Categoria Fórum de Tecnologia

29º Fórum Técnico de Tecnologia da Informações e Comunicação – Planejamento de TIC

O 29º Fórum Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação teve como tema Planejamento de TIC e foi realizado no formato virtual na plataforma Microsoft Teams. O evento contou com a participação dos líderes de TIC dos órgãos setoriais da Prefeitura Municipal de São Paulo e convidados, ao total77 pessoas participaram do fórum.  

O chefe de gabinete, Roger Willians, iniciou o fórum agradecendo a presença de todos os participantes e ressaltou a importância do tema planejamento de TIC e a qualidade necessária para tratar dos assuntos de tecnologia para aprimorar os serviços que a prefeitura oferece para o cidadão. Finalizando, desejou em nome do Secretário Bruno Lima, um bom fórum a todos.  

 

Prosseguindo, a Coordenadora da CGTIC (Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação), Cláudia Ciufatelli Barale, informou a autorização para realização do concurso público para preencher 52 vagas de analista de TIC, que deverá suprir várias necessidades realmente urgentes. A expectativa é que o concurso ocorra em meados do próximo ano. Barale agradeceu a participação de todos e passou a palavra para o analista Rafael Neves, que deu prosseguimento ao fórum apresentando a agenda do dia. 

A primeira apresentação foi realizada pelo Sr. Anderson Cunha, especialista e parceiro Gartner, e teve como tema: “Planejamento nas Corporações em Geral”.  

 

Após uma breve apresentação pessoal e da empresa Gartner, Cunha abordou o tema mais prioritário da tecnologia nos setores, o planejamento estratégico e eficiente para criar planos de ação que conversam com a estratégia de negócios do setor público, estratégia de cidadão, valor, função de cada um nas organizações e todos os mecanismos de atuação do setor público.  

 

Abordou também as melhores práticas de planejamento estratégicos, na construção dos processos, quais as práticas que precisam adotar e quais estão fazendo mais falta dentro do planejamento. Cunha encerrou esse tópico com a frase: “Nada mais eficiente que um servidor público aparelhado com ferramentas e plataforma de última geração. 

 

Um ponto relevante foi a análise do que é importante na hora de definir o direcionamento, como mapear o que o negócio pretende fazer e o que significa sucesso para o negócio.  

Anderson Cunha reforçou a importância de definições estratégicas, de um bom plano estratégico e quem precisa ser envolvido e as questões de governança e os limites para direcionar os esforços no planejamento estratégico. 

A apresentação será enviada aos participantes desse fórum por e-mail.  

 

Em seguida o analista Fabio Peres Consolini apresentou o planejamento de tecnologia na Prefeitura de São Paulo, mostrou os instrumentos de governança que auxiliam o planejamento de TIC. Consolini explicou que o diagnóstico de TIC é solicitado todo início de ano por meio de uma avaliação direcionada para o órgão. Dessa forma o órgão acaba descobrindo o seu próprio cenário e com isso consegue planejar as atualizações ou aquisições necessárias. 

 

Consolini apresentou ainda a ferramenta FATIMA (Ferramenta de Acompanhamento de Tecnologia da Informação e sua Maturidade) e mostrou o passo a passo para elaborar o plano Diretor Setorial de TIC e seus impactos na Escala de Maturidade. Por fim, apresentou brevemente a agenda do planejamento para o ano de 2024.

 

O analista Rafael Neves explicou sobre a licença de capacitação Ead da Alura e sobre a discussão do novo contrato com mais licenças. Neves disse que estão solicitando mais licenças baseados na demanda que é alta, hoje são 85 vagas disponíveis para uma lista que chega a 200 servidores interessados. 

Em seguida foi aberto um espaço para dúvidas e finalizando o fórum, o analista Rafael Neves encerrou agradecendo a participação de todos.

 

Data: 22/11/2023;  

 

Via: Vídeo conferência via Microsoft Teams; 

 

Participantes: Aproximadamente 77 pessoas.  

 

Palestrantes:   

 

Anderson Cunha – (Executive Partner Data & Analytics – Gartner) 

 

Fabio Consolini (SMIT/CGTIC/DEGOV)  

  

 

 

Acesse abaixo o material da apresentação do 29º Fórum Técnico de TIC.

Veja algumas imagens do 29º FTTIC

Saiba mais sobre o Fórum Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação – FTTIC

O Fórum Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação – FTTIC consiste no conjunto dos responsáveis técnicos em Tecnologia da Informação e Comunicação dos Órgãos Setoriais que compõe o Sistema Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação – SMTIC. Criado através do Decreto 57.653/2017, que dispõe sobre a Política Municipal de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação – PMGTIC, os líderes dos órgãos participam de encontros periódicos que buscam como principais objetivos:

I – Promover a integração entre responsáveis técnicos em tecnologia da informação dos Órgãos Setoriais;

II – Alinhar as questões relativas à PMGTIC, especialmente quanto aos instrumentos de governança de tecnologia da informação e comunicação;

III – Acelerar a resolução das questões técnicas dos órgãos setoriais, bem como das dúvidas potencialmente comuns a todos, promovendo o aumento de maturidade em tecnologia da informação e comunicação;

IV – Prover o Órgão Central de informações a respeito da materialização das ações da PMGTIC em cada órgão, debatendo seus principais aspectos e implicações;

V – Possibilitar aos Órgãos e Entidades Setoriais, meio para a apresentação de propostas de melhorias nos instrumentos de governança, bem como na implementação da PMGTIC.

Para acessar os últimos fóruns realizados clique aqui .

28º Fórum Técnico de Tecnologia da Informações e Comunicação – Boas Práticas em Governança de Dados

 O 28º Fórum Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação teve como tema as Boas Práticas em Governança de Dados e foi realizado no formato virtual na plataforma Microsoft Teams. O fórum contou com a participação dos líderes de TIC dos órgãos setoriais da Prefeitura Municipal de São Paulo e convidados, ao total, cerca de 77 pessoas participaram do fórum. 

O chefe de gabinete, Roger Willians, iniciou o fórum agradecendo a todos os participantes e ressaltou a importância do tema na Estratégia de Transformação Digital que será lançada no próximo mês. Além da transformação digital, ele citou que o tema também contribui na implantação do Cadastro de Base de Pessoas e no Login Único, o qual está em testes em algumas secretarias. Finalizando, desejou em nome do Secretário Bruno Lima, um bom fórum a todos. 

Prosseguindo, a Coordenadora da CGTIC (Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação, Cláudia Ciufatelli Barale, agradeceu a todos os participantes e passou a palavra para o analista Rafael Neves, que deu prosseguimento ao fórum apresentando a agenda do dia. 

A primeira apresentação foi realizada pelo Sr. Luiz Dorsa, diretor EITL e parceiro de Liderança Gartner, e teve como tema: “Alavancando os benefícios de uma cultura data driven”. 

Após uma breve apresentação pessoal e da empresa Gartner, Luiz Dorsa abordou a necessidade de uma transformação cultural nas organizações para que ocorra uma transformação digital, trazendo para o centro do triangulo composto de pessoas, processos e tecnologia a cultura dos dados. 

Abordou também os cuidados que se deve ter ao trabalhar com dados, desde a confiabilidade dos dados, como são os processos de governança dos dados, como é a capacitação dos profissionais que trabalham com os dados e os cuidados com a privacidade. 

Um ponto relevante foi a apresentação de um levantamento realizado pela empresa Gartner junto aos CDOs de diversas empresas, mostrando que a 40% enfrentavam desafios culturais para aceitas essa mudança e que 25% enfrentavam resistência às mudanças no modelo. 

Abordou também os problemas comuns devido a baixa maturidade na cultura de dados e que essa baixa maturidade pode levar a um ciclo negativo, no qual diferentes setores de uma mesma organização podem produzir informações paralelas, o que pode levar a divergências e conceitos diferentes, gerando desconfiança sobre os dados coletados. 

Luiz Dorsa reforçou a importância de um Patrocínio Forte para que a mudança seja efetiva, sem esse apoio as áreas técnicas dificilmente conseguem avançar no processo de implantação de uma cultura voltada a dados nas organizações e citou a papel fundamenta da comunicação em todo processo. 

Um slide com as estatísticas do Gartner sobre o uso dos dados se destacou, informando que mais de 95% dos líderes continuarão a tomar uma decisão por meio da intuição ao invés de usar dados e fatos. O que leva ao questionamento sobre o grau de confiança dos líderes nos dados. 

Prosseguiu apresentando o Plano de Alfabetização de dados como um programa de mudanças, os cinco passo de conscientização e finalizou apresentando o modelo de Curadoria de Dados. 

Em seguida o analista Loyd Kozawa apresentou o relatório do Diagnóstico de TIC 2023 e finalizando as apresentações do fórum, o analista Thyago Athayde Silveira de Oliveira apresentou o dashboard publicado do PETIC 21-24 e demonstrou várias funcionalidades do PowerBI. 

Em seguida foi aberto um espaço para dúvidas e finalizando o fórum, o analista Rafael Neves encerrou agradecendo a participação de todos. 

Data: 31/05/2023; 

Via: Vídeo conferência via Microsoft Teams;

Participantes: Aproximadamente 74 pessoas. 

Palestrantes:  

Luiz Dorsa – (Executive Partner Data & Analytics – Gartner)

Loyd Hiroki Kozawa (SMIT/CGTIC/DEGOV) 

Thyago Athayde Silveira de Oliveira (SMIT/CGTIC/DEGOV) 

Acesse abaixo o material da apresentação do 28º Fórum Técnico de TIC e nossa seção de Governança de TIC

Veja algumas imagens do 28º FTTIC

Saiba mais sobre o Fórum Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação – FTTIC

O Fórum Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação – FTTIC consiste no conjunto dos responsáveis técnicos em Tecnologia da Informação e Comunicação dos Órgãos Setoriais que compõe o Sistema Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação – SMTIC. Criado através do Decreto 57.653/2017, que dispõe sobre a Política Municipal de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação – PMGTIC, os líderes dos órgãos participam de encontros periódicos que buscam como principais objetivos:

I – Promover a integração entre responsáveis técnicos em tecnologia da informação dos Órgãos Setoriais;

II – Alinhar as questões relativas à PMGTIC, especialmente quanto aos instrumentos de governança de tecnologia da informação e comunicação;

III – Acelerar a resolução das questões técnicas dos órgãos setoriais, bem como das dúvidas potencialmente comuns a todos, promovendo o aumento de maturidade em tecnologia da informação e comunicação;

IV – Prover o Órgão Central de informações a respeito da materialização das ações da PMGTIC em cada órgão, debatendo seus principais aspectos e implicações;

V – Possibilitar aos Órgãos e Entidades Setoriais, meio para a apresentação de propostas de melhorias nos instrumentos de governança, bem como na implementação da PMGTIC.

Para acessar os últimos fóruns realizados clique aqui .

27º Fórum Técnico de Tecnologia da Informações e Comunicação – Planejamento Orçamentário

Realizado de forma virtual pelo Microsoft Teams, o 27º Fórum Técnico de TIC foi o segundo do ano de 2023 e teve como tema o Planejamento Orçamentário. Participaram aproximadamente 74 pessoas.   

O Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação, Adriano Pera, iniciou o evento agradecendo a participação de todos e destacando a importância da continuidade das atividades de governança, citando como exemplo o programa de capacitação e os fóruns de tecnologia. Continuando sua fala, citou o papel fundamental do orçamento no aumento de maturidade dos órgãos. 

Em seguida, o Chefe de Gabinete Roger Willians, agradeceu em nome do Secretário Bruno Lima a participação de todos e citou os novos desafios que a nova lei de licitação trouxe para os órgãos e também da importância da Estratégia de Transformação Digital para a melhoria dos serviços prestados aos munícipes.

O evento prosseguiu com a apresentação da agenda do dia pela assessora Caroline dos Santos. 

O auditor fiscal Luiz Octavio Massato Kobayashi, da Secretaria da Fazenda focou sua apresentação na etapa do Planejamento Orçamentário, abordando a legislação vigente e comentou sobre o PPA, LDO, LOA e também sobre a portaria nº18 da Secretaria da Fazenda. 

Um ponto destacado foi a dificuldade que existe em modificar uma lei orçamentária, evidenciando o papel fundamental de um bom planejamento orçamentário. Em seguida, ele citou também o Plano de Metas e a sua diferença do PPA, sendo que este último deve perpassar os governos. 

Logo em seguida comentou sobre os grupos de planejamento e fez uma explicação do fluxo orçamentário, destacando a importância da revisão no orçamento entre as diversas demandas dos órgãos e do prefeito. 

Um ponto citado que mereceu destaque foi a importância de vincular o planejamento de TIC com outras áreas estratégicas para demonstrar a importância da área de TIC. 

A apresentação seguiu abordando além do PPA e do Plano de Metas a Agenda 2030 e finalizou com o cronograma da LOA de 2024, citando que o mês de julho e o começo de agosto são os meses críticos da elaboração orçamentária e o melhor período para as discussões sobre os investimentos. 

O diretor do departamento de governança, Rafael Neves, continuou o evento reforçando o papel fundamental do planejamento e apresentou o fluxo orçamentário atual e o fluxo de 2024, citando que a ferramenta FATIMA será disponibilizada em abril de 2023 para o planejamento de 2024 e a proposta de que a minuta gerada pela ferramenta seja enviada para os grupos de planejamento orçamentário. 

O Analista Fábio Consolini deu continuidade ao Fórum, apresentando os critérios da Escala de Maturidade que abordam o orçamento e os resultados dos itens 3.1 e 3.2 e como eles são calculados. 

Ao final da apresentação foram esclarecidas algumas dúvidas dos participantes.

Finalizando, Rafael Neves encerrou o evento com alguns informes gerais e agradeceu a participação de todos. 

Data: 29/03/2023; 

Via: Vídeo conferência via Microsoft Teams;

Participantes: Aproximadamente 74 pessoas. 

Palestrantes:  

Luiz Octavio Massato Kobayashi – (SF)

Rafael Neves (SMIT/CGTIC/DEGOV) 

Fabio Peres Consolini (SMIT/CGTIC/DEGOV) 

Acesse abaixo o material da apresentação do 27º Fórum Técnico de TIC e nossa seção de Governança de TIC

 
 

Veja algumas imagens do 27º FTTIC

Saiba mais sobre o Fórum Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação – FTTIC

O Fórum Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação – FTTIC consiste no conjunto dos responsáveis técnicos em Tecnologia da Informação e Comunicação dos Órgãos Setoriais que compõe o Sistema Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação – SMTIC. Criado através do Decreto 57.653/2017, que dispõe sobre a Política Municipal de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação – PMGTIC, os líderes dos órgãos participam de encontros periódicos que buscam como principais objetivos:

I – Promover a integração entre responsáveis técnicos em tecnologia da informação dos Órgãos Setoriais;

II – Alinhar as questões relativas à PMGTIC, especialmente quanto aos instrumentos de governança de tecnologia da informação e comunicação;

III – Acelerar a resolução das questões técnicas dos órgãos setoriais, bem como das dúvidas potencialmente comuns a todos, promovendo o aumento de maturidade em tecnologia da informação e comunicação;

IV – Prover o Órgão Central de informações a respeito da materialização das ações da PMGTIC em cada órgão, debatendo seus principais aspectos e implicações;

V – Possibilitar aos Órgãos e Entidades Setoriais, meio para a apresentação de propostas de melhorias nos instrumentos de governança, bem como na implementação da PMGTIC.

Para acessar os últimos fóruns realizados clique aqui .

26º Fórum Técnico de Tecnologia da Informações e Comunicação – Capacitações 2023 e Instrumentos de Governança

O 26º Fórum Técnico de TIC foi o primeiro do ano e teve como tema as capacitações oferecidas em 2023 e os instrumentos de governança utilizados pelo Departamento de Governança e Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação. Realizado de forma virtual pelo Microsoft Teams,  contou com a participação de aproximadamente 91 pessoas.

O fórum teve inicio com a apresentação e agradecimentos do coordenador do Departamento de Governança e Gestão da Tecnologia de Comunicação e Informação,  André Tomiatto.

Em seguida, o diretor do departamento de governança, Rafael Neves, iniciou o evento apresentando a agenda do dia.

Iniciando as apresentações, a assessora Caroline dos Santos abordou o histórico de capacitações presenciais e online em TIC iniciadas em 2017 – como o Senai e a Alura. Houve a apresentação do dashboard das capacitações realizadas pela Alura no ano de 2022 e a explicação dos critérios de distribuição de licenças e funcionamento da lista de impedimento.
As capacitações em andamento realizadas na Trainning (ITIL4 nível Foundation) e na UNIFEL (Gestão de Projetos) foram apresentadas pelo analista, Filipe Nunes de Carvalho. Também foi citado, pelo diretor Rafael Neves, o acordo operacional entre a Prodam e a Google, que disponibilizou 40 vagas para a capacitação em Google Cloud para os servidores que trabalham com tecnologia.

Dando prosseguimento ao Fórum, o analista Loyd Kozawa apresentou o que é, como funciona e a importância do Diagnóstico de TIC. Foi mostrado as alterações para auxilio do seu preenchimento neste ano, como a sintetização do questionário e o envio de um PDF elaborado para a pré-visualização de todas as questões presentes no formulário, permitindo que o servidor recolha as informações necessárias previamente. Também foi apresentado o dashboard do Diagnóstico de TIC de 2022.

Em seguida, o analista Fábio Consolini, apresentou os Planos Diretores Setoriais de TIC, a importância da atualização do PDSTIC de 2022 e como realizar essa atualização, além de como funciona o mesmo e seu impacto na escala de maturidade. Por fim, foi ressaltado os status dos PDSTICs pendentes, submetidos e não submetidos de 2023.

Finalizando, o diretor Rafael Neves comunicou sobre o próximo Fórum de Tecnologia, onde o tema abordado será Planejamento de TIC e Planejamento Orçamentário. Além da futura avaliação das capacitações em Ead, Google, ITIL4 e Gestão de Projetos.

Ao final de cada tema foi aberto espaço para dúvidas, sugestões e esclarecimentos.

Data: 02/02/2022; 

Via: Vídeo conferência via Microsoft Teams;

Participantes: Aproximadamente 91 pessoas. 

Palestrantes:  

Rafael Neves (SMIT/CGTIC/DEGOV)

Caroline dos Santos de Souza (SMIT/CGTIC/DEGOV) 

Filipe Pereira Nunes de Carvalho (SMIT/CGTIC/DEGOV) 

Loyd Hiroki Kozawa (SMIT/CGTIC/DEGOV) 

Fabio Peres Consolini (SMIT/CGTIC/DEGOV) 

Acesse abaixo o material da apresentação do 26º Fórum Técnico de TIC e nossa página de Governança de TIC

 
 

Veja algumas imagens do 26º FTTIC

25º Fórum Técnico de Tecnologia da Informações e Comunicação –Instrumentos de Governança de TIC

Realizado de forma virtual pelo Microsoft Teams, o 25º Fórum Técnico de TIC foi o último do ano de 2022 e teve como tema os Instrumentos de Governança de TIC utilizados pelo Departamento de Governança e Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação e contou com a participação de aproximadamente 53 pessoas.   

O Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação, André Tomiatto, iniciou o evento agradecendo a presença de todos e fez uma breve explicação sobre a atuação da coordenadoria e dos instrumentos de governança que existem desde 2017. Destacando principalmente os avanços na participação da discussão do orçamento de tecnologia dos órgãos. 

Em seguida, o diretor do departamento de governança, Rafael Neves, iniciou sua fala abordando o Diagnóstico de TIC de 2022. Foram apresentados alguns dos resultados obtidos a partir das respostas enviadas pelos órgãos setoriais. Temas como a influência do líder de TIC no planejamento orçamentário, dificuldades orçamentárias dos órgãos setoriais, os ativos de rede e desktops dentro do prazo de vida útil, e a quantidade de licenças do sistema operacional Windows foram apresentados inicialmente. Os temas relacionados ao Service Desk e a Capacitação em TIC tiveram destaque na continuação da apresentação, evidenciando a necessidade de investimento nessas áreas.  

Em seguida, o APDO Fábio Consolini apresentou os Planos Diretores Setoriais de TIC, abordando questões orçamentárias como o orçamento por ação em 2022, o orçamento por natureza dos órgãos, a quantidade de linhas de ação planejada e executada em 2022 e também a relação que cada um desses itens possui com a Escala de Maturidade 

Dando prosseguimento ao Fórum, o diretor Rafael Neves apresentou a agenda dos Instrumentos de Governança para 2023 e abordou também as atualizações e status das Orientações Técnicas emitidas pela SMIT.  

Em seguida foi apresentado o programa de capacitação de 2022 e também os planos de capacitação para 2023, com cursos de ITIL e Gestão de Projetos.  

Finalizando, foram apresentados os planos das Atas de Registro de Preços em elaboração pela SMIT e as atas que estão sendo conduzidas pela PRODAM.  

Ao final da apresentação foi aberto um espaço para dúvidas no qual os funcionários Wagner Santana Silveira, Bruno Azuma Balzano e Daniel Ventura perguntaram sobre a questão do orçamento no PDSTIC e a Escala de Maturidade e também sobre o decreto 57.653/2017, no qual consta que as compras de TIC devem ser incluídas no PDSTIC.  

 

Data: 23/11/2022; 

Via: Vídeo conferência via Microssoft Teams;

Participantes: Aproximadamente 53 pessoas. 

Palestrantes:  

Rafael Neves (SMIT/CGTIC/DEGOV) 

Fabio Peres Consolini (SMIT/CGTIC/DEGOV) 

 

Acesse abaixo o material da apresentação do 25º Fórum Técnico de TIC e nossa pagina de Governança de TIC

 
 

Veja algumas imagens do 24º FTTIC

24º Fórum Técnico de Tecnologia da Informações e Comunicação – Programa de Transformação Digital da Cidade de São Paulo

Realizado pela primeira vez de forma híbrida, o 24º Fórum Técnico de TIC foi realizado presencialmente no dia 05 de outubro de 2022 no auditório da Secretaria Municipal das Subprefeituras localizado no edifício Martinelli e de forma virtual pelo MS Teams. Estiveram presentes no local 23 servidores e cerca de 50 acompanharam de forma virtual.

O evento teve início com a apresentação do coordenador da Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação, André Tomiatto, que apresentou as diretrizes do decreto municipal 61.718/2022 que instituiu o Programa Municipal de Transformação Digital. Foram abordados os conceitos principais do decreto, divididos em cinco partes: Capacidades Internas, Plataforma de Governo Digital, Serviços Digitais, Direitos dos Usuários, Interoperabilidade e Dados. Para finalizar foi apresentada a estratégia adotada e os marcos temporais definidos até o momento.

Em seguida o Sr. Marcelo Antonelli, gerente de agilidade e projetos da Prodam realizou uma explicação detalhada sobre o decreto municipal 60.663/2021 que instituiu o Cadastro Base de Pessoas, os Cadastros de Uso Geral, o “Login Único” e o Comitê Central de Governança de Dados, pontos fundamentais do Programa de Transformação Digital.

Inicialmente foram abordados às premissas e as diretrizes sobre os dados dos cidadãos da cidade de São Paulo e os desafios que a unificação acarreta.

Em seguida foi apresentada a solução que deve ser implementada, detalhando pontos como as bases centralizadas, a entrada única, os convênios e as regras para compartilhamento dos dados.

Ao final, Marcelo  abordadou o plano de trabalho, cenário final esperado e o cronograma elaborado até o momento da apresentação e esclareceu algumas dúvidas dos presentes.

Por último, o Diretor do Departamento de Gestão e Governança de TIC da SMIT, Rafael Neves fez os agradecimentos e passou informes sobre o diagnóstico de TIC 2022, Planos Diretores Setoriais de TIC de 2023 e do programa permanente de capacitação.

Data 05/10/2022;

Via: Hibrido – presencial e vídeo conferência via MS Teams;

Média de participantes: 73 pessoas (23 presenciais e 50 online).

Palestrantes:

André Tomiatto (SMIT/CGTIC)

Marcelo Antonelli (PRODAM)

As apresentações realizadas estão disponíveis para download abaixo.

 
 

Veja algumas imagens do 24º FTTIC

23º Fórum de Tecnologia: Escala de Maturidade em TIC

A 23º edição do evento da prefeitura de São Paulo desta vez teve como tema a Escala de Maturidade em TIC. 

Data: 28/07/2022 às 14h 

Local: Videoconferência via Microsoft Teams 

Participantes: 127 pessoas 

 

A 23º edição do Fórum Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação contou com a abertura do Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, Humberto de Alencar e o Presidente da PRODAM, Johann Dantas. O evento teve como tema a Escala de Maturidade em TIC e contou com a participação da PRODAM para falar sobre os Acordos Operacionais com grandes empresas de tecnologia e Atas de Registro de Preço (ARPs). 

Johann começou a apresentação agradecendo pelo espaço disponibilizado e se mostrou disponível para ajudar os Órgãos Setoriais da Prefeitura de São Paulo com a criação das Atas de Registro de Preço. Contou com a participação do Mauricio Hanashiro, Gerente de Telecomunicações para falar sobre as principais iniciativas relacionadas à conectividade. Após a apresentação, foi disponibilizado um espaço para discussão e tirar dúvidas. 

Em seguida, Rafael Neves, Diretor do Departamento de Governança de TIC e Fábio Consolini, Analista de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional de TIC, apresentaram a Escala de Maturidade de TIC, na qual é publicada, os critérios, as fontes de informações, critérios chaves, pontuação e classificação. Assim como no final da apresentação da PRODAM, contamos com um espaço para discussão e tirar dúvidas. 

O encerramento foi realizado por Rafael Neves, que deu alguns informes importantes como, o retorno da periodicidade bimestral dos Fóruns, solicitou que os presentes realizassem a avalição do evento para que a CGTIC possa sempre oferecer Fóruns aderentes a realidade dos Órgãos Setoriais, informou que em breve enviaremos uma pesquisa sobre as principais Atas de Registro de Preço que estão em elaboração da SMIT solicitando a colaboração de todos no envio das informações e por fim, o preenchimento de uma pesquisa sobre capacitação em gestão de projetos. 

Palestrantes: 

Humberto de Alencar (SMIT) 

Johann Dantas (PRODAM) 

Mauricio Hanashiro (PRODAM) 

Rafael Neves (SMIT/CGTIC) 

Fabio Peres Consolini (SMIT/CGTIC) 

Mediação: 

Caroline Souza (SMIT/CGTIC) 

Não conseguiu comparecer? Clique abaixo para acessar o conteúdo da apresentação e a página sobre Governança.

 
 

Veja algumas imagens do 23º FTTIC

22º Fórum de Tecnologia: Governança de Dados

A 22º edição do evento da prefeitura de São Paulo desta vez teve como tema a Introdução a Governança de Dados

 

Data: 30/03/2022 às 10h
Local: Videoconferência via Microsoft Teams
Participantes: 77 pessoas

A 22ª edição do Fórum de Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação iniciou as 10h com um espaço para recepção e orientações sobre a organização do evento. Em seguida a abertura foi realizada pelo Sr. Filipe Carvalho, Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação que apresentou o Sr. Pedro Moura, palestrante e instrutor da Alura com o tema Introdução à Governança de Dados.

Em seguida, a equipe de Governança apresentou diversas informações sobre o Sistema Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação (SMTIC) geradas através da coleta de dados nos instrumentos de governança. O Sr. Fabio Consolini apresentou informações sobre o Diagnóstico de TIC 2022, o Sr. Ricardo Olivatto mostrou o painel de acompanhamento dos Planos Diretores Setoriais de TIC 2022 e por fim a Sra. Caroline Souza mostrou o dashboard de acompanhamento das capacitações fornecidas aos servidores de tecnologia. Todos salientaram que tais informações estão disponíveis na seção de governança do portal de tecnologia da prefeitura. Em cada apresentação houve espaço para um debate com os participantes do evento.

O Sr. André Tomiatto, Coordenador da Coordenadoria de Transformação Digital da SMIT apresentou com detalhes o Decreto Municipal 60.663/2020 que, entre outras ações, criou o Comitê Central de Governança de Dados. A apresentação completa está disponível ao final desta notícia.

Por fim, o Sr. Rafael Neves, Diretor do Departamento de Governança e Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação apresentou alguns informes sobre a Política Municipal de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (PMGTIC), com destaque ao levantamento de interesses para uma possível Ata de Registro de Preços de soluções de Business Inteligence e um levantamento mais amplo das necessidades dos órgãos setoriais da PMGTIC.

O 22º Fórum Técnico teve duração de cerca de 3h e contou com a presença de 77 pessoas e ao final foi mencionado que a atual Política de Governança instituída pelo Decreto Municipal 57.653/2017 completará 5 anos na próxima semana.

Não conseguiu comparecer? Clique abaixo para acessar o conteúdo da apresentação e a página sobre Governança.

 
 

Veja algumas imagens do 22º FTTIC

21º Fórum de Tecnologia: Lançamento do Plano Estratégico de TIC 2021 – 2024

Evento que já é tradicional na prefeitura de São Paulo foi espaço do lançamento do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação – PETIC 2021-2024

 

Data: 17/11/2021 às 10h30
Local: Videoconferência via Microsoft Teams
Participantes: 78 pessoas

A 21ª edição do Fórum de Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação contou com a abertura do Sr. George Rodrigues, Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia  (SMIT) e a pauta do evento foi o lançamento do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação 2021 – 2024 aprovado pelo Conselho Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação – CMTIC do município de São Paulo em julho de 2021.

Filipe Carvalho, coordenador da Coordenadoria de Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) de SMIT, representante do Órgão Central instituído pelo Decreto Municipal 57.653/2017 apresentou a atual composição do Sistema Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação (SMTIC), seus instrumentos e objetivos.

Em seguida, Rafael Neves, diretor do Departamento de Governança e Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação apresentou o Mapa Estratégico do PETIC 21-24, suas perspectivas, objetivos e metas a serem alcançadas até 2024, incluindo a nova Escala de Maturidade em tecnologia que será utilizada nos próximos anos.

Após as apresentações foi reservado um espaço aberto para discussões e esclarecimento de dúvidas dos participantes.

O encerramento foi realizado pelo Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia, Sr. Juan Quirós que agradeceu a participação e a colaboração de todos na construção do plano e destacou que a tecnologia importante é aquela que melhora a vida das pessoas.

Não conseguiu comparecer? Clique abaixo para acessar a apresentação e o novo PETIC.

 
 

 

Veja algumas imagens do 21° Fórum Técnico de Tecnologia.

20º Fórum de Tecnologia: Relatório anual do Sistema Municipal de TIC

Data: 29/09/2021 às 10hs
Via: Video Conferência via MS Teams
Média de participantes: 60 pessoas online.

Com a abertura de Juan Quirós (Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia) e Filipe Pereira Nunes de Carvalho (Coordenador da Coordenadoria de Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação – CGTIC), nesta 20ª edição do Fórum Técnico, foram apresentadas informações sobre o Sistema Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação consolidando diversas informações produzidas  ao longo do ano de 2021, eventos e alguns resultados do ano de 2020. Foram mencionadas também algumas iniciativas planejadas para o ano de 2022.

Os seguintes temas foram abordados:

  • Plano Estratégico 2021-2024;
  • Histórico dos Eventos de 2020 e 2021;
  • Resultados do planejado e realizado dos PDSTICs em 2020;
  • Planejado e acompanhamento do monitoramento dos PDSTICs 2021;
  • Apresentação dos resultados do Diagnóstico de TIC 2021;
  • Capacitações 2021;
  • LGPD;
  • Agenda 2021 e 2022

Palestrantes:

Bruno Azuma Balzano (SMIT/CGTIC)
Caroline dos Santos de Souza  (SMIT/CGTIC)
Fabio Peres Consolini (SMIT/CGTIC)
Rafael Neves (SMIT/CGTIC)
Ricardo Olivatto (SMIT/CGTIC)

Por fim, foi apresentado o calendário de ações do Órgão Central e a aplicação dos instrumentos previstos na Política Municipal de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (Decreto Municipal 57.653/2017), próximos eventos e pontos sobre parte da Política de Segurança da Informação que está em fase final de elaboração.

Não conseguiu comparecer? Clique abaixo para baixar a apresentação completa!

 
 

Veja algumas imagens do 20° FTTIC!

Topo