Tecnologia se consolida no planejamento de São Paulo para orçamento de 2021

Publicado em 2017, plano estratégico é recomendado para discussão em todas as instâncias da administração municipal

Em uma demonstração de entendimento da tecnologia como parte integrante de políticas públicas, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Portaria SF nº 85, de 08 de Maio de 2020, terá novamente o planejamento de tecnologia como item nas discussões de orçamento para 2021.

A norma dá continuidade à novidade do ano passado, quando o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC 2017-2020) foi incluído nos temas a serem considerados pelos grupos de trabalho de cada área da administração pública municipal — administração direta da Prefeitura, Câmara Municipal e Tribunal de Contas do Município.

Criado em 2017, o PETIC é um produto da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) que visa aumentar a maturidade tecnológica nas mais diversas áreas da administração municipal

O PETIC, construído por diversos atores, com sua publicação capitaneada pela Coordenadoria de Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria (SMIT/CGTIC), descreve os meios para realização de diagnósticos para mensuração da escala de maturidade tecnológica dos órgãos da Prefeitura, orientações técnicas para aquisição de equipamentos, serviços e força de trabalho na área de tecnologia, entre outros itens.

Inovador, o Plano inclui um Programa Permanente de Capacitação, ativo desde 2018, que capacita servidores em conhecimentos diversos da área de tecnologia para melhorar a execução de serviços para a cidade.

Para a garantia da implementação, o Plano também prevê um acompanhamento da situação de tecnologia em toda a Prefeitura, do parque tecnológico ao investimento em tecnologia dos órgãos, gerando indicadores para acompanhar o progresso.

Com o marco de 3 anos da Política Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação, instituída pelo Decreto Municipal nº 57.653, de 07 de Abril de 2017, a Prefeitura em 2020 possui condições de modernizar seus serviços de forma descentralizada e com qualidade, e de projetar a transformação digital em seus diversos setores.

A Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), por exemplo, já foi capaz de contratar para todas as suas unidades serviços de comunicação corporativa em nuvem.

Mesmo em cenários adversos, como o da pandemia de Covid-19, o uso qualificado da tecnologia permitiu a distribuição de acessos remotos, de assistência e da contratação de ferramentas para teletrabalho. Tais ações foram viabilizadas pela Prodam, a empresa pública que segue sendo a referência em soluções de tecnologia no município.

"A nova governança de TI de São Paulo é extremamente colaborativa, a troca entre os líderes é sempre intensa e propicia que se encurte o caminho para resolver os problemas, que em maioria são os mesmos em todos os órgãos. Assim, se evolui na maturidade de cada órgão, criando condições para prestar um serviço melhor e mais moderno a cidadãos e cidadãs"
— André Tomiatto
Coordenador de Gestão da Tecnologia (SMIT/CGTIC)

Com a manutenção do PETIC na discussão do planejamento de orçamento, a administração pública em São Paulo, os servidores e a população ganham mais transparência, mais participação da sociedade e mais eficiência.

[+] SAIBA MAIS SOBRE O PETIC