2º Ciclo Alura de Capacitação de Tecnologia de 2020

2º Ciclo Alura de Capacitação de Tecnologia de 2020

Já está disponível a lista de contemplados para o 2º Ciclo de uso dos cursos à distância da Alura

A Alura é uma plataforma online de cursos de tecnologia que, em parceria com a Prefeitura, vem desde 2018 fornecendo cursos à distância para os servidores. Esta iniciativa faz parte do Programa Permanente de Capacitação que busca fomentar o desenvolvimento profissional dos servidores municipais das áreas de tecnologia.

O período de uso de licenças desse ciclo será de 02/03 a 03/05.

Confira abaixo a lista de contemplados!

NomeÓrgãoPontuação
Adinan Batista AlvesSecretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente30
Adriana Nepomuceno GuidoInstituto de Previdência Municipal20
Agnes Bittencort SanchesSecretaria Municipal da Fazenda35
Alessandre de Moura CavalcanteSP Urbanismo25
Alester Mafra MendonçaSecretaria Municipal de Gestão35
Ana Carolina Delgatto XavierSecretaria Municipal de Inovação e Tecnologia45
Ana Julia Terra AlvesSecretaria Municipal de Cultura25
Ana Lucia Fernandes de Jesus AntunesSecretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente30
Antonio Mauro Lopes PeridesCOHAB – Companhia Metropolitana de Habitação25
Berit CarvalhoSecretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano25
Brunno Cesar MolinaroSecretaria Municipal de Inovação e Tecnologia45
Bruno Azuma BalzanoSecretaria Municipal de Inovação e Tecnologia45
Bruno de Oliveira de MeloAutoridade Municipal de Limpeza Urbana20
Bruno Manoel Ferraz BatistaAutarquia Hospitalar Municipal20
Bruno Peselli PiazziSecretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social15
Carlos Henrique Horton PossaSecretaria Municipal de Inovação e Tecnologia45
Carolina Francesco Pereira Lopes da CostaSubprefeitura Ipiranga15
César Henrique Lemes dos SantosSão Paulo Turismo15
Daniella Alessandra Silva FeresSecretaria Municipal da Fazenda35
Davi GiugnoSecretaria Municipal de Gestão35
Dione Jorge SantosSecretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente30
Edi Aquino de SouzaProcuradoria Geral do Município25
Eduardo Rodrigues de SousaSubprefeitura Vila Mariana20
Emerson BuenoSão Paulo Turismo15
Enzo Secchi Grazioso SarokaSecretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras25
Erick Barros Oliveira do SantosFundação Theatro Municipal (TMSP)25
Fabiano dos Santos da SilvaSecretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras25
Fábio Peres ConsoliniSecretaria Municipal da Saúde25
Fabrício Saturno de OliveiraSecretaria do Governo Municipal10
Felipe Augusto ArchangeloSecretaria Municipal da Fazenda35
Filipe Gustavo MondoniSecretaria Municipal de Cultura25
Gabriel Almeida GomidesSubprefeitura Santo Amaro15
Gabriela Borges do Couto RosaSecretaria Municipal de Inovação e Tecnologia45
Huno Molina Rodrigues dos SantosProcuradoria Geral do Município25
Igor Campos CavalcantiSecretaria do Governo Municipal10
Jana Tiemi Gabriel HommaSecretaria Municipal de Inovação e Tecnologia45
Jefferson Rodrigues PereiraAutarquia Hospitalar Municipal20
Jishu AshimineControladoria Geral do Município25
Joelcio Lacerda RodriguesAutarquia Hospitalar Municipal20
Jonatas José FerreiraSecretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social15
José Antonio MullerCOHAB – Companhia Metropolitana de Habitação25
Joyce Cristina Frazão SantosSecretaria Municipal de Inovação e Tecnologia45
Juan Marques LimaSecretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras25
Juliana de OliveiraSecretaria do Governo Municipal10
Juraci Pereira SilvaSecretaria Municipal de Habitação25
Katia Midori N. ArakakiSubprefeitura Vila Mariana20
Larissa Lopes Buenos Ayres RodriguesSecretaria Municipal de Cultura25
Leandro Oliveira JuvencioSubprefeitura Aricanduva/Vila Formosa30
Leonardo Fernandes CruzSecretaria Municipal de Cultura25
Leonardo Santos GimenesCOHAB – Companhia Metropolitana de Habitação25
Lucas Aversa MartinsSecretaria Municipal da Saúde25
Lucas Carlos dos SantosSecretaria Municipal de Mobilidade e Transportes30
Lucas Pereira SalesSecretaria Municipal de Esportes e Lazer25
Marcelo Batista DiasCOHAB – Companhia Metropolitana de Habitação25
Marcio Francisco de BiasiAutarquia Hospitalar Municipal20
Marcos Lima da CruzAutarquia Hospitalar Municipal20
Marcos Ribeiro SoaresSão Paulo Turismo15
Maria Carolina dos Santos SilvaSecretaria Municipal de Cultura25
Matheus Iarossi Xavier CruzSecretaria Municipal de Esportes e Lazer25
Matheus Nikolas Gomes da SilvaSecretaria Municipal de Gestão35
Nilson BiasottoSecretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras25
Paloma Pereira Da SilvaAutoridade Municipal de Limpeza Urbana20
Patrick RodriguesControladoria Geral do Município25
Raphaela Teles de OliveiraSecretaria Municipal de Inovação e Tecnologia45
Renata de Oliveira BarbosaSecretaria Municipal de Gestão35
Ricardo Augusto VazCOHAB – Companhia Metropolitana de Habitação25
Ricardo Faria PalharesSubprefeitura Mooca25
Ricardo Henrique IvanovSecretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano25
Roberto Shigueru YabuutiSecretaria Municipal da Fazenda35
Rodrigo Alves BarbosaSão Paulo Turismo15
Rodrigo Antonio de SouzaSecretaria do Governo Municipal10
Rodrigo Aparecido Paz LeoncioSão Paulo Turismo15
Rodrigo Mallmann GuerraSecretaria Municipal da Fazenda35
Rodrigo Martins HenriqueSecretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente30
Ronaldo LehmannSecretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social15
Thaís de Oliveira ZarosSecretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano25
Victor Williams Stafusa da SilvaSecretaria Municipal de Educação15
Vinicius Gomes CostaAutoridade Municipal de Limpeza Urbana20
Vitor Cipriano de FazioSecretaria Municipal de Inovação e Tecnologia45
Wagner Ary MotaSecretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras25
Wagner Santana SilveiraSecretaria Municipal de Gestão35
Weize Cassia Lopes SalesSecretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social15
Welington Liasch da SilvaProcuradoria Geral do Município25
Yan Araujo Stuart FontesSecretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social15

A Alura oferece mais de 1.000 cursos, conheça todos aqui: https://www.alura.com.br/cursos-online-tecnologia

Confira algumas dicas para um melhor aproveitamento do estudo à distância. Veja se elas combinam com o seu jeito de aprender e se é possível aplicar algumas delas à sua rotina.

De olho no tempo e na rotina

O que você não pode perder de vista: a carga horária a ser cumprida (16h) dentro do prazo estipulado – de 02 de março a 03 de maio de 2020. Avalie qual é o melhor momento de iniciar a sua aprendizagem.

O indicado é que defina um tempo de dedicação ao conteúdo que se ajuste às demais atividades que você gosta ou que precisa fazer. Estudar todos os dias? Em dias intercalados? No final de semana? A distribuição do tempo precisa combinar com o seu ritmo, energia e disposição.

Com barulho ou sem barulho?

Local de estudo adequado é o que permite que você mantenha-se atento e concentrado. Não sendo possível, tente identificar o que te dispersa e faça as alterações possíveis para voltar ao foco.

Estudar até cansar ou não cansar de estudar?

A primeira opção remete à quantidade, que para algumas pessoas pode gerar desgaste e eventual descontinuidade da intenção de estudar. A segunda, remete à possibilidade de qualificar a assimilação do conteúdo, logo, um bom aproveitamento do curso.

O indicado é dar pausas, de 10’ a 15’, a cada 2h de dedicação aos estudos. Vale fazer o que mais te agrada, para diminuir o cansaço e suas variações – sonolência, impaciência, ansiedade ou qualquer outra sensação de sobrecarga.

Hábitos saudáveis

Ajudam! Se você vir valor e achar que vale a pena experimentar. Garantir um sono saudável, por exemplo, é fundamental para manter a atenção, concentração e memorização do que se aprende. Alimentos geradores de energia também favorecem o ânimo, a disposição e o foco.

Aproveite bem o conteúdo.

Boa aprendizagem!

Caso você não tenha sido contemplado com uma licença neste ciclo, veja abaixo como funciona o ranqueamento de interessados e entenda o que aconteceu. Se necessário, converse com a sua chefia e se planeje para atender aos critérios. Esperamos que no próximo ciclo você consiga!

 

Perguntas frequentes

  • 1ª Etapa: inscrição e manifestação de interesse.
  • 2ª Etapa: ranqueamento dos servidores e servidoras inscritos, de acordo com os critérios estipulados.
  • 3ª Etapa: divulgação da lista de contemplados e distribuição das licenças de uso da plataforma.

A licença fica disponível ao aluno durante um período determinado. Ao fim deste período, um novo ciclo, com novas inscrições, se iniciará.

Os períodos de 2020 serão:
✔ Período 1: Janeiro e Fevereiro
✔ Período 2: Março e Abril
✔ Período 3: Maio e Junho
✔ Período 4: Julho e Agosto
✔ Período 5: Setembro e Outubro
✔ Período 6: Novembro e Dezembro

Os servidores e servidoras que trabalham com Tecnologia da Informação e Comunicação ou com Análise de Dados nos órgãos da Prefeitura de São Paulo. Isso inclui somente servidores efetivos, comissionados e estagiários que demonstrarem interesse prévio, através de inscrição.

É vedada a atribuição de licença a terceiros contratados pela Administração.

O formulário de inscrição é divulgado a todos os líderes de TI dos órgãos setoriais da Prefeitura de São Paulo, os quais são responsáveis por divulgar a oportunidade aos demais servidores de tecnologia.

O servidor que desejar se inscrever, deverá preencher seus dados, concordar com todos os termos para o recebimento da licença e aguardar o resultado.

O período de inscrições será aberto em torno de 15 dias antes do início do período da licença ou do bimestre.

Geralmente a procura pelo curso é maior que a oferta de 84 licenças, por isso aplicamos os seguintes critérios para definir quem será contemplado: 

  1. Cumpriu a carga horária prevista nos cursos (EaD ou presencial), nos últimos seis meses, e portanto, não está na lista de impedimento. 
  2. O órgão setorial cumpriu os critérios da Política de Governança de Tecnologia:
    – Entregou o último Diagnóstico de Tecnologia – 10 pontos
    – Participou nos últimos 6 Fóruns de Tecnologia – 10 pontos
    – Atualizou o PDSTIC, de acordo com os critérios – 10 pontos **
    – Posicionado no ranking da Escala de Maturidade:
         – Série A: 30 pontos
         – Série B: 25 pontos
         – Série C: 20 pontos
         – Série D: 15 pontos
         – Série E: 10 pontos
         – Série Inexistente: não pontua
  3. Manifestou interesse no ciclo anterior e não foi contemplado por conta do limite de 5 vagas disponibilizadas ao órgão setorial.
  4. Foi contemplado menos vezes com o acesso à Alura.
  5. Ordem de inscrição  

** Critérios para considerar o PDSTIC atualizado, por ciclo:

  • Ciclo 2: PDSTIC 2019 atualizado e PDSTIC 2020 aprovado
  • Ciclo 3: PDSTIC 2019 atualizado, PDSTIC 2020 aprovado e Diagnóstico 2020 entregue.
  • Ciclo 4: PDSTIC 2020 aprovado e com status atualizado entre maio e junho
  • Ciclo 5: PDSTIC 2020 atualizado entre maio e agosto e PDSTIC 2021 em andamento/não aprovado
  • Ciclo 6: PDSTIC 2020 atualizado entre maio e outubro e versão preliminar do PDSTIC 2021 

Ao receber uma licença, você assume duas responsabilidades:

  1. Cumprir o mínimo de 16 horas-aula, dentro do ciclo de 2 meses. As horas serão computadas apenas quando o curso for concluído.
  2. Fazer cursos relevantes ao seu trabalho dentro do órgão da Prefeitura.

Atenção!
Se atente aos prazos. Se você não concluir a quantidade mínima de horas-aula no fim do período você irá para a lista de impedimento de próximas inscrições.

1ª vez que recebo uma licença:
A própria Alura te enviará uma senha de acesso provisória no endereço de e-mail pessoal que você informou na inscrição.

Para entrar em sua nova conta, você deve acessar o portal da Alura e efetuar o login, usando esse e-mail pessoal informado e a senha enviada pela Alura.

O portal da Alura pode ser acessado pelo link a seguir: www.alura.com.br. Após acessar este endereço, clique em “Entrar”, no canto superior direito da tela.

Já recebi uma licença antes:
Se na nova inscrição você informou o mesmo e-mail pessoal (que usou em ciclos anteriores), você não receberá uma senha nova, sua conta permanecerá a mesma. O acesso será apenas renovado e você pode entrar na plataforma com a mesma senha que usou nos ciclos anteriores. 

Caso você tenha informado um e-mail pessoal diferente do usado anteriormente, a Alura criará uma nova conta para você e te enviará um e-mail com uma senha provisória.

Atenção:
Recomendamos que você informe o mesmo e-mail pessoal em toda nova inscrição, para que o seu acesso seja apenas renovado. Assim evita-se de criar mais de uma conta para a mesma pessoa.

Vai para a lista de impedimento aqueles que foram contemplados com cursos (tanto presenciais, quanto EaD) e não cumpriram a carga horária mínima estabelecida. Dessa forma, ficam impedidos de participar de novas oportunidades de capacitação oferecidas pelo Programa Permanente de Capacitação por 6 meses. Portaria SMIT-SMG nº11/2018

A sua conta na Alura permanecerá com o acesso aos certificados dos cursos realizados, bem como todo o seu histórico. Porém, você não terá permissão para realizar novos cursos, nem possuirá acesso ao material didático dos cursos finalizados.

Dúvidas sobre o conteúdo de um curso em específico:
Envie sua dúvida no Fórum específico de cada curso dentro da plataforma Alura. Veja como funciona.

Dúvidas sobre o uso da plataforma:
Entre em contato diretamente com a Alura, através do endereço: https://www.alura.com.br/contato

Ainda com dúvidas sobre critérios de ranqueamento, alocação de licenças, inscrições, entre outras relacionadas?
Entre em contato com a SMIT/CGTIC através do e-mail tecnologia@prefeitura.sp.gov.br

 

Topo