Já está disponível a lista de contemplados para o 3º Ciclo de uso dos cursos à distância da Alura de 2023.
A Alura é uma plataforma online de cursos de tecnologia que, em parceria com a Prefeitura, vem desde 2019 fornecendo cursos à distância para os servidores. Esta iniciativa faz parte do Programa Permanente de Capacitação que busca fomentar o desenvolvimento profissional dos servidores municipais das áreas de tecnologia.
O período de uso de licenças desse ciclo será de 03/05/2023 a 30/06/2023.
Confira abaixo a lista de contemplados!
Nome completo | Setorial | Pontos pela governança |
Adailton Lemes | Controladoria Geral do Município | 80 |
Adinan Batista Alves | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | 70 |
Alexander Max Calixto | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | 70 |
Alvaro Henrique Walder de Mello | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 80 |
Alvaro Jose Martins Camara | Secretaria Municipal das Subprefeituras | 60 |
Andre Machado | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 80 |
André Rosendo Sposito | Procuradoria Geral do Município | 60 |
Andrew Solera | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 80 |
Bianca de Souza Santos | Subprefeitura Ipiranga | 55 |
Bruno Azuma Balzano | Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho | 55 |
Bruno Cesar Molinaro | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 80 |
Carlos Alberto de Figueiredo Zaia | São Paulo Parcerias | 55 |
Caroline dos Santos de Souza | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 80 |
César Maciel Ribeiro | Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento | 60 |
Daniel Neves dos Santos | Procuradoria Geral do Município | 60 |
Dennis Cardoso da Cunha | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 80 |
Edson de oliveira | Secretaria Municipal de Segurança Urbana | 70 |
Eduardo Alves da Silva | Secretaria Municipal das Subprefeituras | 60 |
Eliel dos Santos Silva | Secretaria Municipal de Educação | 60 |
Fabio Hiroki Adaniya | Secretaria Municipal de Gestão | 70 |
Fábio Peres Consolini | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 80 |
Felipe dos Santos Caprara | Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento | 60 |
Fernanda Gualberto Herbst | Secretaria Municipal das Subprefeituras | 60 |
fernando pereira da silva junior | Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme | 45 |
Flávio Jimenez Verdi de Figueiredo | Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento | 60 |
Gabriel Ferreira Souto | Subprefeitura Vila Mariana | 60 |
Gabriela Colin Carriel Rodrigues Cunha | Secretaria Municipal da Fazenda | 80 |
GABRIELA HARUMI TAKEMOTO | Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho | 55 |
Gabriela Lima Santos | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 80 |
Gabriela Maria de Mello Cavalcanti Tenorio | Subprefeitura Vila Mariana | 60 |
Gabryella da Silva Pardinho | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 80 |
Guilherme Augusto Monteiro dos Santos | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 80 |
Guilherme Noguchi | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 80 |
Guilherme Silva Tomaz | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 80 |
Gustavo Kenji Fujissaka | Fundação Paulistana de Educação e Tecnologia (FUNDATEC) | 60 |
Heloisa Barreto De Morais Greghi | Secretaria Municipal de Gestão | 70 |
Humberto Grechi | Secretaria Municipal da Fazenda | 60 |
Isabelle Contieri Reis | Subprefeitura Cidade Tiradentes | 45 |
Isabelly Aparecida Teles Santos | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 80 |
Isaque da Silva Mello | Secretaria Municipal de Gestão | 70 |
Ismael Macedo Albuquerque de Souza | Secretaria Municipal de Esportes e Lazer | 70 |
Jaqueline dos Santos Morais | Secretaria Municipal de Educação | 60 |
Jessyca Sousa do Nascimento | Secretaria Municipal das Subprefeituras | 60 |
Joao Lucas Silva Laurindo Cruz | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | 70 |
Josilene dos Santos | Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho | 55 |
Juan Pablo Ruiz de Souza | CET – Companhia de Engenharia de Tráfego | 50 |
JURACI PEREIRA SILVA | Secretaria Municipal de Habitação | 60 |
Kaylan Sanciani Andrade Silva | Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho | 55 |
Lara Quadros de Melo | Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento | 60 |
LEILA OLIVEIRA ERNESTO | Secretaria Municipal de Educação | 60 |
Leon Jacques Victor Cavalcante de Lima | Secretaria Municipal de Habitação | 60 |
Luana da Silva de Souza | Secretaria Municipal de Gestão | 70 |
Lucas Aversa Martins | Secretaria do Governo Municipal | 60 |
Lucas Porto Santos | São Paulo Parcerias | 55 |
LUCAS RAMOS FERRAZ | Secretaria do Governo Municipal | 60 |
Marcus Vinicius Serricchio Fontan | Controladoria Geral do Município | 80 |
Mario Rubens Buffo Junior | Secretaria do Governo Municipal | 60 |
Matheus Ferreira Domingues | Instituto de Previdência Municipal | 70 |
Mauricio Sosthenes Gomes | Secretaria Municipal de Segurança Urbana | 70 |
Monique Farias Alves | Fundação Paulistana de Educação e Tecnologia (FUNDATEC) | 60 |
Murillo Corvino Rocha | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 80 |
Murillo Falangola Martins | Secretaria Municipal de Educação | 60 |
Murilo Barreto Almeida | Procuradoria Geral do Município | 60 |
Nátany Alves Boldo | São Paulo Parcerias | 55 |
Nelson Augusto Ramalho | Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento | 60 |
Octavio Roberto Braga | Subprefeitura Aricanduva/Vila Formosa | 45 |
Paola Maciel de Antonio Barros | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 80 |
PATRICK SPONHARDI LOPES | Secretaria Municipal de Gestão | 70 |
Pedro Guilherme de Oliveira Pereira | Subprefeitura Aricanduva/Vila Formosa | 45 |
Pedro Víctor Lourenço | Secretaria Municipal de Gestão | 70 |
Rafael Neves | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 80 |
Régis Augusto Romualdo | Secretaria Municipal de Esportes e Lazer | 70 |
REINALDO FRANCISCO DOS ANJOS | Secretaria Municipal das Subprefeituras | 60 |
Renan Robson de Almeida | Secretaria Municipal de Esportes e Lazer | 70 |
Renata Degaspari de Oliveira Costa | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | 70 |
Ricardo Olivatto | Secretaria Municipal de Educação | 60 |
Ryan Santana Costa | Fundação Paulistana de Educação e Tecnologia (FUNDATEC) | 60 |
Sarah De Oliveira Alcâmtara | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 80 |
THIAGO POSSATO MEDEIROS | Fundação Paulistana de Educação e Tecnologia (FUNDATEC) | 60 |
Thyago Athayde Silveira de Oliveira | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 80 |
Victor Williams Satafusa | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 80 |
Vítor Augusto Silva Ferragini | Secretaria Municipal de Educação | 60 |
Vítor Capparelli Silveira de Faria | Secretaria Municipal de Educação | 60 |
Vitor Datilo de Oliveira | Procuradoria Geral do Município | 60 |
Wagner Santana Silveira | Secretaria Municipal de Gestão | 70 |
A Alura oferece mais de 1.000 cursos, conheça todos aqui: https://www.alura.com.br/cursos-online-tecnologia
Reunimos algumas dicas para um melhor aproveitamento do estudo à distância. Veja se elas combinam com o seu jeito de aprender e se é possível aplicar algumas delas à sua rotina.
De olho no tempo e na rotina
O que você não pode perder de vista: a carga horária a ser cumprida (16h) dentro do prazo estipulado – de 03 de maio a 30 de junho de 2023. Avalie qual é o melhor momento de iniciar a sua aprendizagem.
O indicado é que defina um tempo de dedicação ao conteúdo que se ajuste às demais atividades que você gosta ou que precisa fazer. Estudar todos os dias? Em dias intercalados? No final de semana? A distribuição do tempo precisa combinar com o seu ritmo, energia e disposição.
Com barulho ou sem barulho?
Local de estudo adequado é o que permite que você mantenha-se atento e concentrado. Não sendo possível, tente identificar o que te dispersa e faça as alterações possíveis para voltar ao foco.
Estudar até cansar ou não cansar de estudar?
A primeira opção remete à quantidade, que para algumas pessoas pode gerar desgaste e eventual descontinuidade da intenção de estudar. A segunda, remete à possibilidade de qualificar a assimilação do conteúdo, logo, um bom aproveitamento do curso.
O indicado é dar pausas, de 10’ a 15’, a cada 2h de dedicação aos estudos. Vale fazer o que mais te agrada, para diminuir o cansaço e suas variações – sonolência, impaciência, ansiedade ou qualquer outra sensação de sobrecarga.
Hábitos saudáveis
Ajudam! Se você ver valor e achar que vale a pena experimentar. Garantir um sono saudável, por exemplo, é fundamental para manter a atenção, concentração e memorização do que se aprende. Alimentos geradores de energia também favorecem o ânimo, a disposição e o foco.
Aproveite bem o conteúdo.
Boa aprendizagem!
Caso você não tenha sido contemplado com uma licença neste ciclo, veja abaixo como funciona o ranqueamento de interessados e entenda o que aconteceu. Se necessário, converse com a sua chefia e se planeje para atender aos critérios. Esperamos que no próximo ciclo você consiga!
Perguntas frequentes
- 1ª Etapa: inscrição e manifestação de interesse.
- 2ª Etapa: ranqueamento dos servidores e servidoras inscritos, de acordo com os critérios estipulados.
- 3ª Etapa: divulgação da lista de contemplados e distribuição das licenças de uso da plataforma.
A licença fica disponível ao aluno durante um período determinado. Ao fim deste período, um novo ciclo, com novas inscrições, se iniciará.
Os períodos de 2023 serão:
✔ Período 1: Janeiro e Fevereiro
✔ Período 2: Março e Abril
✔ Período 3: Maio e Junho
✔ Período 4: Julho e Agosto
✔ Período 5: Setembro e Outubro
✔ Período 6: Novembro e Dezembro
Os servidores e servidoras que trabalham com Tecnologia da Informação e Comunicação ou com Análise de Dados nos órgãos da Prefeitura de São Paulo. Isso inclui somente servidores efetivos, comissionados e estagiários que demonstrarem interesse prévio, através de inscrição.
É vedada a atribuição de licença a terceiros contratados pela Administração.
O formulário de inscrição é divulgado a todos os líderes de TI dos órgãos setoriais da Prefeitura de São Paulo, os quais são responsáveis por divulgar a oportunidade aos demais servidores de tecnologia.
O servidor que desejar se inscrever, deverá preencher seus dados, concordar com todos os termos para o recebimento da licença e aguardar o resultado.
O período de inscrições será aberto em torno de 15 dias antes do início do período da licença ou do bimestre.
Geralmente a procura pelo curso é maior que a oferta de 85 licenças, por isso aplicamos os seguintes critérios para definir quem será contemplado:
- Cumpriu a carga horária prevista nos cursos (EaD ou presencial), nos últimos seis meses, e portanto, não está na lista de impedimento.
- O órgão setorial cumpriu os critérios da Política de Governança de Tecnologia:
– Entregou o último Diagnóstico de Tecnologia – 15 pontos
– Participou nos últimos 2 Fóruns de Tecnologia – 15 pontos (Penúltimo Fórum – 5 pontos; Último Fórum – 10 pontos)
– Atualizou o PDSTIC, de acordo com os critérios – 25 pontos **
– Posicionado no ranking da Escala de Maturidade – até 45 pontos:
– Série A: 45 pontos
– Série B: 35 pontos
– Série C: 25 pontos
– Série D: 15 pontos
– Série E: 5 pontos
– Série Inexistente: não pontua - Manifestou interesse no ciclo anterior e não foi contemplado por conta do limite de 5 vagas disponibilizadas ao órgão setorial.
- Foi contemplado menos vezes com o acesso à Alura.
- Ordem de inscrição
** Critérios para considerar o PDSTIC atualizado, por ciclo:
- Ciclo 1: PDSTIC atualizado 2022 (até dezembro)
- Ciclo 2: PDSTIC 2022 atualizado (até janeiro) e PDSTIC 2023 aprovado
- Ciclo 3: PDSTIC 2023 atualizado (até abril)
- Ciclo 4: PDSTIC 2023 atualizado (até maio)
- Ciclo 5: PDSTIC 2023 atualizado (até julho)
- Ciclo 6: PDSTIC 2023 atualizado (até outubro)
OBS: Se após o ranqueamento acima ainda restar vagas disponíveis, elas serão distribuídas de acordo com a data de inscrição do candidato.
Ao receber uma licença, você assume duas responsabilidades:
- Cumprir o mínimo de 16 horas-aula, dentro do ciclo de 2 meses. As horas serão computadas apenas quando o curso for concluído.
- Fazer cursos relevantes ao seu trabalho dentro do órgão da Prefeitura.
Atenção!
Se atente aos prazos. Se você não concluir a quantidade mínima de horas-aula no fim do período você irá para a lista de impedimento de próximas inscrições.
1ª vez que recebo uma licença:
A própria Alura te enviará uma senha de acesso provisória no endereço de e-mail pessoal que você informou na inscrição.
Para entrar em sua nova conta, você deve acessar o portal da Alura e efetuar o login, usando esse e-mail pessoal informado e a senha enviada pela Alura.
O portal da Alura pode ser acessado pelo link a seguir: www.alura.com.br. Após acessar este endereço, clique em “Entrar”, no canto superior direito da tela.
Já recebi uma licença antes:
Se na nova inscrição você informou o mesmo e-mail pessoal (que usou em ciclos anteriores), você não receberá uma senha nova, sua conta permanecerá a mesma. O acesso será apenas renovado e você pode entrar na plataforma com a mesma senha que usou nos ciclos anteriores.
Caso você tenha informado um e-mail pessoal diferente do usado anteriormente, a Alura criará uma nova conta para você e te enviará um e-mail com uma senha provisória.
Atenção:
Recomendamos que você informe o mesmo e-mail pessoal em toda nova inscrição, para que o seu acesso seja apenas renovado. Assim evita-se de criar mais de uma conta para a mesma pessoa.
Vai para a lista de impedimento aqueles que foram contemplados com cursos (tanto presenciais, quanto EaD) e não cumpriram a carga horária mínima estabelecida. Dessa forma, ficam impedidos de participar de novas oportunidades de capacitação oferecidas pelo Programa Permanente de Capacitação por 6 meses. Portaria SMIT-SMG nº11/2018
A sua conta na Alura permanecerá com o acesso aos certificados dos cursos realizados, bem como todo o seu histórico. Porém, você não terá permissão para realizar novos cursos, nem possuirá acesso ao material didático dos cursos finalizados.
Dúvidas sobre o conteúdo de um curso em específico:
Envie sua dúvida no Fórum específico de cada curso dentro da plataforma Alura. Veja como funciona.
Dúvidas sobre o uso da plataforma:
Entre em contato diretamente com a Alura, através do endereço: https://www.alura.com.br/contato
Ainda com dúvidas sobre critérios de ranqueamento, alocação de licenças, inscrições, entre outras relacionadas?
Entre em contato com a SMIT/CGTIC através do e-mail tecnologia@prefeitura.sp.gov.br