Superior, da região de Mogi Mirim, têm até 8 de abril para se inscrever pela internet no Arduino Day – Mostra e Competição de Projetos Desenvolvidos em Plataforma Arduino. Promovida pela Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Arthur de Azevedo, a iniciativa online, que será realizada no dia 8 de maio, tem a proposta de celebrar a plataforma de prototipagem microcontrolada e reunir profissionais da tecnologia, criadores e entusiastas para o compartilhamento de experiências e aprendizados.

A plataforma Arduino ajuda no desenvolvimento de projetos de eletrônica e programação, de forma simples e funcional. Quando comparado a outros sistemas de função semelhante, o Arduino se destaca pela facilidade de uso.

A data será celebrada na Fatec com uma competição de projetos baseados na plataforma, com a temática desenvolvimento urbano e industrial, focando em inovações que impactem a sociedade e beneficiem o município ou as indústrias da região, contribuindo com o projeto Mogi Mirim nos Trilhos do Desenvolvimento, da Agência de Desenvolvimento Regional.

Os trabalhos podem ser inscritos por equipes de até três componentes, que devem preencher as fichas com as declarações dos participantes, o formulário de autorização (caso sejam menores de 18 anos) e enviar um vídeo de apresentação com o relatório do projeto. Os interessados podem escolher duas modalidades de inscrição: simulação ou implementação.

Os inscritos na primeira modalidade devem apresentar um projeto desenvolvido em simulador online para Arduino. Na outra, os alunos precisam implementar um protótipo, com hardware Arduino. Nos dois casos, os estudantes concorrerão nas categorias de nível médio, técnico, superior externo e superior interno. Esta última categoria é válida exclusivamente para estudantes matriculados nos cursos superiores de tecnologia da Fatec Mogi Mirim.

Projetos desenvolvidos em Iniciações Científicas e como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) também podem ser inscritos, desde que sejam implementados com o uso da plataforma Arduino e tenham relação com a temática do evento.

Os trabalhos serão avaliados, passarão por uma seleção e a confirmação dos aprovados será feita por e-mail, no dia 30 de abril. Os selecionados apresentarão os projetos online, no dia 8 de maio. Os melhores de cada categoria, em ambas as modalidades, serão premiados.

Para conhecer o edital detalhado do evento, acesse o link.

Fonte: https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/fatec-mogi-mirim-seleciona-projetos-para-o-arduino-day/

Com evento online, Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia lança 14º Guia do CopiCola

Projeto descreve e orienta a aplicação de ciências comportamentais na comunicação com o público

 “Como incentivar escolhas através da comunicação com a população?”. Foi para responder a essa pergunta que a equipe do (011)l.lab, laboratório de inovação em governo da cidade de São Paulo, gerido pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), desenvolveu o projeto “Nudges na cobrança do IPTU”. 

A ideia consistiu no uso dos nudges, pequenos ‘empurrões’ de ciência comportamental, para reduzir a inadimplência na arrecadação do imposto. Desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal da Fazenda, a iniciativa pode ser replicada em outras áreas. 

“Já temos catorze guias disponibilizados para a estrutura da Prefeitura e toda a nossa rede de políticas públicas Brasil afora, que têm a possibilidade, a partir desses materiais, de trabalhar, adaptar e replicar questões desenvolvidas no município”, disse o secretário-adjunto de Inovação e Tecnologia, Daniel Glaessel, durante a abertura do evento. 

Realizado nesta quinta-feira (11), o lançamento do 14º guia contou com a participação da equipe do laboratório, do Cebrap e do subsecretário da Receita Municipal da Secretaria da Fazenda, Thiago Rubio Salvioni.  

“Foi um divisor de água para nós essa perspectiva de buscar formas de tornar mais efetiva e mais eficaz a nossa comunicação com o contribuinte num assunto tão sensível. Espero que a gente consiga repetir em outros temas e que seja uma parceria que a gente consiga copiar e colar muito aqui no ambiente da secretaria”, afirmou Thiago. 

 Assista ao evento aqui


O projeto 

A partir de um estudo da jornada do contribuinte e dos comunicados emitidos para contribuintes que haviam parcelado dívidas, as equipes do projeto fizeram entrevistas com as equipes responsáveis pela notificação e uma observação das praças de atendimento da Fazenda. 

Com a distribuição de cinco novas versões do comunicado e uma análise com os contribuintes que receberam as mensagens originais, houve um aumento, com a intervenção, de 8,4% na arrecadação. Ou seja, R$ 950 mil reais só na fase do teste, com um potencial que pode chegar a R$ 60 milhões.  

O guia com todas as informações, o processo de elaboração e as análises está disponível no site do CopiCola

Sobre o programa 

O CopiCola é uma iniciativa da SMIT, em parceria com o Cebrap, que visa construir capacidades para inovar por meio da transferência de conhecimento de servidor para servidor da Prefeitura de São Paulo. Para os interessados em “colar”, é uma chance de conhecer boas práticas, se inspirar e conhecer quem já inovou.

Assim, a iniciativa proporciona economia de tempo e de recursos, já que erros podem ser evitados e soluções que funcionaram podem ser copiadas, adaptadas a outros contextos e melhoradas. 

Saiba mais aqui.

Fonte: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/noticias/?p=308594

Programa MedioTec abre inscrições para vagas remanescentes

Convocados serão avisados por e-mail e deverão encaminhar a documentação corretamente para garantir a vaga

Estudantes do segundo ano do Ensino Médio de escolas da rede pública do Estado de São Paulo podem fazer a inscrição para vagas remanescentes dos programas de dupla formação MedioTec e Jovem Técnico. É possível começar agora um curso técnico do Centro Paula Souza (CPS) e ao mesmo tempo terminar seus estudos regulares.

São mais de 100 vagas nos cursos de Administração, Contabilidade, Informática, Informática para Internet, Logística, Marketing, e Nutrição e Dietética, nos municípios de Araraquara, Bebedouro, Capital, Itatiba e São Carlos. Os interessados devem efetuar a inscrição até dia 26 pela internet.

Os estudantes serão classificados de acordo com a ordem de chegada e o envio correto da documentação de matrícula. Os aprovados receberão bolsas-auxílio para alimentação e transporte.

Documentos para matrícula

Para ter sua matrícula efetivada, o candidato selecionado receberá um e-mail que deverá ser respondido acompanhado do envio dos seguintes documentos: Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); foto 3×4 recente com fundo neutro; declaração original que está matriculado a partir da 2ª série do Ensino Médio, em escola pública, assinada pelo diretor ou agente escolar.

Educação integral

Financiados pelo Ministério da Educação (MEC), MedioTec e Jovem Técnico fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que tem como foco jovens de baixa renda. Com duração de três semestres, as aulas são ministradas no período da tarde em Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e escolas da Secretaria da Educação que funcionam como classes descentralizadas das Etecs. Veja os detalhes no edital.

Confira relação de vagas remanescentes

MunicípioEtecCursoVagas remanescentes
AraraquaraEtec Professora Anna De Oliveira FerrazInformática para Internet21
BebedouroEtec Professor Ídio ZucchiAdministração3
CapitalEtec de SapopembaMarketing11
Etec de Sapopemba (EE Stefan Zweig)Logística21
Etec Gildo Marçal Bezerra BrandãoLogística4
Etec Irmã AgostinaNutrição e Dietética2
Etec MandaquiNutrição e Dietética7
Etec de PiritubaContabilidade5
ItatibaEtec Rosa Perrone ScavoneInformática11
São CarlosEtec Paulino BotelhoInformática para Internet17
TOTAL DE VAGAS102

Fonte: https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/educacao/programa-mediotec-abre-inscricoes-para-vagas-remanescentes/

INPI promove hackathon para aprimorar serviços

As inscrições das equipes ocorrerão no período de 1º a 31 de março de 2021. Podem participar desenvolvedores de software e profissionais ligados à Gestão de Negócios

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) promoverá, de 5 a 12 de abril de 2021, o INPI Hack, a primeira maratona de desenvolvimento de soluções tecnológicas (hackathon) que possibilitem a otimização do desempenho do instituto, especialmente na prestação de serviços.

O INPI Hack premiará as três equipes que apresentarem as melhores propostas, sendo R$ 15 mil para a primeira colocada, R$ 10 mil para a segunda e R$ 5 mil para a terceira. As inscrições das equipes ocorrerão no período de 1º a 31 de março de 2021.

Desenvolvedores de software e profissionais ligados à Gestão de Negócios, Experiência do Usuário (Ux), Propriedade Industrial, Tecnologia da Informação e Comunicação, Design, entre outros, poderão participar formando equipes compostas por três a cinco membros, no limite de até 200 participantes. Não poderão participar como equipe do evento os servidores do INPI, membros da Força-Tarefa de Transformação Digital (FTTD) do instituto e membros da Comissão Julgadora, bem como parentes em linha reta, colateral ou afim, até o terceiro grau.

Cada equipe inscrita deverá desenvolver uma solução ligada a pelo menos uma das seis categorias do desafio: Serviços, Uso Estratégico, Cultura, Proteção, Bases de Dados e Sistemas. As dez melhores soluções desenvolvidas serão pré-selecionadas pela FTTD e, em seguida, a Comissão Julgadora elegerá as três equipes vencedoras. Os critérios de avaliação são: inovação, usabilidade e design, completude funcional, viabilidade de execução real e relevância do problema resolvido.

O INPI Hack contará com uma programação de palestras sobre Propriedade Industrial, Negócios e Inovação, ministradas por profissionais do INPI e de entidades parceiras, além de mentores com expertise variada que darão suporte às equipes no desenvolvimento das soluções. Os interessados em participar do hachathon como mentores ou palestrantes devem enviar e-mail para inpihack@inpi.gov.br.

Fonte: https://www.gov.br/pt-br/noticias/financas-impostos-e-gestao-publica/2021/02/inpi-promove-hackathon-para-aprimorar-servicos

Programa IdeiaGov abre consulta para solução tecnológica na área de educação até 5/3

Tecnologia deverá ser capaz de identificar tendências do mercado de trabalho em todo o Estado; interessados podem se inscrever até 5/3

O Governo do Estado de São Paulo, por meio do programa IdeiaGov, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e do Centro Paula Souza (CPS), está convidando todos os cidadãos e pessoas jurídicas para uma consulta pública com objetivo de incentivar a participação da sociedade em uma futura e eventual contratação de solução tecnológica.

A tecnologia deverá ser capaz de identificar o cenário atual e as tendências do mercado de trabalho em todo o Estado. O objetivo é que a solução possa ajudar o Governo na definição de melhores cursos e capacitações a serem ofertados localmente, por meio de um radar de oportunidades e tendências de empregos, em curto e médio prazo, e em nível regional ou municipal. Podem participar pessoas físicas e jurídicas. Os candidatos devem preencher o formulário de respostas até dia 5 de março no site do IdeiaGov

Apoio ao desenvolvimento

IdeiaGov é o hub de inovação do Governo do Estado de São Paulo que conecta pessoas e organizações com a missão de resolver desafios públicos para gerar impacto positivo na sociedade. Liderado pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Governo do Estado de São Paulo e pela Procuradoria-Geral do Estado, o IdeiaGov é operado pelo Impact Hub e conta com diversos parceiros.

Os organizadores esperam que os investimentos públicos em oferta de ensino profissional sejam feitos com maior precisão e alinhados ao potencial de empregabilidade e de geração de renda por meio do empreendedorismo. É esperado ainda que o setor privado local tenha mais facilidade para contratação de profissionais capacitados para o desenvolvimento dos seus negócios.

“Dentro das nossas expectativas com a causa, estão também, que o processo de definição de cursos e capacitações seja baseado em dados, tornando-se mais objetivo, dinâmico e transparente para a sociedade. Também esperamos que seja disponibilizada de maneira tempestiva e atualizada as informações necessárias para avaliação de pertinência e assertividade das vagas ofertadas em cursos do CPS e da SDE para os gestores públicos e a sociedade de modo geral”, afirma Daniel Barros, subsecretário de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante.

Fonte: https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/programa-ideiagov-abre-consulta-para-solucao-tecnologica-na-area-de-educacao/

MeetUp do Green Sampa reunirá especialistas do setor de tecnologias verdes e sustentabilidade

Encontro será realizado na zona central da cidade e tem como objetivo debater sobre o mercado de negócios sustentáveis

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, realiza na próxima terça-feira, 29 de outubro, o primeiro meetup do Green Sampa, programa que incentiva o desenvolvimento econômico sustentável do município, por meio do fomento a negócios sustentáveis, tecnologias verdes e qualificação profissional. O encontro tem como objetivo discutir sobre o mercado e as ações que podem ser desenvolvidas nesta área.

 “Nosso objetivo é conectar os interessados em desenvolver tecnologias limpas com as pessoas que já atuam neste ramo. Queremos transformar São Paulo no maior e mais importante hub de negócios ambientais e cleantechs na América do Sul, acolhendo empresas e investidores do mundo todo”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

 Os meetups promovidos pelo Green Sampa possibilitam a integração dos participantes do setor com trocas sobre inovação e geração de oportunidades de atuação em rede. Os encontros de conexão serão realizados entre startups, possíveis empresas investidoras, poder público e interessados no universo cleantech.

 Ao final do evento serão anunciados os primeiros desafios do Green Sampa. O Programa de Desafios de Soluções Inovadoras será voltado à geração de novas soluções para o desenvolvimento sustentável, que lançará desafios com problemáticas da cidade, premiando e acompanhando o desenvolvimento das ideais e projetos selecionados.

“Este encontro será fundamental para a troca de experiência entre os participantes, possibilitando assim a formação de novos negócios e parcerias. Uma empresa que atinge metas positivas e consegue divulgar bons resultados de seus esforços ambientais, conseguem também melhorar a visão da sua marca perante todo o mercado. Além de contribuir com a preservação do meio ambiente e com a sustentabilidade”, afirma o presidente da Ade Sampa, Frederico Celentano.

O programa foi lançado em setembro deste ano, durante a II Conferência Internacional Cidades Sustentáveis, promovida pelo Banco Mundial, que contou também com um seminário sobre Oportunidades de Negócios Ambientais na Cidade de São Paulo com especialistas em saneamento, energias renováveis, resíduos sólidos e financiamento.

O Green Sampa atuará em quatro eixos: mapeamento de atores locais; acompanhamento e desenvolvimento de startups verdes com desafios de problemáticas da cidade; meetups para integração do setor e; qualificação no eixo da sustentabilidade.

Para participar do evento é necessário se inscrever pelo link: http://bit.ly/investimentogreen

Programação completa

9h30 às 9h45: Apresentação do Programa
9h45 às 10h45: Oportunidades de investimento para startups de tecnologias limpas e impacto social
Moderação: Élica Martins – Sócia de Auditoria da Grant Thornton
Painelistas: Bruno Profeta – Inseed Investimentos, João Kepler – Sócio da Bossa Nova Investimentos e Guilherme Sagez – Managing Partner da Performa Investimentos

11h às 12h: Como Mapear Oportunidades: onde estão os investimentos em Negócios Sociais e Sustentáveis
Moderação: Ade Sampa
Painelistas: Gisele Neuls – Fundadora Matiz Caboclo, Ellen Carbonari –  Sócia e Head de Impacto da Semente negócios e Fernando Nogueira – Coordenador do Mobilab+.


12h – Encerramento

Topo