Já está disponível a lista de contemplados para o 2º Ciclo de uso dos cursos à distância da Alura
A Alura é uma plataforma online de cursos de tecnologia que, em parceria com a Prefeitura, vem desde 2018 fornecendo cursos à distância para os servidores. Esta iniciativa faz parte do Programa Permanente de Capacitação que busca fomentar o desenvolvimento profissional dos servidores municipais das áreas de tecnologia.
O período de uso de licenças desse ciclo será de 02/03 a 03/05.
Confira abaixo a lista de contemplados!
Nome | Órgão | Pontuação |
Adinan Batista Alves | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | 30 |
Adriana Nepomuceno Guido | Instituto de Previdência Municipal | 20 |
Agnes Bittencort Sanches | Secretaria Municipal da Fazenda | 35 |
Alessandre de Moura Cavalcante | SP Urbanismo | 25 |
Alester Mafra Mendonça | Secretaria Municipal de Gestão | 35 |
Ana Carolina Delgatto Xavier | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Ana Julia Terra Alves | Secretaria Municipal de Cultura | 25 |
Ana Lucia Fernandes de Jesus Antunes | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | 30 |
Antonio Mauro Lopes Perides | COHAB – Companhia Metropolitana de Habitação | 25 |
Berit Carvalho | Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano | 25 |
Brunno Cesar Molinaro | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Bruno Azuma Balzano | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Bruno de Oliveira de Melo | Autoridade Municipal de Limpeza Urbana | 20 |
Bruno Manoel Ferraz Batista | Autarquia Hospitalar Municipal | 20 |
Bruno Peselli Piazzi | Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social | 15 |
Carlos Henrique Horton Possa | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Carolina Francesco Pereira Lopes da Costa | Subprefeitura Ipiranga | 15 |
César Henrique Lemes dos Santos | São Paulo Turismo | 15 |
Daniella Alessandra Silva Feres | Secretaria Municipal da Fazenda | 35 |
Davi Giugno | Secretaria Municipal de Gestão | 35 |
Dione Jorge Santos | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | 30 |
Edi Aquino de Souza | Procuradoria Geral do Município | 25 |
Eduardo Rodrigues de Sousa | Subprefeitura Vila Mariana | 20 |
Emerson Bueno | São Paulo Turismo | 15 |
Enzo Secchi Grazioso Saroka | Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras | 25 |
Erick Barros Oliveira do Santos | Fundação Theatro Municipal (TMSP) | 25 |
Fabiano dos Santos da Silva | Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras | 25 |
Fábio Peres Consolini | Secretaria Municipal da Saúde | 25 |
Fabrício Saturno de Oliveira | Secretaria do Governo Municipal | 10 |
Felipe Augusto Archangelo | Secretaria Municipal da Fazenda | 35 |
Filipe Gustavo Mondoni | Secretaria Municipal de Cultura | 25 |
Gabriel Almeida Gomides | Subprefeitura Santo Amaro | 15 |
Gabriela Borges do Couto Rosa | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Huno Molina Rodrigues dos Santos | Procuradoria Geral do Município | 25 |
Igor Campos Cavalcanti | Secretaria do Governo Municipal | 10 |
Jana Tiemi Gabriel Homma | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Jefferson Rodrigues Pereira | Autarquia Hospitalar Municipal | 20 |
Jishu Ashimine | Controladoria Geral do Município | 25 |
Joelcio Lacerda Rodrigues | Autarquia Hospitalar Municipal | 20 |
Jonatas José Ferreira | Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social | 15 |
José Antonio Muller | COHAB – Companhia Metropolitana de Habitação | 25 |
Joyce Cristina Frazão Santos | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Juan Marques Lima | Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras | 25 |
Juliana de Oliveira | Secretaria do Governo Municipal | 10 |
Juraci Pereira Silva | Secretaria Municipal de Habitação | 25 |
Katia Midori N. Arakaki | Subprefeitura Vila Mariana | 20 |
Larissa Lopes Buenos Ayres Rodrigues | Secretaria Municipal de Cultura | 25 |
Leandro Oliveira Juvencio | Subprefeitura Aricanduva/Vila Formosa | 30 |
Leonardo Fernandes Cruz | Secretaria Municipal de Cultura | 25 |
Leonardo Santos Gimenes | COHAB – Companhia Metropolitana de Habitação | 25 |
Lucas Aversa Martins | Secretaria Municipal da Saúde | 25 |
Lucas Carlos dos Santos | Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes | 30 |
Lucas Pereira Sales | Secretaria Municipal de Esportes e Lazer | 25 |
Marcelo Batista Dias | COHAB – Companhia Metropolitana de Habitação | 25 |
Marcio Francisco de Biasi | Autarquia Hospitalar Municipal | 20 |
Marcos Lima da Cruz | Autarquia Hospitalar Municipal | 20 |
Marcos Ribeiro Soares | São Paulo Turismo | 15 |
Maria Carolina dos Santos Silva | Secretaria Municipal de Cultura | 25 |
Matheus Iarossi Xavier Cruz | Secretaria Municipal de Esportes e Lazer | 25 |
Matheus Nikolas Gomes da Silva | Secretaria Municipal de Gestão | 35 |
Nilson Biasotto | Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras | 25 |
Paloma Pereira Da Silva | Autoridade Municipal de Limpeza Urbana | 20 |
Patrick Rodrigues | Controladoria Geral do Município | 25 |
Raphaela Teles de Oliveira | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Renata de Oliveira Barbosa | Secretaria Municipal de Gestão | 35 |
Ricardo Augusto Vaz | COHAB – Companhia Metropolitana de Habitação | 25 |
Ricardo Faria Palhares | Subprefeitura Mooca | 25 |
Ricardo Henrique Ivanov | Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano | 25 |
Roberto Shigueru Yabuuti | Secretaria Municipal da Fazenda | 35 |
Rodrigo Alves Barbosa | São Paulo Turismo | 15 |
Rodrigo Antonio de Souza | Secretaria do Governo Municipal | 10 |
Rodrigo Aparecido Paz Leoncio | São Paulo Turismo | 15 |
Rodrigo Mallmann Guerra | Secretaria Municipal da Fazenda | 35 |
Rodrigo Martins Henrique | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | 30 |
Ronaldo Lehmann | Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social | 15 |
Thaís de Oliveira Zaros | Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano | 25 |
Victor Williams Stafusa da Silva | Secretaria Municipal de Educação | 15 |
Vinicius Gomes Costa | Autoridade Municipal de Limpeza Urbana | 20 |
Vitor Cipriano de Fazio | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Wagner Ary Mota | Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras | 25 |
Wagner Santana Silveira | Secretaria Municipal de Gestão | 35 |
Weize Cassia Lopes Sales | Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social | 15 |
Welington Liasch da Silva | Procuradoria Geral do Município | 25 |
Yan Araujo Stuart Fontes | Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social | 15 |
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Confira algumas dicas para um melhor aproveitamento do estudo à distância. Veja se elas combinam com o seu jeito de aprender e se é possível aplicar algumas delas à sua rotina.
De olho no tempo e na rotina
O que você não pode perder de vista: a carga horária a ser cumprida (16h) dentro do prazo estipulado – de 02 de março a 03 de maio de 2020. Avalie qual é o melhor momento de iniciar a sua aprendizagem.
O indicado é que defina um tempo de dedicação ao conteúdo que se ajuste às demais atividades que você gosta ou que precisa fazer. Estudar todos os dias? Em dias intercalados? No final de semana? A distribuição do tempo precisa combinar com o seu ritmo, energia e disposição.
Com barulho ou sem barulho?
Local de estudo adequado é o que permite que você mantenha-se atento e concentrado. Não sendo possível, tente identificar o que te dispersa e faça as alterações possíveis para voltar ao foco.
Estudar até cansar ou não cansar de estudar?
A primeira opção remete à quantidade, que para algumas pessoas pode gerar desgaste e eventual descontinuidade da intenção de estudar. A segunda, remete à possibilidade de qualificar a assimilação do conteúdo, logo, um bom aproveitamento do curso.
O indicado é dar pausas, de 10’ a 15’, a cada 2h de dedicação aos estudos. Vale fazer o que mais te agrada, para diminuir o cansaço e suas variações – sonolência, impaciência, ansiedade ou qualquer outra sensação de sobrecarga.
Hábitos saudáveis
Ajudam! Se você vir valor e achar que vale a pena experimentar. Garantir um sono saudável, por exemplo, é fundamental para manter a atenção, concentração e memorização do que se aprende. Alimentos geradores de energia também favorecem o ânimo, a disposição e o foco.
Aproveite bem o conteúdo.
Boa aprendizagem!
Caso você não tenha sido contemplado com uma licença neste ciclo, veja abaixo como funciona o ranqueamento de interessados e entenda o que aconteceu. Se necessário, converse com a sua chefia e se planeje para atender aos critérios. Esperamos que no próximo ciclo você consiga!
Perguntas frequentes
- 1ª Etapa: inscrição e manifestação de interesse.
- 2ª Etapa: ranqueamento dos servidores e servidoras inscritos, de acordo com os critérios estipulados.
- 3ª Etapa: divulgação da lista de contemplados e distribuição das licenças de uso da plataforma.
A licença fica disponível ao aluno durante um período determinado. Ao fim deste período, um novo ciclo, com novas inscrições, se iniciará.
Os períodos de 2020 serão:
✔ Período 1: Janeiro e Fevereiro
✔ Período 2: Março e Abril
✔ Período 3: Maio e Junho
✔ Período 4: Julho e Agosto
✔ Período 5: Setembro e Outubro
✔ Período 6: Novembro e Dezembro
Os servidores e servidoras que trabalham com Tecnologia da Informação e Comunicação ou com Análise de Dados nos órgãos da Prefeitura de São Paulo. Isso inclui somente servidores efetivos, comissionados e estagiários que demonstrarem interesse prévio, através de inscrição.
É vedada a atribuição de licença a terceiros contratados pela Administração.
O formulário de inscrição é divulgado a todos os líderes de TI dos órgãos setoriais da Prefeitura de São Paulo, os quais são responsáveis por divulgar a oportunidade aos demais servidores de tecnologia.
O servidor que desejar se inscrever, deverá preencher seus dados, concordar com todos os termos para o recebimento da licença e aguardar o resultado.
O período de inscrições será aberto em torno de 15 dias antes do início do período da licença ou do bimestre.
Geralmente a procura pelo curso é maior que a oferta de 84 licenças, por isso aplicamos os seguintes critérios para definir quem será contemplado:
- Cumpriu a carga horária prevista nos cursos (EaD ou presencial), nos últimos seis meses, e portanto, não está na lista de impedimento.
- O órgão setorial cumpriu os critérios da Política de Governança de Tecnologia:
– Entregou o último Diagnóstico de Tecnologia – 10 pontos
– Participou nos últimos 6 Fóruns de Tecnologia – 10 pontos
– Atualizou o PDSTIC, de acordo com os critérios – 10 pontos **
– Posicionado no ranking da Escala de Maturidade:
– Série A: 30 pontos
– Série B: 25 pontos
– Série C: 20 pontos
– Série D: 15 pontos
– Série E: 10 pontos
– Série Inexistente: não pontua - Manifestou interesse no ciclo anterior e não foi contemplado por conta do limite de 5 vagas disponibilizadas ao órgão setorial.
- Foi contemplado menos vezes com o acesso à Alura.
- Ordem de inscrição
** Critérios para considerar o PDSTIC atualizado, por ciclo:
- Ciclo 2: PDSTIC 2019 atualizado e PDSTIC 2020 aprovado
- Ciclo 3: PDSTIC 2019 atualizado, PDSTIC 2020 aprovado e Diagnóstico 2020 entregue.
- Ciclo 4: PDSTIC 2020 aprovado e com status atualizado entre maio e junho
- Ciclo 5: PDSTIC 2020 atualizado entre maio e agosto e PDSTIC 2021 em andamento/não aprovado
- Ciclo 6: PDSTIC 2020 atualizado entre maio e outubro e versão preliminar do PDSTIC 2021
Ao receber uma licença, você assume duas responsabilidades:
- Cumprir o mínimo de 16 horas-aula, dentro do ciclo de 2 meses. As horas serão computadas apenas quando o curso for concluído.
- Fazer cursos relevantes ao seu trabalho dentro do órgão da Prefeitura.
Atenção!
Se atente aos prazos. Se você não concluir a quantidade mínima de horas-aula no fim do período você irá para a lista de impedimento de próximas inscrições.
1ª vez que recebo uma licença:
A própria Alura te enviará uma senha de acesso provisória no endereço de e-mail pessoal que você informou na inscrição.
Para entrar em sua nova conta, você deve acessar o portal da Alura e efetuar o login, usando esse e-mail pessoal informado e a senha enviada pela Alura.
O portal da Alura pode ser acessado pelo link a seguir: www.alura.com.br. Após acessar este endereço, clique em “Entrar”, no canto superior direito da tela.
Já recebi uma licença antes:
Se na nova inscrição você informou o mesmo e-mail pessoal (que usou em ciclos anteriores), você não receberá uma senha nova, sua conta permanecerá a mesma. O acesso será apenas renovado e você pode entrar na plataforma com a mesma senha que usou nos ciclos anteriores.
Caso você tenha informado um e-mail pessoal diferente do usado anteriormente, a Alura criará uma nova conta para você e te enviará um e-mail com uma senha provisória.
Atenção:
Recomendamos que você informe o mesmo e-mail pessoal em toda nova inscrição, para que o seu acesso seja apenas renovado. Assim evita-se de criar mais de uma conta para a mesma pessoa.
Vai para a lista de impedimento aqueles que foram contemplados com cursos (tanto presenciais, quanto EaD) e não cumpriram a carga horária mínima estabelecida. Dessa forma, ficam impedidos de participar de novas oportunidades de capacitação oferecidas pelo Programa Permanente de Capacitação por 6 meses. Portaria SMIT-SMG nº11/2018
A sua conta na Alura permanecerá com o acesso aos certificados dos cursos realizados, bem como todo o seu histórico. Porém, você não terá permissão para realizar novos cursos, nem possuirá acesso ao material didático dos cursos finalizados.
Dúvidas sobre o conteúdo de um curso em específico:
Envie sua dúvida no Fórum específico de cada curso dentro da plataforma Alura. Veja como funciona.
Dúvidas sobre o uso da plataforma:
Entre em contato diretamente com a Alura, através do endereço: https://www.alura.com.br/contato
Ainda com dúvidas sobre critérios de ranqueamento, alocação de licenças, inscrições, entre outras relacionadas?
Entre em contato com a SMIT/CGTIC através do e-mail tecnologia@prefeitura.sp.gov.br