Categoria Governança

Publicado os Indicadores PETIC 21-24

Confira a publicação do relatório com os Indicadores PETIC 2023

O Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC) é um dos instrumentos da Política Municipal de Governança de TIC.

No PETIC são definidas as metas e os objetivos que precisam ser alcançados na Administração Municipal e reflete a estratégia da Tecnologia da Informação e Comunicação na Prefeitura de São Paulo. Seu papel estratégico deve estar alinhado ao Plano de Metas e demais planejamentos setoriais. 

Para acompanhar a evolução das metas do PETIC foi definido um Mapa Estratégico dividido em 4 (quatro) perspectivas/eixos temáticos que, por sua vez, são divididos em 8 (oito) grandes objetivos. 

Cada objetivo possui seu conjunto de indicadores e metas anuais além das iniciativas a serem realizadas pelos órgãos setoriais e órgão central para alcançar as metas estabelecidas. 

Os objetivos estão distribuídos em:

26 (vinte e seis) indicadores e destes
19 (dezenove) serão monitorados para todos os órgãos setoriais e apenas
7 (sete) serão monitorados exclusivamente para as Secretarias Municipais por tratarem de assuntos específicos da Administração direta

Para acessar o relatório com os Indicadores do PETIC 21-24, clique na imagem abaixo:

Clique na imagem para acessar ao relatório com os Indicadores PETIC 21-24

*O relatório é montando online e depende da velocidade e qualidade da conexão de Internet para apresentar os gráficos e os índices completamente.

Saiba mais sobre o PETIC e outros instrumentos de Governança de TIC clicando aqui.

Diagnóstico de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) 2023

Confira a Publicação do relatório com os resultados do Diagnóstico de TIC 2023

O Diagnóstico de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é um dos instrumentos da Política Municipal de Governança de TIC e é realizado periodicamente pelo Órgão Central junto aos Órgãos Setoriais desde 2017.

 

Com o objetivo de entender a capacidade que os órgãos possuem na gestão de TIC e o alinhamento com as atribuições finalísticas, um questionário é enviado a todos os líderes e responsáveis dos Órgãos Setoriais com perguntas sobre o tamanho do parque de computadores, sobre a equipe e sua formação, sobre as tecnologias utilizadas e sobre diversos outros temas relacionados.

 

Com as respostas recebidas é possível montar um relatório que representa uma fotografia da realidade em tecnologia da Prefeitura de São Paulo no ano e serve de referência para fomentar ações estratégicas que permitam alcançar os objetivos estabelecidos na Política Municipal de Governança de TIC.

 

A colaboração dos líderes e funcionários de todos dos Órgãos Setoriais é fundamental para a realização e qualidade do Diagnóstico de TIC.

 

 

Para acessar o Diagnóstico de TIC 2023 clique na imagem abaixo:

Diagnóstico de TIC 2023

 

*O relatório é montando online e depende da velocidade e qualidade da conexão de Internet para apresentar os gráficos e os índices completamente.

 

Publicação de todas as Orientações Técnicas de TIC revisadas e atualizadas

Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação realizou a revisão e atualização de todas as Orientações Técnicas de TIC 

As Orientações Técnicas de TIC reúnem as melhores práticas ou padrões de mercado a serem seguidos pelos Órgãos Setoriais. Seu  objetivo é auxiliar a execução das atividades e projetos que envolvem a tecnologia da informação e também servir de apoio e fundamentação na tomada de decisões pelos responsáveis da área de TIC.

Com as constantes mudanças e avanços tecnológicos, é fundamental que periodicamente sejam realizadas revisões e atualizações das Orientações Técnicas fornecidas aos Órgãos Setoriais. 

Listamos abaixo alguns exemplos:

OT nº 001 – Aquisição de Bens e Soluções de TIC

Foi criada a seção para abordar a Gestão de Riscos e ampliação de pontos de controle.

OT nº 003 – Serviços de Impressão e Digitalização – Outsourcing

Foi criada a seção para detalhamento do serviço de digitalização, visando ampliar informações úteis e necessárias para correta aplicação/contratação.

OT nº 012 – Métricas para licitação de sistemas

Acrescentado mais um modelo de métricas em função da praticidade observada em sua aplicação.

OT nº 016 – Software Livre

Incluída a sugestão para apresentar mecanismo de seleção visando a escolha da melhor opção de licença de software.

Para acessar todas as Orientações Técnicas clique aqui. 

Topo