Já está disponível a lista de contemplados para o 2º Ciclo de uso dos cursos à distância da Alura de 2021
A Alura é uma plataforma online de cursos de tecnologia que, em parceria com a Prefeitura, vem desde 2018 fornecendo cursos à distância para os servidores. Esta iniciativa faz parte do Programa Permanente de Capacitação que busca fomentar o desenvolvimento profissional dos servidores municipais das áreas de tecnologia.
O período de uso de licenças desse ciclo será de 09/03/21 a 07/05/21.
Confira abaixo a lista de contemplados!
Servidor | Setorial | Pontos |
Adalberto eloy bonsaglia | Subprefeitura Butantã | 10 |
Alessandre de Moura Cavalcante | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Alester Mafra Mendonça | Secretaria Executiva de Gestão | 50 |
André Correa da Silva | Secretaria Municipal da Fazenda | 45 |
ANDRÉ LUIZ DE OLIVEIRA | Secretaria Municipal da Saúde | 45 |
Andrew Solera | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Arnaldo Pereira Pires | Secretaria Municipal da Saúde | 45 |
Bruno Azuma Balzano | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Bruno Tonhiasino Neto | Secretaria Municipal da Saúde | 45 |
CARLOS EDUARDO ELOI MACIEL | Subprefeitura Sé | 40 |
Carolina Francesco Pereira Lopes da Costa | Subprefeitura Ipiranga | 30 |
Caroline dos Santos de Souza | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Cauê Vieira Mariano | Subprefeitura Jabaquara | 45 |
Cezar dos Santos | São Paulo Turismo | 20 |
Daniel Neves dos Santos | Procuradoria Geral do Município | 45 |
DANIELLA ALESSANDRA SILVA FERES | Secretaria Municipal da Fazenda | 45 |
Danilo Raphael Chiaretto | Secretaria Executiva de Gestão | 50 |
Davi Giugno | Secretaria Executiva de Gestão | 50 |
Dennis Cardoso da Cunha | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Douglas Félix Philipini Santos | Secretaria Municipal da Saúde | 45 |
Douglas Peixoto da Silva | Subprefeitura Pirituba/Jaraguá | 40 |
EDIMILSON BLANES COUTINHO | Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania | 35 |
Eduardo Rodrigues de Sousa | Subprefeitura Vila Mariana | 25 |
Espedito Marques de Souza | Secretaria Municipal de Segurança Urbana | 50 |
Fabiano dos Santos da Silva | Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras | 40 |
Fabio Pereira da Silva | Secretaria Municipal de Segurança Urbana | 50 |
Fábio Peres Consolini | Secretaria Municipal da Saúde | 45 |
Fabricio Kassardjian | Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes | 35 |
Fernando Brambilla do Nascimento | Secretaria Municipal da Fazenda | 45 |
Fernando Gomes Vasconcelos | São Paulo Turismo | 20 |
Fernando Gonsales | Secretaria Municipal de Educação | 30 |
Fernando Moreira de Lucca Barbosa | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Flávia Gonçalves Godinho | Secretaria Municipal da Saúde | 45 |
Flávio Jimenez Verdi de Figueiredo | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Guilherme Silva Tomaz | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Gustavo de Jesus Almeida | Secretaria Executiva de Gestão | 50 |
HELIO KOITI KOBAYASHI | Secretaria Municipal da Fazenda | 45 |
Henrique Lustosa Faria | Hospital do Servidor Publico Municipal | 35 |
Huno Molina Rodrigues dos Santos | Procuradoria Geral do Município | 45 |
Jeanderson Cristovao Pedro Sardinha | Secretaria Municipal da Saúde | 45 |
JULIANA LEMOS DEMAY | Secretaria Municipal de Educação | 30 |
Kendi Souza Kurihara | Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento | 40 |
Lucas Dos Santos Guimarães Vieira | Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania | 35 |
Lucas Mangini de Oliveira | Secretaria Municipal da Saúde | 45 |
Luciano Frutuoso de Brito | Hospital do Servidor Publico Municipal | 35 |
Luiz Carlos Gonçalves Reis Junior | Subprefeitura Capela do Socorro | 30 |
Marcela Fasolin Ferreira | Subprefeitura Ipiranga | 30 |
Marcela Regina dos Reis | Hospital do Servidor Publico Municipal | 35 |
Marcia Regina da Silva Cavalcanti | Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania | 35 |
Marcia Regina Gomes de Vasconcelos de Oliveira Neto Ramos | Secretaria Municipal de Segurança Urbana | 50 |
Marco Vinicius Hawache Simòne Bueno | Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo | 30 |
Marcos Ribeiro Soares | São Paulo Turismo | 20 |
Marina Tavares Edmundo | Secretaria Executiva de Gestão | 50 |
Matheus Iarossi Xavier Cruz | Secretaria Municipal de Esportes e Lazer | 35 |
Murillo Corvino Rocha | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Patrick Rodrigues | Secretaria Municipal das Subprefeituras | 35 |
PAULO HENRIQUE CARDOSO DOS SANTOS | Secretaria Municipal de Educação | 30 |
Pedro Henrique Rocha | Secretaria Municipal de Relações Internacionais | 0 |
Rafael Neves | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Rafael Pioli Silva | Secretaria Municipal da Fazenda | 45 |
Régis Augusto Romualdo | Secretaria Municipal de Esportes e Lazer | 35 |
RENAN MOREIRA GOMES | Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento | 40 |
Renato Passalacqua | Secretaria Municipal da Saúde | 45 |
Roberto Plácido Leite | Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania | 35 |
Roberto Shigueru Yabuuti | Secretaria Municipal da Fazenda | 45 |
Rodrigo Alvaro da Costa Ribeiro | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 45 |
Rodrigo Mallmann Guerra | Secretaria Municipal da Fazenda | 45 |
Rodrigo Rage Ferro | Secretaria Municipal da Fazenda | 45 |
SAMUEL FRANCISCO VILELA | Subprefeitura Cidade Tiradentes | 40 |
Silvio Conceição Thome | Secretaria Municipal de Segurança Urbana | 50 |
Silvio Luiz Regis da Silva | Serviço Funerário do Município de São Paulo | 35 |
Suzana Claro Perobelli | Secretaria Municipal da Saúde | 45 |
Tacílio Moreira de Araújo | Secretaria Municipal da Saúde | 45 |
Thais Ferreira Pereira | Subprefeitura Itaim Paulista | 30 |
Thiago Gomes Possa | Secretaria Municipal da Saúde | 50 |
Thomas Manchado Martins | Secretaria Municipal da Saúde | 50 |
VICTOR HUGO ALBERNAZ LEMOS | Secretaria Municipal de Cultura | 35 |
VITOR SEMERARO | Secretaria Municipal de Justiça | 30 |
Vlademir Paulino da Silva | Secretaria Municipal de Segurança Urbana | 50 |
Wagner Alencar Vereda | Procuradoria Geral do Município | 45 |
Wagner Ary Mota | Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras | 40 |
WASHINGTON ABELARK SOARES DE OLIVEIRA | Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento | 40 |
Weize Cassia Lopes Sales | Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social | 35 |
Welington Matias dos Santos Silva | Secretaria Municipal de Educação | 30 |
A Alura oferece mais de 1.000 cursos, conheça todos aqui: https://www.alura.com.br/cursos-online-tecnologia
Reunimos algumas dicas para um melhor aproveitamento do estudo à distância. Veja se elas combinam com o seu jeito de aprender e se é possível aplicar algumas delas à sua rotina.
De olho no tempo e na rotina
O que você não pode perder de vista: a carga horária a ser cumprida (16h) dentro do prazo estipulado – de 06 de janeiro a 07 de março de 2021. Avalie qual é o melhor momento de iniciar a sua aprendizagem.
O indicado é que defina um tempo de dedicação ao conteúdo que se ajuste às demais atividades que você gosta ou que precisa fazer. Estudar todos os dias? Em dias intercalados? No final de semana? A distribuição do tempo precisa combinar com o seu ritmo, energia e disposição.
Com barulho ou sem barulho?
Local de estudo adequado é o que permite que você mantenha-se atento e concentrado. Não sendo possível, tente identificar o que te dispersa e faça as alterações possíveis para voltar ao foco.
Estudar até cansar ou não cansar de estudar?
A primeira opção remete à quantidade, que para algumas pessoas pode gerar desgaste e eventual descontinuidade da intenção de estudar. A segunda, remete à possibilidade de qualificar a assimilação do conteúdo, logo, um bom aproveitamento do curso.
O indicado é dar pausas, de 10’ a 15’, a cada 2h de dedicação aos estudos. Vale fazer o que mais te agrada, para diminuir o cansaço e suas variações – sonolência, impaciência, ansiedade ou qualquer outra sensação de sobrecarga.
Hábitos saudáveis
Ajudam! Se você ver valor e achar que vale a pena experimentar. Garantir um sono saudável, por exemplo, é fundamental para manter a atenção, concentração e memorização do que se aprende. Alimentos geradores de energia também favorecem o ânimo, a disposição e o foco.
Aproveite bem o conteúdo.
Boa aprendizagem!
Caso você não tenha sido contemplado com uma licença neste ciclo, veja abaixo como funciona o ranqueamento de interessados e entenda o que aconteceu. Se necessário, converse com a sua chefia e se planeje para atender aos critérios. Esperamos que no próximo ciclo você consiga!
Perguntas frequentes
- 1ª Etapa: inscrição e manifestação de interesse.
- 2ª Etapa: ranqueamento dos servidores e servidoras inscritos, de acordo com os critérios estipulados.
- 3ª Etapa: divulgação da lista de contemplados e distribuição das licenças de uso da plataforma.
A licença fica disponível ao aluno durante um período determinado. Ao fim deste período, um novo ciclo, com novas inscrições, se iniciará.
Os períodos de 2021 serão:
✔ Período 1: Janeiro e Fevereiro
✔ Período 2: Março e Abril
✔ Período 3: Maio e Junho
✔ Período 4: Julho e Agosto
✔ Período 5: Setembro e Outubro
✔ Período 6: Novembro e Dezembro
Os servidores e servidoras que trabalham com Tecnologia da Informação e Comunicação ou com Análise de Dados nos órgãos da Prefeitura de São Paulo. Isso inclui somente servidores efetivos, comissionados e estagiários que demonstrarem interesse prévio, através de inscrição.
É vedada a atribuição de licença a terceiros contratados pela Administração.
O formulário de inscrição é divulgado a todos os líderes de TI dos órgãos setoriais da Prefeitura de São Paulo, os quais são responsáveis por divulgar a oportunidade aos demais servidores de tecnologia.
O servidor que desejar se inscrever, deverá preencher seus dados, concordar com todos os termos para o recebimento da licença e aguardar o resultado.
O período de inscrições será aberto em torno de 15 dias antes do início do período da licença ou do bimestre.
Geralmente a procura pelo curso é maior que a oferta de 84 licenças, por isso aplicamos os seguintes critérios para definir quem será contemplado:
- Cumpriu a carga horária prevista nos cursos (EaD ou presencial), nos últimos seis meses, e portanto, não está na lista de impedimento.
- O órgão setorial cumpriu os critérios da Política de Governança de Tecnologia:
– Entregou o último Diagnóstico de Tecnologia – 10 pontos
– Participou nos últimos 6 Fóruns de Tecnologia – 10 pontos
– Atualizou o PDSTIC, de acordo com os critérios – 10 pontos **
– Posicionado no ranking da Escala de Maturidade:
– Série A: 30 pontos
– Série B: 25 pontos
– Série C: 20 pontos
– Série D: 15 pontos
– Série E: 10 pontos
– Série Inexistente: não pontua - Manifestou interesse no ciclo anterior e não foi contemplado por conta do limite de 5 vagas disponibilizadas ao órgão setorial.
- Foi contemplado menos vezes com o acesso à Alura.
- Ordem de inscrição
** Critérios para considerar o PDSTIC atualizado, por ciclo:
- Ciclo 2: PDSTIC 2020 atualizado e PDSTIC 2021 aprovado
- Ciclo 3: PDSTIC 2020 atualizado, PDSTIC 2021 aprovado e Diagnóstico de TIC 2021 entregue.
- Ciclo 4: PDSTIC 2021 aprovado e com status atualizado entre maio e junho
- Ciclo 5: PDSTIC 2021 atualizado entre maio e agosto e PDSTIC 2022 em andamento/não aprovado
- Ciclo 6: PDSTIC 2021 atualizado entre maio e outubro e versão preliminar do PDSTIC 2022
Ao receber uma licença, você assume duas responsabilidades:
- Cumprir o mínimo de 16 horas-aula, dentro do ciclo de 2 meses. As horas serão computadas apenas quando o curso for concluído.
- Fazer cursos relevantes ao seu trabalho dentro do órgão da Prefeitura.
Atenção!
Se atente aos prazos. Se você não concluir a quantidade mínima de horas-aula no fim do período você irá para a lista de impedimento de próximas inscrições.
1ª vez que recebo uma licença:
A própria Alura te enviará uma senha de acesso provisória no endereço de e-mail pessoal que você informou na inscrição.
Para entrar em sua nova conta, você deve acessar o portal da Alura e efetuar o login, usando esse e-mail pessoal informado e a senha enviada pela Alura.
O portal da Alura pode ser acessado pelo link a seguir: www.alura.com.br. Após acessar este endereço, clique em “Entrar”, no canto superior direito da tela.
Já recebi uma licença antes:
Se na nova inscrição você informou o mesmo e-mail pessoal (que usou em ciclos anteriores), você não receberá uma senha nova, sua conta permanecerá a mesma. O acesso será apenas renovado e você pode entrar na plataforma com a mesma senha que usou nos ciclos anteriores.
Caso você tenha informado um e-mail pessoal diferente do usado anteriormente, a Alura criará uma nova conta para você e te enviará um e-mail com uma senha provisória.
Atenção:
Recomendamos que você informe o mesmo e-mail pessoal em toda nova inscrição, para que o seu acesso seja apenas renovado. Assim evita-se de criar mais de uma conta para a mesma pessoa.
Vai para a lista de impedimento aqueles que foram contemplados com cursos (tanto presenciais, quanto EaD) e não cumpriram a carga horária mínima estabelecida. Dessa forma, ficam impedidos de participar de novas oportunidades de capacitação oferecidas pelo Programa Permanente de Capacitação por 6 meses. Portaria SMIT-SMG nº11/2018
A sua conta na Alura permanecerá com o acesso aos certificados dos cursos realizados, bem como todo o seu histórico. Porém, você não terá permissão para realizar novos cursos, nem possuirá acesso ao material didático dos cursos finalizados.
Dúvidas sobre o conteúdo de um curso em específico:
Envie sua dúvida no Fórum específico de cada curso dentro da plataforma Alura. Veja como funciona.
Dúvidas sobre o uso da plataforma:
Entre em contato diretamente com a Alura, através do endereço: https://www.alura.com.br/contato
Ainda com dúvidas sobre critérios de ranqueamento, alocação de licenças, inscrições, entre outras relacionadas?
Entre em contato com a SMIT/CGTIC através do e-mail tecnologia@prefeitura.sp.gov.br